Logótipo da Câmara Municipal de Nisa

 
 
 
 
 
 
 
spacer
    spacer Arquivo de Notícias - 2017 spacer
spacer        
DEZEMBRO  
   
   
Limpeza da fossa Limpeza da Rede de Águas Pluviais
da Praça da República

A Câmara Municipal de Nisa está a proceder à desobstrução da rede de águas fluviais da Praça da República em Nisa, em virtude das mesmas se encontraram numa situação anómala, provocando entupimentos constantes procedente das raízes dos plátanos ali instalados, a intervenção envolve o recurso a equipamento especializado.
Facebook Fotos
   
Escola de Hotelaria Nisa recebe Iniciativa Solidária da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
No dia 5 de Dezembro, no Heliporto de Nisa, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre em colaboração com a Câmara Municipal de Nisa, procederam à distribuição aos agricultores afetados pelos grandes incêndios no concelho de Nisa, de 6 mil kg de rações para animais.
Esta iniciativa solidária da referida Escola, por impulse dos alunos de Nisa que frequentam essa instituição: - Rita Azeitona 1º ano TSRB (Nível IV); João Pedro Maurício 1º ano TSRB (Nível IV); António Ribeirinho 3º ano TSRB (Nível IV); Francisco Lourinho 2º ano TSRB (Nível IV) e Bruno Azeitona 1ºano GRB (Nível V), decorreu após a angariação de cerca de 1.800€ provenientes da receita realizada no restaurante de aplicação da Escola de Hotelaria, entre os dias 6 e 10 de Novembro, os quais foram posteriormente convertidos em 200 sacos de 30Kg de rações, adquiridos no comércio local nisense.
Estiveram presentes neste ato, a Diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre Drª Conceição Grilo, acompanhada por cerca de 30 alunos e seus professores, a Presidente da Câmara Municipal de Nisa Drª Idalina Trindade, e os próprios agricultores beneficiários da dádiva solidária.

Facebook Fotos
   
Caderneta de cromos Apresentação e Lançamento da caderneta de cromos do Sport Nisa
e Benfica

Decorreu no passado dia 8 de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Nisa, a apresentação e Lançamento da Caderneta de Cromos do Sport Nisa e Benfica.
A coleção composta por uma caderneta de 154 cromos, dedicada aos praticantes de futebol do clube nisense ao longo dos 80 anos de existência.
Na cerimónia organizada pelo Sport Nisa e Benfica, esteve presente o Vereador Parreira Dinis em representação do Município de Nisa, o ex-jogador internacional Carlos Manuel, e assim como a imensa comunidade, praticantes, pais, familiares e staff técnico deste emblemático clube da nossa terra.

Facebook
Fotos
   
15 de dezembro | 15h
Chá com Letras
"O Pai Natal e o Menino Jesus"

Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
14 de dezembro | 15h
Chá com Letras
"O Pai Natal e o Menino Jesus"

Centro Cultural de Alpalhão
cartaz Cartaz
   
Exposição "Cápsulas com Arte" Exposição “Cápsulas com Arte” de Maria de Fátima Barreto
No dia 4 de Dezembro foi inaugurada, com a presença da vereadora Conceição Serra, a exposição “Cápsulas com Arte” da artista nisense Maria de Fátima Tremoço Barreto.
A exposição estará patente ao público na Biblioteca Municipal de Nisa até ao dia 30 de Dezembro, contempla várias obras de arte executadas a partir da reciclagem de capsulas de café, convertendo-as em pequenos objetos decorativos.

Facebook Fotos
   
“Leituras e Memórias”
De 20 de Novembro a 7 de Dezembro, a Câmara Municipal de Nisa através da Biblioteca Municipal, realiza a regular iniciativa “Leituras e Memórias” com o sugestivo tema - A Importância do Riso: “Historias, anedotas…”, envolvendo os utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho, e reavivando as suas memórias.
Facebook Fotos
   
Sábados com Histórias
“O Pinheirinho”

Decorreu na Biblioteca Municipal de Nisa e no Centro Cultural de Alpalhão, no passado dia 2 de Dezembro, mais um “Sábado com Histórias”, dirigido a crianças dos 3 aos 10 anos de idade. Com animação de leitura de Camy Ribeirinho e Dulce Vitorino, que narraram para os mais pequeninos, o conto “O pinheirinho”, de Hans Christian Andersen.
Facebook Fotos
   
Rastreio Cardiovascular Rastreio Cardiovascular no concelho de Nisa - 30 de Novembro a 2 de Dezembro
Entre os dias 30 de Novembro e 2 de Dezembro, a Câmara Municipal de Nisa vai promover em colaboração com a Associação dos Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, um Rastreio Cardiovascular, em vários locais do Concelho de Nisa.
As primeiras atividades de sensibilização realizaram-se hoje dia 30 de Novembro no Agrupamento de Escolas de Nisa, contando com a participação do Vereador com Pelouro da Saúde, António Parreira Dinis.
Os objetivos desta iniciativa passam pela identificação de fatores de risco cardiovascular, com determinação da tensão arterial, índice de massa corporal e perímetro abdominal; ensino dos principais sinais de alarme para o enfarte agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral e ainda a sensibilização para a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, junto da população do concelho de Nisa.
As ações decorrem nos seguintes locais:
-Dia 30 de Novembro na Santa Casa da Misericórdia de Montalvão e no Agrupamento de Escolas de Nisa; no dia 1 de Dezembro no Centro Social de Tolosa e em vários locais públicos em Nisa, com destaque para a ação de sensibilização noturna dirigida aos mais jovens; e no dia 2 de Dezembro na Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo.

Facebook Fotos
   
Abastecimento de Água à Vinagra, com mais qualidade.
A Câmara Municipal de Nisa está a proceder a trabalhos de melhoria nas infraestruturas da rede de abastecimento de águas à Vinagra, com a instalação de diverso equipamento de Desinfeção, circulação e pressurização de água.
Esta intervenção vem a par de outras, que o Municipio de Nisa está a efetuar, em vários troços da sua rede pública de águas, que consiste na substituição do fibrocimento por PVC, assim como irá realizar ao longo do próximo ano, o levantamento do estado de conservação de todos os reservatórios de água que integram a sua rede de abastecimento, aumentando desta forma a qualidade do serviço prestado aos todos os munícipes.

Facebook Fotos
   
Obras no Centro Histórico de Nisa
Continuam a decorrer a bom ritmo as obras de Requalificação de todas as Ruas do Centro Histórico de Nisa, que incluem para além da substituição das calçadas e colocação de lajetas de granito para melhoria das condições de mobilidade e segurança dos habitantes e visitantes, a substituição de toda a rede de águas por tubagem de PVC cumprindo todos os parâmetros de saúde pública.
Facebook Fotos
   
Palestra Palestra – “150 anos da Abolição
da Pena de Morte em Portugal
(1867-2017)”

No âmbito da exposição documental, patente até final do mês, na Biblioteca Municipal de Nisa, intitulada “150 anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal (1867-2017) ”, decorreu no passado dia 24 de Novembro, uma palestra versando o tema em questão, com a colaboração do professor José Joaquim Carmona e dirigida a alunos do Agrupamento de Escolas de Nisa.
Facebook Fotos
   
Hora do Conto “Hora do Conto” na Biblioteca Municipal de Nisa
Decorreu na Biblioteca Municipal de Nisa, nos dias 23 e 24 de Novembro, mais uma “Hora do Conto”, dirigido a crianças do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Com animação de leitura de Vanessa Bruno, que narrou e interpretou contos do livro “Histórias de Arrepiar”, numa adaptação para a língua Portuguesa de Miguel Marques da Silva.
Facebook Fotos
   
Apresentacao_marcaenisa Marca “é-Nisa” faz sucesso em Lisboa
O Município de Nisa esteve presente, dia 23 de Novembro, no encontro de Quadros que a Câmara Municipal de Lisboa organiza anualmente, no Fórum Lisboa, sob o mote “Sabemos, Fazemos, Partilhamos”, com o objetivo de promover projetos de todo o país, considerados de referência no âmbito municipal.
O Concelho de Nisa fez-se representar neste evento por uma equipa de técnicos do Municipio afetos às áreas da Cultura e do Turismo, acompanhado pela Vereadora Conceição Serra, tendo participado na apresentação e desenvolvimento da marca “é-Nisa”, através da divulgação de um poster alusivo à montra do Posto de Turismo, e com a apresentação de um vídeo promocional e intervenção da Técnica do Municipio Andreia Costa, que se apresentou em placo com um look gentilmente cedido pelo conceituado estúdio “Jans Concept” da designer de moda Isilda Pelicano- com peças inspiradas em técnicas artesanais do Artesanato Nisense, no painel alusivo ao tema “Marcas e Produtos”.
A ação promocional, muito bem-sucedida, consistiu ainda na distribuição de diverso merchandising do Municipio de Nisa, entre o público e os intervenientes na sessão.
A participação da Câmara Municipal de Nisa nestas iniciativas vêm de encontro à valorização que se pretende introduzir com a dinâmica do projeto da marca “é-Nisa, é nosso”, no intuito de agregar valor e promover o tecido social, económico e turístico do concelho de Nisa.
Estiveram presentes neste evento a Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Fátima Fonseca e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Facebook Fotos
Vídeo
   
Até 7 de dezembro
Leituras e Memórias
A Importância do Riso:"Histórias e Anedotas..."

Biblioteca ao encontro das IPSS's
cartaz Cartaz
   
2 dezembro
Sábados com Histórias
"O Pinheirinho"

15h - Centro Cultural de Alpalhão
17h - Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
NOVEMBRO  
   
Reflorestação Nisa assinala Dia da Floresta Autóctone
A Câmara Municipal de Nisa em parceria com o Agrupamento de Escolas procedeu, no dia 23 de Novembro, no âmbito do “Projeto Eco Escolas”, ao Hastear da Bandeira referente ao ano 2016/2017, com a presença do Vereador António Parreira Dinis. Assinalou-se ainda, com a colaboração do ICNF e a equipa de Sapadores Florestais do Município de Nisa, o Dia da Floresta Autóctone- inserida na semana da Reflorestação Nacional do “Movimento Plantar Portugal”, com a plantação de várias espécies autóctones que assumem uma grande importância na conservação da biodiversidade.
Facebook Fotos
   
Rastreio AEFML NISA Rastreio Cardiovascular no concelho de Nisa - 30 de Novembro a 2 de Dezembro
A Camara Municipal de Nisa vai promover, em colaboração com a Associação dos Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, entre os dias 30 de Novembro e 2 de Dezembro, um Rastreio Cardiovascular, em vários locais do Concelho de Nisa.
Os objetivos desta atividade passam pela identificação de fatores de risco cardiovascular, com determinação da tensão arterial, índice de massa corporal e perímetro abdominal; ensino dos principais sinais de alarme para o enfarte agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral e ainda a sensibilização para a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, junto da população do concelho de Nisa.
As atividades serão realizadas, no dia 30 de Novembro na Santa Casa da Misericórdia de Montalvão e no Agrupamento de Escolas de Nisa; no dia 1 de Dezembro no Centro Social de Tolosa e em vários locais públicos em Nisa, com destaque para a ação de sensibilização noturna dirigida aos mais jovens; e no dia 2 de Dezembro na Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo.

cartaz Cartaz
   
Até 30 de novembro
Exposição Documental
150 anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal 1867-2017

Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
Até 30 de novembro
Exposição Documental
"Enid Blyton: 120 anos do seu nascimento"

Centro Cultural de Alpalhão
cartaz Cartaz
   
Até 30 de novembro
Exposição Documental
Harry Potter
"20 anos a fazer magia"
Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
novembro
Hora do Conto
"Se eu fosse..."

Pré-Escolar de Alpalhão, Tolosa e Nisa
cartaz
Cartaz
   
novembro
Hora do Conto
"Histórias de Arrepiar"

1º e 2º Ciclo
cartaz
Cartaz
   
Espetáculo Comemorativo dos 36 anos de carreira do Maestro António Maria Charrinho Espetáculo Comemorativo dos 36 anos de carreira do Maestro António Maria Charrinho
Decorreu no passado Sábado, dia 18 de Novembro, no Cine-teatro de Nisa, um espetáculo musical comemorativo dos 36 anos de carreira do Maestro António Maria Charrinho, uma parceria da Câmara Municipal de Nisa, INATEL e da Sociedade Musical Nisense, contando com um vasto conjunto de convidados e amigos, entre os quais, a Banda da Sociedade Musical Nisense; Grupo Fora D´Horas; Cante do Corrupio; Célia Soares; Fisena; José Roberto; Maria João e Dulce Vitorino.
A par deste concerto, esteve patente ao público, no átrio do Cine-teatro, a exposição de pintura Naif do Homenageado, fazendo-se representar nestas iniciativas, pelo Município de Nisa a Presidente Drª Idalina Trindade e pelo INATEL o Presidente Drº Francisco Madelino.

Facebook Fotos
   
Assinatura de Auto de Consignação da Obra de Requalificação da Entrada Norte de Nisa Assinatura de Auto de Consignação da Obra de Requalificação da Entrada Norte de Nisa
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa Drª Idalina Trindade assinou hoje, dia 20 de Novembro, o Auto da Consignação da Obra de Requalificação da Entrada Norte de Nisa, à empresa AgroCinco- Construções, SA, no valor de 135.024,70€ e prazo de execução de 120 dias.
Uma intervenção há muito desejada pela população de Nisa, que irá enriquecer paisagisticamente a entrada Norte da vila (rotunda do Cineteatro, passeio fronteiriço ao café Nisense, Estrada das Amoreiras) dando aos seus utilizadores melhores condições de mobilidade, acessibilidade e segurança.

Facebook Fotos
   
Apilegre Município de Nisa apoia Apicultores Afetados pelos Incêndios
No âmbito da ajuda na recolha de alimento para as colmeias afetadas pelos incêndios, o Município de Nisa disponibilizou, no dia 16 de Novembro, transporte e respetivo condutor, à APILEGRE – Associação dos Apicultores do Nordeste do Alentejo, para proceder à recolha do donativo de 1.750 Kg de açúcar granulado, na Associação MELTAGUS, em Castelo Branco.
Facebook Fotos
   
Nisa: Construção de Vias Pedonais
no Centro Histórico

As obras de Requalificação de todas as Ruas do Centro Histórico de Nisa estão a decorrer a bom ritmo, que incluem para além da substituição das calçadas e colocação de lajetas de granito para melhoria das condições de mobilidade e segurança dos habitantes e visitantes, a substituição de toda a rede de águas por tubagem de PVC cumprindo todos os parâmetros de saúde pública a que os habitantes do nosso centro Histórico têm direito.
Facebook Fotos
   
Nisa: Reconstrução/Conservação
da Casa do Forno Comunitário

Continua a decorrer a obra de reconstrução e conservação da Casa do Forno Comunitário em Nisa. Esta intervenção visa a recuperação do património edificado existente na Zona Histórica de Nisa, reconstruindo e valorizando assim, todo um legado histórico-cultural associado aquele prédio, dignificando a envolvente à Porta da Vila e Igreja Matriz de Nisa.
Facebook Fotos
   
Tolosa : Obras de Requalificação
da Rua Dr. Gonçalves Proença

Decorrem a bom ritmo as obras de requalificação desta importante artéria de Tolosa, as quais incidem na melhoria da mobilidade e segurança de todos os transeuntes, nomeadamente na construção de passeios e novo piso na via, a par da beneficiação da infra-estrutura da rede de águas.
Facebook Fotos
   
O Municipio de Nisa recolhe peixes mortos e exige medidas de Combate à Poluição do Rio Tejo O Municipio de Nisa recolhe peixes mortos e exige medidas de Combate à Poluição do Rio Tejo
O Município de Nisa informa que, face aos mais recentes casos de elevada carga de poluição no Rio Tejo, a jusante de Vila Velha de Rodão, foi remetido um oficio ao Ministro do Ambiente, Eng.º João Pedro Matos Fernandes, alertando para a necessidade de se proceder à construção de uma solução válida, duradoura e sustentável para elevar o Rio Tejo, a RIO VIVO e VIVIDO! E exigindo medidas efectivas de combate à Poluição do Rio Tejo.
Houve no entanto, por parte do Município, uma acção de recolha de peixes mortos, junto à Central Hidroeléctrica da Velada (São Matias).

Acrobat Ofício ao Ministro do Ambiente
Facebook Fotos
Acrobat Nota de Imprensa
   
Nisa com certificado Eco-Escolas
A Câmara Municipal de Nisa, recebeu da Associação Bandeira Azul da Europa, secção Portuguesa da Fondation For Environmental Education (ABAE/FEE P), o certificado de Município parceiro na implementação do Programa Eco-Escolas no ano lectivo 2016/2017, tendo sido atribuído a Bandeira Verde Eco-Escola à Escola EB 2,3 Mendes dos Remédios de Nisa.
cartaz Certificado
   
Município de Nisa na Fase Final
do Prémio Nacional do Artesanato 2017
O Município de Nisa está nomeado para a fase final do concurso do “Prémio Nacional do Artesanato 2017”, na categoria de ”Prémio Promoção para Entidades Públicas”, um galardão que pretende reconhecer o trabalho das entidades ou organismos públicos em prol das artes e ofícios, traduzido em projetos, programas, campanhas ou iniciativas de valorização e promoção.
O “Prémio Nacional do Artesanato” regressa este ano em edição bianual, após um interregno desde 2013, como iniciativa do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
   
Nem mais 1 minuto de silêncio 25 de novembro
Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
A campanha tem como objetivo alertar para a importância da não tolerância da violência contra as mulheres.
cartaz Cartaz
   
23 de novembro | 15h
Vamos Plantar Portugal!
Reflorestação Nacional
(iniciativa no âmbito do Eco-Escolas)
Plantação de árvores no Centro Escolar
   
18 de novembro
15h - Visitas
21h30 - Espetáculo - Cine-Teatro de Nisa
Concerto/Exposições
António Maria Charrinho

Entrada Grátis
Bilhetes disponíveis na Loja do Munícipe
a partir de 15 de novembro

cartaz Cartaz
   
Reunião da Rede de Bibliotecas do Concelho de Nisa
Decorreu ontem dia 14 de Novembro, na Biblioteca Municipal Dr. Motta & Moura – Nisa, a reunião preparatória para a criação da Rede de Bibliotecas do Concelho de Nisa, com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Nisa, Conceição Serra, da Coordenadora InterConcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Ana Paula Ferreira, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Nisa, António Mesquita Trigueiros, da Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Nisa, Maria João Biscaia, do Coordenador Principal  da Subunidade Sociocultural da CM Nisa, Bento Semedo e da Técnica Superior Responsável pela Biblioteca Municipal de Nisa, Maria do Carmo Ribeirinho.
Facebook Fotos
   
Aula de Cavaquinho Entusiasmo e forte adesão na Universidade Sénior de Nisa
A Presidente da Câmara Municipal Idalina Trindade e o Vereador António Parreira Dinis visitaram hoje dia 14 de Novembro, a Universidade Sénior de Nisa, na aula de música (instrumento: Cavaquinho) – dirigida pelo Maestro António Maria Charrinho.
A Universidade Sénior de Nisa, a funcionar desde 16 de Outubro, integra a Rede que Une as Universidades Seniores (RUTIS), com 281 alunos, nas disciplinas de Francês, Ginástica, hidroginástica, historia, informática e musica. “Os resultados da ação das Universidades Sénior são inquestionáveis quanto ao bem-estar que propiciam, quer no reforço das perspetivas de inserção e participação social, quer na melhoria das condições e qualidade de vida das pessoas que as frequentam.”

Facebook Fotos
   
Apoio à Natalidade - 1º Apoio Concedido
O nascimento de uma criança marca sempre um momento especial na vida dos seus pais e familiares e, por vezes, ampliando essa alegria ao resto da comunidade, tal como aconteceu no passado dia 6 de Outubro de 2017, no Pé da Serra, com o nascimento do Francisco José de Almeida, filho de David José Graça Martins de Almeida e de Ana Rita Polido Correia.
De modo a perpetuar essa mesma data, a Presidente da Câmara Municipal de Nisa propôs a atribuição de um subsídio único aos pais do recém-nascido, no valor de 500€ (Quinhentos euros), conforme o Regulamento de Incentivo à Natalidade.
Para registar esse momento único e singular, procedeu-se hoje dia 14 de Novembro, à entrega do respetivo cheque e apresentação de felicitações oficiais, na presença dos pais, acompanhados do bebé Francisco.

Facebook Fotos
   
Núcleo de Formação da Câmara de Nisa com Novo Curso de Formação
em Bordados

A Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Idalina Trindade, esteve presente hoje dia 14 de Novembro, no Núcleo de Formação do Municipio de Nisa, para dar as boas vindas aos formandos dos novos Cursos de Formação Modular Certificada na área dos Bordados, uma parceria com o IEFP- Instituto de Emprego e Formação Profissional.
De forma a preservar e manter viva a forte identidade do concelho, a Câmara Municipal de Nisa, disponibiliza assim, através do seu Núcleo de Formação - a funcionar nas instalações da antiga escola EB 2,3, uma nova oferta de aprendizagem, centralizada num dos pontos mais ricos do seu património – os bordados.

Facebook Fotos
   
Grupo Kilom/Valouro Obras do projeto do Grupo Kilom/Valouro em Nisa
Continuam a decorrer a bom ritmo as obras do projeto (investimento de 10 milhões euros) do Grupo Kilom/Valouro, no concelho de Nisa, efetuadas nos terrenos previamente adquiridos na Freguesia de São Matias-“Tapada do Barro da Cevela”,“Tapada do Lavage” e “Tapada Eira das Lebres” junto á estrada que liga Nisa à Velada, estando previsto a sua conclusão em Abril de 2018.
Facebook Fotos
   
“Sábados com Histórias” em Novembro
Decorreu na Biblioteca Municipal de Nisa e no Centro Cultural de Alpalhão, no passado dia 11 de Novembro, mais um “Sábados com Histórias”, dirigido a crianças dos 3 aos 10 anos de idade. Com animação de leitura de Camy Ribeirinho e Dulce Vitorino, que narraram para os mais pequeninos, “O Grande Aaa-Uuuh”, um livro com texto e ilustrações cheias de estilo e ritmo, do talentoso autor-ilustrador Jonny Lambert.
Facebook Fotos
   
Protocolo Município de Nisa renova protocolo para aulas de Hipoterapia aos alunos com necessidades Educativas Especiais
Decorreu hoje dia 7 de Novembro, no edifício da Câmara Municipal, a assinatura do acordo de colaboração entre o Município de Nisa, o Centro Escolar de Nisa e a Coudelaria Ribeirinho Paralta, com a presença da Srª Presidente da Câmara Municipal, Drª Idalina Trindade, da Vereadora Prof. Conceição Serra, o Diretor do Centro Escolar, Drº António Trigueiros e o Professor Paralta, representando a sua coudelaria, garantindo assim que os alunos com necessidades Educativas Especiais continuem a beneficiar de Hipoterapia.
Facebook Fotos
   
OUTUBRO  
   
Trail 4º TRAIL VILA DE NISA
A vila de Nisa acolheu, no passado domingo dia 5 de Novembro, a 4ª edição do “Trail Running Vila de Nisa”, uma organização da Associação Inijovem, em parceria com a Câmara Municipal de Nisa e integrada no Circuito Distrital de Trail longo e Trail Curto da Associação de Atletismo Distrital de Portalegre.
Com a presença de cerca de 600 participantes, o “Trail Vila de Nisa” tem-se impondo no panorama nacional do atletismo, como uma prova de elevada qualidade técnica dos seus circuitos, com grandes declives, subidas de pequenos riachos, com fundos rochosos entre outros tipos de piso com terrenos acidentados, numa paisagem de beleza impar, ao longo de 30km (percurso longo), 15 km (percurso curto) e 12 km (caminhada).
Estiveram presentes no ato da entrega dos prémios os vereadores do Município de Nisa António Parreira e Conceição Serra.

Facebook Fotos
   
Magusto Município de Nisa promove Magusto
A Câmara Municipal de Nisa ofereceu, no passado dia 4 de novembro, um magusto a toda a população, que pode disfrutar de uma tarde animada e de confraternização. Para além de castanhas assadas, todos puderam saborear petiscos tradicionais, ficando a animação musical a cargo de Marco Paulino.
Facebook Fotos
   
Presidente da Câmara Idalina Trindade assina Auto de Consignação da obra: “Requalificação da Rua dos Postigos”
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Idalina Trindade, consignou no dia 3 de novembro, a obra de “Requalificação da Rua dos Postigos” em Nisa, à empresa Vibeiras – Sociedade Comercial de Plantas, Lda, pelo valor de 116.365,86€.
Inicia-se assim uma obra importante e estruturante na preservação do património edificado do Centro Histórico de Nisa, em que um dos objectivos principais é melhorar as condições de mobilidade aos residentes e visitantes da área a reabilitar.

Facebook Fotos
   
Romagem Romagem ao Talhão dos Combatentes
O Vereador da Câmara Municipal de Nisa, Parreira Dinis, esteve presente na habitual homenagem a todos os combatentes já falecidos, junto do Talhão dos Combatentes, no cemitério de Nisa, promovida pelo Núcleo de Portalegre da Liga dos Combatentes, na qual também participaram representantes de várias entidades.
Facebook Fotos
   
Santinhos Município de Nisa recebe crianças da Stª Casa que vieram
"Pedir os Santinhos"

As crianças da Santa Casa da Misericórdia de Nisa, mantendo a tradição, vieram "pedir os santinhos" à Srª Presidente da Câmara Municipal de Nisa. 
Foram recebidos carinhosamente pela Srª Presidente, Idalina Trindade, e pelos vereadores Parreira Dinis e Conceição Serra.

Facebook Fotos
   
ZIF (Zona de Intervenção Florestal)
SEVER

Consulta Pública
Acrobat Edital
   
Câmara Municipal aprova Regulamento de Incentivo à Natalidade Câmara Municipal aprova Regulamento de Incentivo
à Natalidade

A Presidente da Câmara Municipal propõe e a Câmara Municipal aprova na sua primeira reunião ordinária do novo mandato o Regulamento de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família no Concelho de Nisa a qual será remetida para aprovação da Assembleia Municipal, com vista à sua operacionalização.
O Regulamento prevê a atribuição de um subsídio, em prestação única, sempre que ocorra o nascimento de uma criança, sendo beneficiários munícipes isolados ou inseridos em agregados familiares, residentes e recenseados no concelho de Nisa.

Regulamento de Incentivo à Natalidade
e Apoio à Família no concelho de Nisa

Período de Consulta Pública
Acrobat Edital
Acrobat Proposta de Regulamento
   
PR9NIS - Trilho da Mina de Ouro do Conhal a ganhar vida PR9NIS - Trilho da Mina de Ouro do Conhal a ganhar vida
Encontra-se em fase de conclusão a obra do Percurso Pedestre “Trilho da Mina de Ouro do Conhal”, estando nesta fase a ser instalados os equipamentos necessários ao seu funcionamento: pontes pedonais, balizas, placas, painéis, mesas e bancos.
As obras de execução do Trilho da Mina de Ouro do Conhal constituem uma das 5 intervenções integradas do projecto “Valorização do Tejo e Zonas Ribeirinhas”, no valor de 700.000€ apoiado financeiramente pelo programa “Valorizar”.

Facebook Fotos
   
Câmara Municipal disponibiliza nova ZE em Tolosa
A Câmara Municipal de Nisa associou-se à Baja 500 Portalegre através da organização de uma Zona Espetáculo em Tolosa, à qual afluiu número elevado de amantes do Todo-o-Terreno.
A Pista MX da Associação Tolosa Aventura TT foi o palco escolhido pelo Município que com a sua intervenção no terreno, dotando das condições necessárias para a organização da ZE, permitiu que este circuito se constituísse como uma mais-valia para a Baja Portalegre 500.

Facebook Fotos
Vídeo
   
Requalificação da Rua Dr. Gonçalves
Proença em Tolosa
Esta obra de requalificação irá incidir na melhoria da mobilidade e segurança de todos os transeuntes, nomeadamente na construção de passeios e novo piso na via, a par da beneficiação da infra-estrutura da rede de águas.
Facebook Fotos
   
5 de novembro
4º Trail Running Vila de Nisa
cartaz Cartaz
Mais Informações
   
4 de novembro | 15h
Nisa Magusto
Local: Praça da República
cartaz Cartaz
   
Reconstrução/Conservação da Casa do Forno Comunitário
Encontra-se a decorrer a obra de reconstrução e conservação da Casa do Forno Comunitário em Nisa. Esta intervenção visa a recuperação do património edificado existente na Zona Histórica de Nisa, reconstruindo e valorizando assim, todo um legado histórico-cultural associado aquele prédio, dignificando a envolvente à Porta da Vila e Igreja Matriz de Nisa.
Facebook Fotos
   
Câmara Municipal melhora qualidade
de vida dos seus Munícipes

A Câmara Municipal está a proceder à melhoria de acessos na habitação de uma família de Nisa, eliminando barreiras arquitectónicas e melhorando a qualidade de vida e segurança dos seus habitantes.
Facebook Fotos
   
Exposição documental 3 a 31 de outubro
Exposição documental
"Enid Blyton: 120 anos do seu nascimento"

Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
INFORMAÇÃO
Abertura do Cemitério de Nisa
1 de novembro | 4ª feira
Dia de Todos os Santos

Horário de abertura do Cemitério:
8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
   
Município de Nisa atribui Prémios
de Mérito aos melhores alunos

No passado dia 27 de outubro, foram atribuídos pela Câmara Municipal de Nisa os Prémios de Mérito aos alunos do Agrupamento de Escolas de Nisa que obtiveram os melhores resultados escolares no ano letivo de 2016/2017.
A cerimónia decorreu no Cine-Teatro de Nisa, onde os alunos que frequentam a Escola Silvina Candeias presentearam o público com várias atuações nas diferentes modalidades tais como, ballet, sevilhanas e dança contemporânea.
Os prémios atribuídos foram os seguintes:
4º ANO
Madalena Santos Guerreiro Claro Louro - 1º Prémio - 100€
Bruno José Pereira Granchinho - 2º Prémio - 75€
Samuel Carvalho Remígio - 3º Prémio - 50€
6º ANO
Joana Otto Marçal Fraústo Basso - 1º Prémio – 200€
Constança Rosário Semedo - 2º Premio – 150€
João Louro Pires - 3º Prémio – 100€
9º ANO
Bernardo Miguel Belona Serra - 1º Prémio - 250€
12º ANO - Secundário / Línguas e Humanidades
Gonçalo José Sequeira Roldão - 1º Prémio – 300€
12º ANO - Ciências e Tecnologia
João Miguel Pequito Zacarias - 1º Prémio – 300€
Joana Curado Polido - 2º Prémio – 200€
Carolina Batista Ribeiro - 3º Prémio –150€

Facebook Fotos
   
27 de outubro | 21h
Prémios de Mérito Escolar 2017
Câmara Municipal de Nisa
Local: Cine-Teatro de Nisa
cartaz Cartaz
símbolo do Acrobat Nota de Imprensa
   
Baja 500 28 de outubro
Baja Portalegre 500
ZE 7 - Tolosa

Pista MX Tolosa
1º Auto SS3 - 9h35
1ª Moto SS3 - 13h20

cartaz Cartaz
   
Fado Solidário 29 de outubro | 17h
Fado Solidário
com António Pinto Basto, Dora Maria, Matilde Mascate e Duarte Gato
Cine-Teatro de Nisa
cartaz Cartaz
   
Município de Nisa - Tomada de posse dos órgãos autárquicos
Decorreu no passado dia 22 de Outubro (Domingo), no Cine-Teatro de Nisa, a Cerimónia de Instalação dos Órgãos Autárquicos do Município de Nisa, para o quadriénio de 2017-2021.
O ato, que contou com a presença de representantes das diferentes entidades civis, religiosas, autarcas, movimento associativo, cultural, desportivo, recreativo e da população do concelho, foi liderado pelo Presidente Cessante da Assembleia Municipal João José Esteves Santana.
Para o órgão executivo Câmara Municipal, foram empossados os seguintes eleitos:
Presidente da Câmara Municipal - Maria Idalina Alves Trindade (PS)
Vereadores:
Vítor Manuel Tavares Martins (CDU)
António José Parreira Dinis (PS)
Maria de Fátima Semedo Dias (CDU)
Maria da Conceição Pestana Serra (PS)
Após votação por escrutínio secreto, entre os eleitos para a Assembleia Municipal, ficou assim constituída a  Mesa do Órgão Deliberativo Assembleia Municipal:
Presidente - João José Esteves Santana, 1º Secretário – Jorge Manuel Barreiros da Graça; 2º Secretário - Maria do Rosário Carita Rodrigues.
Facebook
Fotos
   
Presidente da Câmara Idalina Trindade
Saúda o mais novo habitante do concelho
No passado sábado, dia 21 de Outubro, a Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Drª Idalina Trindade, descolou-se ao Pé da Serra, em visita de cortesia ao recém-nascido Francisco Almeida e seus pais David Almeida e Ana Rita Correia, dando assim as boas vindas ao novo habitante do nosso concelho, com a entrega simbólica de um divertido conjunto de material lúdico, ao qual se irá acrescer um incentivo pecuniário, inserido já no novo regulamento de incentivo à natalidade que será apresentado na 1ª reunião da Câmara Municipal de Nisa e posteriormente a aprovado na 1ª reunião da Assembleia Municipal.
A importância desta data, que veio quebrar um longo período de mais de 30 longos anos sem registo de nascimentos no Pé da Serra, a par de outras localidades do nosso concelho onde se registam baixíssimos níveis de fecundidade, uma maternidade tardia, uma forte emigração de indivíduos em idade fértil e a um envelhecimento acentuado da população, apresentando-se como casos sérios de não renovação geracional.
E agora, mais do que nunca, é importante desenvolver uma estratégia de longo prazo de promoção da natalidade, através de um conjunto de políticas públicas que permitam diminuir os obstáculos e os custos da parentalidade e melhorar as condições de conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional.
Por isso a primeira medida a ser tomada pelo novo executivo (2017/2021), está centrado nas pessoas, com o lançamento do Regulamento de Incentivo à Natalidade, a que se juntam outras medidas, existentes, de apoio social – oferta de livros escolares até ao 2º ciclo, transporte e alimentação conforme os rendimentos dos agregados familiares, academia de férias gratuitas, redução em 50% nas taxas de licenciamento de obras para jovens casais, em que nenhum dos proprietários tenha mais de 35 anos desde que façam prova de que o prédio se destina a habitação própria permanente, entre outras, que visam combater este flagelo do interior, porque só com gente mais nova podemos construir um concelho com futuro.

Facebook
Fotos
   
Caminhada Todos os Caminhos Vão Dar a Nisa:
Etapa 6 (Tolosa – Nisa)

A Câmara Municipal organizou, no passado sábado, 21 de Outubro, a sexta etapa do evento “Todos os Caminhos Vão Dar a Nisa”, que ligou Tolosa à sede de concelho! Participaram 100 caminheiros, oriundos de Nisa, Tolosa, Montalvão, Monte Claro, Duque, Arneiro, Amieira do Tejo, Castelo de Vide, Castelo Branco, Retaxo, Amadora, Porto de Espada, Abrantes, Évora, Cardal (V. N. da Barquinha), Alcains, Entroncamento, Sobral Fernando (Proença-a-Nova), Coimbra, Lisboa e Portalegre. O percurso partiu de Tolosa e saiu do seu casco urbano pela Rua de Nisa, atravessando a ribeira de Sor pelas poldras do Porto de Arez até ao Monte da Laje da Prata, pelo caminho antigo. Teve duas paragens para reabastecimento: nas Termas da Fadagosa e no Vale da Cuba. Entrou em Nisa pelo caminho do S. António (Caminho de Santiago), completando os 17 km de percurso na Praça da República. A jornada culminou com um almoço convívio em dois restaurantes de Nisa.
Facebook Fotos
   
Rota do Queijo Município de Nisa presente no Encontro Anual da Associação Rota Europeia do Queijo
Realizou-se no Fundão, nos dias 19 e 20 de Outubro, o IIº Encontro anual dos municípios europeus associados a este projeto de promoção e valorização do queijo, enquanto produto turístico de elevado interesse económico, social e cultural.
O Encontro teve como objetivo ajustar pormenores relativos ao Plano Estratégico, a definição de métodos de ação, projetos coletivos e individuais a desenvolver e a integração de novos sócios e agentes colaboradores.
Estas ações da Rota Europeia do Queijo são de manifesta importância, não só para a definição dos objetivos comuns, mas sobretudo para o enquadramento dos interesses do Município de Nisa em prol deste produto de excelência que é o queijo de Nisa.

Facebook Fotos
   
PERIGO DE INCÊNDIO FLORESTAL EM PORTUGAL CONTINENTAL PERIGO DE INCÊNDIO FLORESTAL EM PORTUGAL CONTINENTAL
Até dia 28 de outubro
Acrobat Aviso
   
Amieira Obras de Valorização do Tejo e Zonas Ribeirinhas em Amieira do Tejo
Iniciaram-se, esta semana, as obras da envolvente à Barca da Amieira, inseridas no projecto de Valorização do Tejo e Zonas Ribeirinhas, que pretende requalificar e dotar o referido espaço e toda a zona envolvente de um conjunto de infraestruturas básicas ao desenvolvimento e aproveitamento dos potenciais recursos ali existentes (zona do cais), dos quais destacamos:
- criação de zonas de estadia, duas pequenas áreas revestidas a calçada à portuguesa, junto à Fonte do Amores e a um quiosque existente;
- recuperação do quiosque dando-lhe uma utilização polivalente;
- colocação de instalação sanitária para apoio a atividades lúdico-desportivas;
- plantação de árvores na margem do rio e ao longo do caminho;
- colocação de mesas e bancos em betão;
- criação de espaço para estacionamento informal.

Facebook Fotos
   
Tolosa com “Zona de Espectáculo”
da Baja 500 Portalegre

O Município de Nisa está proceder à execução de melhoramentos na designada “Zona Espectáculo”, localizada este ano em Tolosa, para que se torne um excelente local para ver a prova da 31º edição da Baja 500 Portalegre.
Facebook Fotos
   
Limpeza do Cruzeiro Tolosa Tolosa - Limpeza do Cruzeiro da Independência e Pintura da Igreja Matriz
A Câmara Municipal de Nisa continua a desenvolver um trabalho de elevado valor cultural, e marcado por um forte sentimento de pertença a esta terra e às suas origens, na recuperação, preservação e divulgação do relevante legado histórico-cultural existente. Na sequência desse labor, e a par de outras intervenções do mesmo género que se irão seguir por todo o concelho, o Município de Nisa está a proceder à limpeza do Monumento: “Cruzeiro da Independência” e à pintura da Igreja Matriz, em Tolosa.
Facebook Fotos
   
Pintura da Sede do Clube
de Caçadores de Nisa

A Câmara Municipal de Nisa, em administração direta, está a proceder a uma intervenção de restauro e pintura da Sede do Clube de caçadores de Nisa.
Esta obra está inserida num conjunto mais vasto de apoios que o Município de Nisa presta às colectividades do nosso concelho.

Facebook Fotos
   
Pintura da Ponte da Estrada Municipal 529 – Nisa/Tolosa
No âmbito de um plano alargado de preservação, recuperação e embelezamento de um conjunto de infraestruturas municipais, Iniciaram-se, esta semana, os trabalhos de pintura da Ponte da Estrada Municipal nº529, entre Nisa e Tolosa.
Facebook Fotos
   
Dia Internacional para a Erradicação
da Pobreza

A Câmara Municipal de Nisa em conjunto com o Núcleo Distrital da EAPN Portugal e as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho, assinalaram o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social (17 de Outubro), na Praça da República, em Nisa.
Esta iniciativa contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Nisa Drª Idalina Trindade e da Santas Casas da Misericórdia de Alpalhão, de Amieira do Tejo, de Arez, de Montalvão, de Nisa, do Centro Social de Santana, de Tolosa e do Solar da Fonte da Pipa, de forma a alertar e sensibilizar a população para a importância do combate à pobreza e à exclusão social.
Simbolicamente procedeu-se à construção da “tenda/abrigo”, com 40 fitas de tecido alusivas à data comemorativa, elaboradas pelos utentes e os profissionais das referidas instituições e do Município. Ficando a mesma, nos próximos dias, patente ao público no Mercado Municipal.

Facebook
Fotos
   
Limpeza do caminho de acesso à Anta dos Saragonheiros
A Câmara Municipal de Nisa está a proceder a trabalhos de desmatação e limpeza do caminho de acesso à zona envolvente à Anta dos Saragonheiros. Os trabalhos, que agora estão a decorrer, pretendem consolidar a estratégia municipal para a criação do Roteiro Megalítico do concelho de Nisa, dignificando e promovendo o acesso a este relevante património cultural.
Facebook Fotos
   
Reposição de calçada no Largo
da Devesa, em Nisa

A Câmara Municipal está a proceder à reposição de calçada no Largo da Devesa, em Nisa, que se encontrava em mau estado.
Facebook Fotos
   
Chá com Letras “Chá com Letras” em Nisa e Alpalhão
Decorreu nos dias 17 e 18 de Outubro mais uma iniciativa "Chá com Letras", sob o tema “ A Importância do Riso- anedotas, filmes e histórias”, respectivamente na Biblioteca Municipal de Nisa e no Centro Cultural de Alpalhão, contando com uma plateia muito animada e participativa.
Facebook Fotos
   
Ricardo Gordo “Nisa em Música 2017” – Concerto
de Ricardo Gordo

O Cine-Teatro de Nisa voltou a encher com mais um espectáculo do evento cultural “NISA em MÚSICA 2017”, realizado no passado dia 14 de Outubro (sábado), pelas 21h30, num admirável concerto do músico e compositor Ricardo Gordo.
Num verdadeiro ambiente intimista, o som das cordas da guitarra portuguesa fizeram-se ecoar na grande sala de espectáculos do alto Alentejo, através da mestria de Ricardo Gordo, como só ele sabe fazer, estabelecendo um diálogo improvável entre o fado e o rock, numa mistura de sonoridades, por vezes urbana e outras erudita, numa execução de elevado nível, a que acresceu a presença em palco do magnífico grupo de músicos que o acompanhou: José Sales (baixo), Samuel Lupi (guitarra clássica), Pedro Tavares (percussão) e Valéria Carvalho (voz).

Facebook Fotos
   
Universidade Sénior - Nisa Início das aulas a 16 de outubro
Universidade Sénior - Nisa
A Câmara Municipal de Nisa assegura o transporte entre Nisa e as localidades e vice-versa.
Acrobat Horário
   
Anta dos Sarangonheiros Município de Nisa recupera Monumento Megalítico
O Município de Nisa, continuando os trabalhos de recuperação do marcante legado histórico-cultural dos seus antepassados, executou no passado dia 12 de outubro com recurso a uma imponente camião-grua, a recolocação da cobertura da Anta dos Saragonheiros - importante monumento megalítico do concelho de Nisa, a situado a 4km a Norte de Alpalhão.
Esta acção está inserida no âmbito do projecto de investigação intitulado “MegaNisa” – numa parceria com o Professor Jorge Oliveira (Universidade de Évora) e aprovado pela Direção Geral do Património Cultural que visa a recuperação, valorização e salvaguarda do relevante património megalítico existente no concelho de Nisa.
A Anta dos Saragonheiros é descrita como uma “Anta de cripta poligonal com sete esteios imbricados "in situ" e corredor de planta ovalada, muito longo, centrado e diferenciado em planta e alçado.”
Pretende a Câmara Municipal de Nisa com o desenvolvimento destes trabalhos e outros que se irão seguir, inseridos no “MEGANISA”, culminar num produto de qualidade e diferenciador em termos de Roteiro Megalítico.

Facebook Fotos
Acrobat Nota de Imprensa
   
21 de outubro | 21h30
Cinema: "Mãe"
Cine-Teatro de Nisa
Informações
   
21 de outubro | 8h30
Todos os Caminhos vão dar a Nisa
Caminhada - Tolosa - Nisa
ETAPA 6 - 17 km

Inscrições GRATUITAS
cartaz Cartaz
símbolo do Acrobat Ficha de Inscrição
símbolo do Acrobat Autorização de menores
Vídeo
   
22 de outubro | 16h
Local: Cine-Teatro de Nisa
Instalação da Assembleia Municipal
de Nisa para o quadriénio 2017 a 2021

Acrobat Edital nº 5
Instalação da Câmara Municipal
de Nisa para o quadriénio 2017 a 2021

Acrobat Edital nº 6
   
“A Terra Treme” - EXERCÍCIO PÚBLICO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO “A Terra Treme” - EXERCÍCIO PÚBLICO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO
Hoje, dia 13 de Outubro (Dia internacional para a Redução de Catástrofes), pelas 10h13, decorreu em todo o território nacional o Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico.
No concelho de Nisa a iniciativa ocorreu no Jardim de Infância de Alpalhão com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Nisa, Protecção Civil e a participação dos alunos, auxiliar, educadora de infância e a Presidente da Câmara Drª Idalina Trindade.
A iniciativa teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes foram convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.
A organização deste exercício procura sensibilizar toda a população para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo.

Facebook Fotos
   
Presidente da Câmara assina auto de consignação de novas obras
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa Drª Idalina Trindade assinou ontem (10/10/2017) os autos de consignação de duas novas obras, adjudicadas à empresa Senpapor, Lda.:
-Obra Reconstrução/Conservação da Casa do Forno Comunitário (Nisa), pelo valor de 38.704,21€ e prazo de execução de 90 dias;
-Obra de Requalificação da Rua Drº Gonçalves Proença (Tolosa), pelo valor de 95.731,15€ e com prazo de execução de 90 dias.
As obras agora a iniciar-se visam, no primeiro caso, a recuperação do património edificado existente na Zona Histórica de Nisa, reconstruindo e valorizando assim todo um legado histórico-cultural associado aquele prédio, dignificando a envolvente à Porta da Vila e Igreja Matriz de Nisa.
Na Requalificação da Rua Dr. Gonçalves Proença em Tolosa, a obra irá incidir na melhoria da mobilidade e segurança a todos os transeuntes, nomeadamente na construção de passeios e novo piso na via, a par da beneficiação da infra-estrutura da rede de águas.
   
Chá com Letras 17 de outubro - Biblioteca Municipal de Nisa
18 de outubro - Centro Cultural de Alpalhão
Chá com Letras
"A importância do Riso"

cartaz Cartaz - Nisa
cartaz Cartaz - Alpalhão
   
17 de outubro | 14h30
Dia Internacional para a Erradicação
da Pobreza

Praça da República
   
Concerto de Ricardo Gordo 14 de outubro | sáb. | 21h30
Nisa em Música 2017
Concerto de Ricardo Gordo
Entradas Gratuitas (mediante levantamento de bilhetes na Loja do Munícipe ou na bilheteira do evento)

cartaz Cartaz
   
A Terra Treme 13 de outubro | 10h13
A TERRA TREME
Exercício de sensibilização para o risco sísmico
cartaz Cartaz
Vídeo 1
Vídeo 2
   
Feira de São Miguel 8 de outubro
Feira de São Miguel
Local: Largo da Devesa - Nisa
Transporte Gratuito entre as Freguesias e Nisa
cartaz Horários
   
Sábados com Histórias 7 de outubro
15h - Centro Cultural de Alpalhão
17h - Biblioteca Municipal de Nisa

Sábados com Histórias
"Uma vaca de estimação"

de Luísa Ducla Soares

cartaz Cartaz
   
Feira de São Miguel Largo da Devesa acolhe grande Feira de São Miguel
Realizou-se no passado dia 8 de Outubro (domingo) a tradicional Feira de São Miguel, no Largo da Devesa em Nisa, contando com a presença de milhares de pessoas oriundas dos mais diversos pontos dos país, que aproveitando o radioso dia que se fez sentir, distinguiram assim aquele belo e amplo espaço da vila de Nisa, dando-lhe a vida de outrora, com cor, sons e movimento, como é apanágio deste género de eventos.
Facebook Fotos
   
Município promove queijo de Nisa
em Espanha

No âmbito da Associação Rota Europeia do Queijo, o Município de Nisa participou no passado fim-de-semana (6,7 e 8 de Outubro), na “II Mostra Europea del Queso”, em Casar de Cáceres, Espanha, promovendo desta forma o nosso tentador e saboroso Queijo de Nisa- o melhor do mundo.
Facebook Fotos
   
Ruas do Centro Histórico de Nisa Construção de Vias Pedonais
no Centro Histórico

As obras de Requalificação de todas as Ruas do Centro Histórico de Nisa estão a decorrer a bom ritmo, que inclui para além da substituição das calçadas e colocação de lajetas de granito para melhoria das condições de mobilidade e segurança dos habitantes e visitantes, a substituição de toda a rede de águas por tubagem de PVC cumprindo todos os parâmetros de saúde pública a que os habitantes do nosso centro Histórico têm direito.
Facebook Fotos
   
Pintura Sede CicloAlpalhoense Pintura da Sede do Grupo Ciclo Alpalhoense
A Câmara Municipal de Nisa, através de administração direta, está a proceder à pintura da Sede do Grupo Ciclo Alpalhoense.
Esta obra está inserida num conjunto mais vasto de apoios que o Município de Nisa presta às colectividades do nosso concelho.

Facebook
Fotos
   
Passeios de Alpalhão Alpalhão – Obras: “Enquadramento paisagístico da entrada Norte de Alpalhão – EN 18”
As obras de enquadramento paisagístico da entrada Norte de Alpalhão, na Estrada Nacional nº18, executadas pela Câmara Municipal de Nisa, continuam a decorrer a bom ritmo.
Uma intervenção há muito desejada pela população de Alpalhão, que irá enriquecer paisagisticamente a entrada norte da vila e dando aos seus utilizadores melhores condições de mobilidade, acessibilidade e segurança.

Facebook Fotos
   
Igreja de Tolosa Pintura da Igreja Matriz de Tolosa
A Câmara Municipal de Nisa, através de administração direta, está a proceder à pintura da Igreja Matriz de Tolosa.
Esta obra está inserida num conjunto mais vasto de apoios que o Município de Nisa presta às diversas entidades culturais e religiosas do nosso concelho.

Facebook Fotos
   
Nisa em Música “NISA em MÚSICA” 2017
A Câmara Municipal de Nisa realiza durante o mês de Outubro, mais uma edição do “Nisa em Musica”.
O primeiro espectáculo de “NISA em MÚSICA” ocorreu no Cine Teatro de Nisa, com sala cheia, na passada sexta-feira, dia 6 de Outubro, com o Festival Internacional de Acordeão, contando com a presença dos artistas: Jorge Alves, Bruno Gomes, Rodrigo Maurício, Jeremy Lafon, Carlos Poeiras, Nuno Silva e António Maria Charrinho.

Facebook Fotos
   
Festival Internacional de Acordeão 6 de outubro | sex. | 21h30
Nisa em Música 2017
Festival Internacional de Acordeão

Entradas Gratuitas (mediante levantamento de bilhetes na Loja do Munícipe ou na bilheteira do evento)
cartaz Cartaz
   
SETEMBRO  
   
Leques da Marca “éNisa”
são sucesso na TV

No programa Preço Certo da RTP1 transmitido no passado 28 de Setembro, com a presença de um conjunto de pessoas oriundas de Tolosa em representação do Centro Social, o merchandising da Marca "éNisa" esteve em destaque, principalmente os leques alusivos ao nosso artesanato.
A Marca "éNisa" tem como base a promoção dos produtos endógenos e fortemente identitários da nossa terra.
   
MUNICÍPIO DE NISA ASSINA CONTRATOS PARA NOVAS OBRAS MUNICÍPIO DE NISA ASSINA CONTRATOS PARA NOVAS OBRAS
No dia 27 de Setembro o Município de Nisa assinou dois contratos com a empresa “Senpapor” para execução das seguintes obras:

• Requalificação da rua Drº Gonçalves Proença em Tolosa
O projeto tem como objetivos principais os de regularizar e homogeneizar pavimentos e reformular as redes de drenagem pluvial e de água.
Os passeios serão recriados e a faixa de rodagem será alvo de fresagem e introdução de betuminoso. A rede de abastecimento de água data dos anos 70, será substituída.
Adjudicada à empresa “SENPAPOR – Construções Públicas” pelo valor de 95.731,15€ e tem um prazo de execução de 90 dias.

• Reconstrução/Conservação da Casa do Forno Comunitário em Nisa
Este edifício foi pensado como espaço publico e assim torna-se património público em que o mesmo constitui uma componente muito relevante de identidade histórica Cultural e neste caso específico social da Vila de Nisa.
A presente recuperação/conservação irá adotar tecnologias, técnicas e materiais adequados ao edifício em causa, assegurando de forma pacífica a sua reabilitação cultural e funcional.
Entendeu-se assim tratar todo o edifício com os materiais existentes, madeiras, recuperação da abóbada do forno, mediante matérias iguais ou similares aos adotados no sistema construtivo inicial.
Adjudicada à empresa “SENPAPOR – Construções Públicas” pelo valor de 38.704,21€ e tem um prazo de execução de 90 dias.

   
Formação Modular Certificada
Núcleo de Formação da Câmara Municipal de Nisa
Cursos:
BORDADOS e OLARIA
cartaz Cartaz
   
NISA SOCIAL
Na sequência da publicação do “Regulamento Nisa Social”, que visa definir as condições de acesso aos apoios sociais a conceder pelo Município de Nisa, a pessoas com mais de 65 anos, portadores de deficiência, indivíduos isolados ou inseridos em agregados familiares em situação socioeconómica precária, encontra-se em funcionamento:
- Emissões do “Cartão do Idoso” (a solicitar no atendimento da Câmara Municipal de Nisa);
- “Oficina Móvel Social” com o número gratuito 800 245 245, para pequenas reparações e ajudas domésticas (carpintaria, eletricidade, serralharia, águas, saneamento e construção civil).
- “Teleassistência” que dá resposta às situações de emergência, bem como apoio na solidão, proporcionando segurança e tranquilidade ao próprio e seus familiares, preservando a sua autonomia, auto-estima e usando a melhoria da qualidade de vida.

Facebook Fotos
Acrobat Informações
   
Sábados com Histórias “Sábados com Histórias”
Decorreu na Biblioteca Municipal de Nisa e no Centro Cultural de Alpalhão, no passado dia 7 de Outubro, mais um “Sábados com Histórias”, dirigido a crianças dos 3 aos 10 anos de idade. Com animação de leitura de Camy Ribeirinho e Dulce Vitorino, que narraram para os mais pequeninos "Uma vaca de estimação" de Luísa Ducla Soares.
Facebook Fotos
   
Assinatura Envolvente à Barca da Amieira Valorização do Tejo e Zonas Ribeirinhas
Município de Nisa assina contrato para obra da Envolvente à Barca da Amieira
A envolvente à Barca da Amieira (zona do Cais) é uma zona que pela sua beleza paisagística permite a realização de eventos e atividades relacionadas com o Turismo de Natureza, particularmente, no que diz respeito ao pedestrianismo e ao desporto de aventura, bem como um local único no que concerne ao lazer e bem-estar.
Trata-se de um espaço que importa requalificar, enquanto complemento do património existente, dotando-o de pequenas infraestruturas que permitam um melhor aproveitamento dos seus recursos, dos quais destacamos:
- criação de zonas de estadia, duas pequenas áreas revestidas a calçada à portuguesa, junto à Fonte do Amores e a um quiosque existente;
- recuperação do quiosque dando-lhe uma utilização polivalente;
- colocação de instalação sanitária para apoio a atividades lúdico-desportivas;
- plantação de árvores na margem do rio e ao longo do caminho;
- colocação de mesas e bancos em betão;
-
criação de espaço para estacionamento informal.
   
Valorização do Tejo e Zonas Ribeirinhas – Obra do novo Trilho da Mina de Ouro do Conhal
Decorrem a bom ritmo as obras de execução do novo Trilho da Mina de Ouro do Conhal que constituem uma das 5 intervenções integradas do projeto, no valor de 700.000€ apoiado financeiramente pelo programa “Valorizar”.
Facebook Fotos
   
Capela Arez Classificação de bem imóvel como Monumento de Interesse Municipal da Capela da Misericórdia de Arez
Acrobat Edital nº 720/2017 - D.R. 2ª série - Nº183 - 21 de setembro de 2017
   
Atividades Desportivas 2017/2018 Início a 2 de outubro de 2017
Atividades Desportivas 2017/2018
Novas inscrições: 26 a 29 de setembro

cartaz Cartaz
   
Novo Regulamento Municipal da Urbanização e Edificação simplifica procedimentos Novo Regulamento Municipal da Urbanização e Edificação simplifica procedimentos
Na sequência da Revisão do PDM (Plano Diretor Municipal) procedeu a Câmara Municipal à revisão do Regulamento Municipal da Urbanização e Edificação que vem agilizar a possibilidade de construção de obras de escassa relevância urbanística, das quais se mencionam: tanques até 1,20m de altura, vedações, substituição de material de vigamento em coberturas desde que não ultrapassem os 4,50m de vão livre, construções ligeiras e autónomas de área máxima 40m2 fora dos perímetros urbanos para apoio às explorações agrícolas ou abrigo de animais domésticos. Recomendamos a leitura do artº 23º do referido Novo Regulamento.
Acrobat Regulamento
   
Até 30 de setembro
Exposição (entre) Linhas e Pontos
de Manuela Marquês

Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
Facebook Fotos
   
Atenção ao USO do FOGO
De 1 de julho a 30 de setembro
é proibido fazer Queimas e Queimadas
cartaz
Cartaz
   
GRUPO KILOM/VALOURO – “AVIÁRIOS DE SÃO MATIAS” - REFORÇA INVESTIMENTO NO CONCELHO DE NISA GRUPO KILOM/VALOURO – “AVIÁRIOS DE SÃO MATIAS” - REFORÇA INVESTIMENTO NO CONCELHO DE NISA
Facebook Fotos
Acrobat
Nota de imprensa
   
MUNICIPIO DE NISA FAZ APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL DO GABINETE DE APOIO À VITIMA DE VIOLÊNCIA DOMESTICA MUNICÍPIO DE NISA FAZ APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL DO GABINETE DE APOIO À VITIMA DE VIOLÊNCIA DOMESTICA
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa Idalina Trindade apresentou oficialmente, no passado dia 14 de setembro, o Gabinete de Apoio à Vitima, na presença dos representantes do Centro Distrital de Portalegre do Instituto de Segurança Social; Instituto de Emprego e Formação Profissional; Associação de Apoio à Vitima; CPCJ de Nisa; IPSS do Concelho de Nisa e autoridades civis e militares.
O Gabinete de Apoio à Vitima (extensão de Nisa) resulta de um protocolo de colaboração, assinado entre o Município de Nisa e a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, que ficará instalado nas antigas edifício da escola EB 2,3/S de Nisa, com atendimento semanal, todas as quintas-feiras, entre as 14h e as 17h30, com a presença de técnicas credenciadas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV).
Os serviços prestados são totalmente gratuitos e confidenciais, consistindo no apoio psicológico, jurídico e social a vítimas de violência domestica e de género.

Facebook Fotos
   
Entrega de manuais escolares MUNICÍPIO DE NISA ALARGA A OFERTA DE MANUAIS ESCOLARES AO 2ºCICLO
A Câmara Municipal de Nisa, pelo 4º ano consecutivo, oferece os Manuais Escolares e Cadernos de Atividades a todos os alunos do concelho que frequentam o pré-escolar, 1º Ciclo e este ano extensivo aos alunos do 2º Ciclo.
No dia 13 de Setembro, no arranque do ano escolar 2017/2018, a presidente da Câmara Municipal de Nisa Idalina Trindade, deslocou-se ao Centro Escolar para proceder à entrega dos Manuais Escolares e Cadernos de Atividades do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
Dia 14 de Setembro, alunos dos pré-escolares de Alpalhão e Tolosa. E dia 15 de Setembro proceder-se-á à entrega dos cadernos de actividades do pré-escolar em Nisa. 
Esta iniciativa de caracter social insere-se num conjunto de medidas que o Município de Nisa tem vindo a implementar, de apoio às famílias, e de promoção da igualdade de oportunidades e generalização do sistema educativo gratuito e de qualidade.

Facebook Fotos
   
Apresentação do Projecto de Arquitectura da Requalificação do Hospital Velho
Decorreu ontem dia 12 de Setembro, pelas 15,30h,na Biblioteca Municipal de Nisa a apresentação do Projecto de Requalificação do Hospital Velho, aos funcionários do Município. 
Uma obra necessária, que visa dotar o edifício das reais e dignas condições de higiene e segurança laboral aos funcionários, assim como aumentar a qualidade dos serviços prestados aos munícipes. 
Encontra-se garantido o financiamento da obra através do Plano estratégico de desenvolvimento urbano (PEDU) que o Município de Nisa contratualizou no âmbito do Portugal 2020, no valor de 450 mil euros. 

Facebook Fotos
   
MUNICÍPIO RENOVA FROTA AUTOMÓVEL MUNICÍPIO RENOVA FROTA AUTOMÓVEL
Após a aquisição, no início de 2016, de uma camioneta com grua para melhor apetrechamento da Divisão de Obras Municipais no exercício das suas competências de intervenção por via da execução de trabalhos por administração direta, o Município adquiriu uma viatura monovolume de 7 lugares e uma viatura ligeira de 5 lugares com vista a melhorar as condições de mobilidade e de segurança dos funcionários.
Esta tipologia de aquisição visa concretizar a necessária renovação do Parque Automóvel que desde 2008 (quando foi adquirido o novo autocarro Volvo) não procedia a qualquer aquisição de veículos novos.
Encontra-se em fase de análise de propostas o procedimento de aquisição de um Autocarro Novo para Transporte de Crianças.
Facebook Fotos
   
Nisa com reforço da rede de radiocomunicações Nisa com reforço da rede de radiocomunicações
Face à deficiente cobertura que se verificava na rede móvel da MEO em grande parte da sede do concelho, e que afectava os nossos munícipes e utilizadores da mesma, desenvolveu o executivo municipal contactos junto da operadora de telecomunicações, no sentido de sensibilizar a empresa para a necessidade de reforço do sinal da sua rede.
Consequência dessas diligências acabou a MEO por fazer mais um investimento no nosso município, instalando uma nova antena que vem melhorar significativamente as comunicações móveis não só na parte mais deficitária do concelho, como também na zona envolvente, contribuindo assim, para mais uma melhoria na qualidade de vida dos munícipes.
Facebook Fotos
   
“Academia de Férias Escolares - 2017” “Academia de Férias Escolares - 2017”
A Câmara Municipal de Nisa promoveu entre 19 de Junho e 8 de setembro mais uma edição da Academia de Férias Escolares 2017, dirigida a crianças e jovens, dos 5 aos 12 anos de idade, a título gratuito.
Na semana de 4 a 8 de setembro as crianças participaram em inúmeras actividades, desde atelier’s de expressão dramática “Alfabeto”, Bicicletas no Parque, “danças antigas”, escrita criativa “Arca dos Contos” e lanche convívio entre os participantes e muitas outras acções.
Terminando assim mais uma edição de Verão da “Academia de Férias Escolares - 2017”.
Facebook Fotos
   
NISA ABRANGIDO PELO FUNDO DE EMERGÊNCIA MUNICIPAL NISA ABRANGIDO PELO FUNDO DE EMERGÊNCIA MUNICIPAL
Governo alarga recurso a Fundo de Emergência Municipal a mais 20 concelhos devido aos incêndios
O Governo aprovou hoje (07/09/2017) uma resolução alargando a mais 20 concelhos, para além dos sete da zona de Pedrógão Grande, o recurso ao Fundo de Emergência Municipal, em virtude dos incêndios florestais ocorridos este ano.
Em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, o ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, ressalvou que a decisão de hoje "complementa" as resoluções do Conselho de Ministros de 12 de julho, abarcando então os municípios em torno de Pedrógão Grande, e estipula como critério a verificação de uma "área ardida igual ou superior a 4.500 hectares ou 10% da área do concelho".
Ficam agora também abrangidos para recorrer ao Fundo de Emergência Municipal mais 20 concelhos: Abrantes, Alijó, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Gavião, Guarda, Freixo de Espada à Cinta, Ferreira do Zêzere, Fundão, Mação, Mangualde, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova, Resende, Sardoal, Torre de Moncorvo, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão(...)
>> Continuar a ler...
   
Cinema ao ar Livre nas Freguesias 2017 – Amieira do Tejo e Montalvão Cinema ao ar Livre nas Freguesias 2017 – Amieira do Tejo e Montalvão
Decorreu entre 2 de agosto e 8 de Setembro mais uma edição do “CINEMA AO AR LIVRE NAS FREGUESIAS”, tendo animando e a preenchendo os serões das ruas e praças do nosso concelho, onde acorrem dezenas de pessoas para assistir à projecção da película portuguesa “A mãe é que sabe” (2016) do realizador Nuno Rocha.
Nos dias 6 e 7 de Setembro foi a vez da Amieira do Tejo e Montalvão, respectivamente acolherem o evento, que tem como objectivo a descentralização das iniciativas culturais, permitindo o acesso gratuito de todos os munícipes à arte cinematográfica, proporcionando momentos de convívio e lazer aos presentes.
Facebook Fotos
   
Exposição “entre linhas e pontos” de Manuela Marquês, na Biblioteca Municipal Exposição “entre linhas e pontos” de Manuela Marquês, na Biblioteca Municipal
No passado dia 4 de Setembro, na Biblioteca Municipal de Nisa foi inaugurada a exposição “entre linhas e pontos”, da autoria da nisense Manuela Marquês, que expõe pela primeira vez ao público a sua arte, com peças únicas executadas com mestria.
A exposição estará patente ao público até final do mês, na Biblioteca Municipal de Nisa.

Facebook Fotos
   
OFERTA DE DOSSIERS DE ATIVIDADES - Data e Horário de entrega - Data e Horário de entrega -
OFERTA DE DOSSIERS DE ATIVIDADES, CADERNOS DE ATIVIDADES E MANUAIS ESCOLARES AOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NISA
Acrobat
Informação
   
Festas da Vila 2017 8 a 10 de setembro
Festas da Vila 2017
Montalvão
cartaz Cartaz
   
Festas em Honra de N.ª Srª da Sanguinheira 8 a 10 de setembro
Festas em Honra de N.ª Srª da Sanguinheira
Amieira do Tejo
cartaz Cartaz
   
Até 8 de setembro
Academia de Férias Escolares
símbolo do Acrobat Programação - 6ª quinzena
   
AGOSTO  
   
OFERTA DE DOSSIERS DE ATIVIDADES OFERTA DE DOSSIERS DE ATIVIDADES, CADERNOS DE ATIVIDADES E MANUAIS ESCOLARES AOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NISA
Acrobat
Informação
   
Dia do Respeito pela Pessoa Idosa Nisa comemora o “Dia do Respeito
pela Pessoa Idosa”
O Município de Nisa promoveu no dia 30 de agosto, no Pavilhão Municipal, a celebração do Dia do Respeito da Pessoa Idosa reunindo cerca de 600 pessoas com mais de 60 anos, oriundos de todo o concelho e das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
A celebração do “Dia do Respeito da Pessoa Idosa” é um evento que tem como objectivo permitir aos idosos um convívio salutar e reconhecer o seu papel na sociedade.
Do programa da celebração, destacamos a receção aos idosos por parte da Presidente da Câmara Municipal, animação musical com o Maestro António Maria Charrinho e o almoço-convívio entre os participantes.

Facebook
Fotos
   
Cinema nas Freguesias Cinema ao ar Livre nas Freguesias 2017 - Monte Claro
A iniciativa da Câmara Municipal de Nisa “Cinema ao Ar Livre nas Freguesias” continua a decorrer, animando e a preenchendo os serões das ruas e praças do nosso concelho, onde acorrem dezenas de pessoas para assistir à projecção da película portuguesa “A mãe é que sabe” (2016) do realizador Nuno Rocha.
No passado dia 26 de agosto foi a vez do Monte Claro receber este evento, que tem como objectivo a descentralização das iniciativas culturais, permitindo o acesso gratuito de todos os munícipes à arte cinematográfica, proporcionando momentos de convívio e lazer aos presentes.  
As próximas localidades a receber esta actividade serão: Montalvão e Amieira do Tejo, nos dias 7 e 10 de setembro respectivamente.

Facebook Fotos
   
III Concurso de Bordado Antigo
"Nisa Bordada de Encantos" Exposição até 31 de agosto
III Concurso de Bordado Antigo
"Nisa Bordada de Encantos"

Local: Posto de Turismo
Facebook Fotos
   

MUNICÍPIO DE NISA CELEBRA
“DIA DO RESPEITO PELA PESSOA IDOSA”
No próximo dia 30 de agosto, a Câmara Municipal de Nisa irá promover a celebração do “Dia do Respeito pela Pessoa Idosa”. A iniciativa é dirigida a todos os residentes seniores do concelho com mais de 60 anos de idade e às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Nisa.
O evento terá lugar no Pavilhão Municipal e tem como objectivo permitir aos idosos um convívio salutar e reconhecer o seu papel na sociedade.
Do programa da celebração, destacamos a receção aos idosos por parte da Presidente da Câmara Municipal, animação musical com o Maestro António Maria Charrinho e o almoço-convívio entre os participantes.

cartaz Cartaz
símbolo do Acrobat
Nota de Imprensa

   
Cinema nas Freguesias Cinema ao ar Livre nas Freguesias 2017 - Salavessa e Santana
As praças, ruas e largos do nosso concelho continuam a encher-se de gente para assistir à iniciativa da Câmara Municipal de Nisa “Cinema ao ar Livre nas Freguesias”. Pretende-se com este evento descentralizar as iniciativas culturais, permitindo o acesso gratuito de todos os munícipes à arte cinematográfica, proporcionando momentos de lazer e boa disposição.
E assim aconteceu, nos passados dias 21 e 22 de agosto, no Largo do Terreiro na Salavessa, e no Largo da igreja no Arneiro (Santana) respectivamente, com a exibição da película portuguesa “A mãe é que sabe” (2016) do realizador Nuno Rocha.

Facebook Fotos
   
Visita Navio-Patrulha Crianças de Nisa da “Academia de Férias” visitam Navio-Patrulha “Figueira da Foz”
No passado dia 17 de agosto, as 30 crianças que frequentam a “Academia de Férias” deslocaram-se à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, em visita ao Navio-Patrulha Oceânico “Figueira Foz”. Uma visita efectuada através das diligências bem-sucedidas, que a Srª Presidente da Câmara Drª Idalina Trindade realizou junto da Marinha Portuguesa, na pessoa do Vice-Almirante Gouveia e Melo.
Com chegada a Lisboa às 10,20h, o embarque deu-se, como previsto, às 10:30h, tendo as crianças sido recebidas pelo comandante Rodeia Ribeiro e com posterior visita guiada ao interior dos compartimentos do navio e com direito a refeições a bordo. O desembarque aconteceu cerca das 14:30h e o regresso a Nisa às 18 horas.

Facebook Fotos
   
10ª Semana da Academia de Férias 2017
Continuam a decorrer as actividades de ocupação dos tempos livres, até ao próximo mês de Setembro na Academia de Férias Escolares 2017, uma iniciativa dirigida a crianças e jovens, dos 5 aos 12 anos de idade, a título gratuito, promovida pelo Município de Nisa.
Na oitava semana (7 a 11 de Agosto) as crianças participaram em inúmeras actividades, desde atelier’s de Atelier de educação ambiental “Animação pela Valnor”, Fotografia “Uma foto de mim” e muitas outras acções.
Na 9ª Semana (14 a 18 de Agosto) expressão musical “Karaoke/canções portuguesas”, brincadeiras no parque e o como ponto alto da academia, a visita à Base Naval de Lisboa, ao Navio-Patrulha “Figueira Foz”.
A “Academia de Férias Escolares - 2017” continua… até 8 de Setembro, com muitas e divertidas actividades.

Facebook Fotos
   
Exército colabora com o Município de Nisa
O Município de Nisa tem vindo a desenvolver um conjunto de acções, no sentido de repor a normalidade no território afectado pelos últimos grandes incêndios, reforçando assim as parcerias com várias entidades civis e militares, e nesse âmbito, a Presidente da Câmara, Vice-Presidente, Coordenador Municipal da protecção Civil e responsável pelo Gabinete de planeamento e desenvolvimento Económico reuniram ontem dia 16 de Agosto, com os Comandantes do Exército no sector da Protecção Civil (Tenente-Coronel Noruegas e Coronel Reis) no sentido da formação de uma parceria com a Engenharia Militar para a recuperação e alargamento de caminhos/acessos, após a devastação que os incêndios provocaram no Concelho de Nisa.
Facebook Fotos
   
NISA EM FESTA 2017
Fotos
   
Cinema ao ar Livre nas Freguesias 2017 - Pé da Serra e Tolosa
Realizaram-se nos dias 16 e 17 de Agosto, no Largo de São Simão em Pé da Serra, e na Rua do Mercado Novo em Tolosa respectivamente, mais uma exibição da pelicula portuguesa “A mãe é que sabe” (2016) do realizador Nuno Rocha. Pretende-se com este evento descentralizar as iniciativas culturais, permitindo o acesso gratuito de todos os munícipes à arte cinematográfica, proporcionando momentos de lazer e boa disposição.
Facebook Fotos
   
Boletim Municipal Boletim 44
julho 2017
Flash Player Boletim
símbolo do Acrobat Boletim .pdf (9,35Mb)
   
Câmara Municipal de Nisa reúne com o Diretor Regional de Agricultura do Alentejo e Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre Câmara Municipal de Nisa reúne com o Diretor Regional de Agricultura do Alentejo e Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre
Na sequência dos fatídicos incêndios que assolaram a nossa região teve lugar ontem, dia 8 de Agosto, uma reunião de trabalho entre a Presidente da Câmara Municipal de Nisa, o Vice-presidente, a adjunta da Presidente, o Coordenador Municipal da Protecção Civil e o Director Regional de Agricultura do Alentejo, a Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre para balanço e coordenação dos procedimentos de levantamento dos prejuízos causados pelos incêndios com vista a uma atenção articulada para obtenção dos necessários apoios aos agricultores. Após a reunião foi realizada uma visita as áreas afectadas.
Facebook Fotos
   
“A Montra das Montras” no Posto de Turismo de Nisa “A Montra das Montras”
no Posto de Turismo de Nisa
Está patente ao público mais um elaborado trabalho de vitrinismo concebido pela equipa empenhada de funcionários do posto de Turismo de Nisa, que com a sua elevada sensibilidade e bom gosto têm desenvolvido este extraordinário veículo de promoção cultural.
Desta feita sob o título “A Montra das Montras”, pretende esta mostra promover o catálogo a ser lançado durante o evento “Nisa em Festa”, sob a égide da marca “é-nisa”, dedicado às últimas 15 montras expostas naquele local, desde 2015.

Facebook Fotos
   
Presidente da Câmara Idalina Trindade Homenageia Emigrantes do Concelho de Nisa
No passado domingo dia 6 de Agosto, o Município de Nisa em colaboração com a Paróquia, celebrou o dia de Homenagem ao Emigrante, integrando pelas 18 horas Missa na Igreja Matriz, às 19 horas cerimónia de Inauguração e bênção da Estatua do Emigrante na Praça da República e às 20 horas Jantar com “Feijão das Festas” no Mercado Municipal.
Ao evento ocorreram centenas de pessoas, que quiseram presenciar tão emocionante momento na vida local, como foi o reconhecimento, através deste ato, do valor da imensa comunidade da diáspora nisense que esteve presente.
A Presidente da Câmara Drª Idalina Trindade, junto à estátua, dirigiu-se a todos lendo uma missiva enviada pelo Srº Cônsul Honorário de Tours Ilídio Luís Balonas Palheta, natural de Nisa, a propósito da justa e divida homenagem que a Câmara Municipal decidiu fazer aos milhares de emigrantes desta terra.
Durante o emotivo discurso, a Srª Presidente da Câmara Municipal, referiu a importância do local escolhido para instalar a estátua, a sua centralidade - o coração da vila de Nisa e o icónico Jardim de Nisa, como referência na memória da comunidade local. Sob o mote “valorizar a nossa gente”, enalteceu os fortes valores do povo deste concelho, que souberam elevar ao longo dos anos e através do seu árduo trabalho diário, bem alto o nome deste concelho, noutras regiões do globo.
Mais do que uma obra que se impunha, este foi o devido e merecido reconhecimento aos milhares de emigrantes que trazem Nisa no coração.

Facebook Fotos
   
Academia de Férias 7ª Semana da Academia de Férias 2017
Com um vasto leque de actividades de ocupação dos tempos livres, está a decorrer até ao próximo mês de Setembro a Academia de Férias Escolares 2017, uma iniciativa dirigida a crianças e jovens, dos 5 aos 12 anos de idade, a título gratuito, promovida pelo Município de Nisa.
Na sétima semana (31 de Julho a 4 de Agosto) as crianças participaram em inúmeras actividades, desde atelier’s de expressão plástica de pintura em tela sob o tema “O verão é divertido”, expressão musical com as “Qualidades do som”, leitura do Conto “A bruxa Zanaga”, Inglês divertido com o tema “Alimentação”. E ainda visitas à empresa local A2EL- Publicidade e à “Coudelaria Ribeirinho Paralta” e muitas outras acções.
A “Academia de Férias Escolares - 2017” continua… até 8 de Setembro, com muitas e divertidas actividades.

Facebook Fotos
   
Mercado Municipal de Nisa
Aberto dia 15 de agosto
símbolo do Acrobat Aviso
   
NISA EM FESTA 2017
De 11 a 14 de agosto
símbolo do Acrobat Nota de imprensa
Fotos
   
6º Concurso do Rafeiro do Alentejo 12 de agosto | 16h
6º Concurso do Rafeiro do Alentejo

Local: Jardim Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
Inauguração da Sede do Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa
Decorreu no dia 5 de Agosto (sábado), com a presença da Presidente da Câmara Municipal Drª Idalina Trindade, na antiga escola do convento (sala Polivalente) - espaço cedido a título de comodato pela Câmara municipal ao Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa, a cerimónia de inauguração da sede desta importante colectividade nisense, com o descerrar de uma placa alusiva ao ato.
O espaço agora inaugurado pretende dotar esta associação cultural com uma área digna, para que possa aí prosseguir o seu objeto social, promovendo o desenvolvimento diversas atividades de interesse das populações, particularmente a realização de ensaios e aprendizagem do folclore.
Este evento esteve integrado na realização do XXV Festival Nacional de Folclore de Nisa, apoiado pelo Município de Nisa.

Facebook Fotos
   
Exposição do III Concurso de Bordados Antigos de Nisa Exposição do III Concurso de Bordados Antigos de Nisa
O Município de Nisa promove durante o próximo mês de agosto, o III Concurso de Bordados Antigos de Nisa.
Integrado no certame “Nisa em Festa”, está patente ao público no Posto de Turismo de Nisa, a exposição dos diversos trabalhos a concurso e elaborados ao longo dos anos, provenientes dos enxovais das noivas, e que passaram de geração em geração.
Com esta iniciativa pretendem-se distinguir os melhores trabalhos privilegiando a capacidade criadora, as matérias-primas utilizadas e o estado de conservação das mesmas.
Mais que estes objetivos, deseja-se testemunhar o apreço pela atividade artesanal no seu todo, contribuindo desta forma para uma melhor divulgação e preservação do património imaterial associado aos bordados típicos de Nisa.

Facebook Fotos
   
79ª Volta a Portugal em Bicicleta passou em Nisa
A segunda etapa (Reguengos de Monsaraz a Castelo Branco) da 79ª Volta a Portugal em Bicicleta, que teve lugar no Domingo dia 6 de Agosto, levou a caravana a passar pelo nosso concelho (Alpalhão e Nisa), a caminho da meta instalada em Castelo Branco, com um prémio de montanha de 4ª Categoria Instalado ao km 179,7, junto à serra de São Miguel no concelho de Nisa.
Facebook Fotos
   
Cinema nas Freguesias Cinema ao ar Livre nas Freguesias 2017
AREZ e ALPALHÃO

Pelo segundo ano consecutivo o Município de Nisa apresenta a iniciativa “Cinema ao ar Livre nas Freguesias”. As primeiras projecções realizaram-se nos dias 2 e 3 de Agosto, no Largo da Fonte em Arez, e no Largo do Coreto em Alpalhão respectivamente, tendo o público assistido à pelicula portuguesa “A mãe é que sabe” (2016) do realizador Nuno Rocha. Pretende-se com este evento descentralizar as iniciativas culturais, permitindo o acesso gratuito de todos os munícipes à arte cinematográfica, proporcionando momentos de lazer e boa disposição.
Facebook Fotos
   
showcooking MERCADO MUNICIPAL ACOLHEU SHOWCOOKING COM QUEIJO DE NISA
O Mercado Municipal de Nisa acolheu no dia 30 de julho um ShowCooking com Queijo de Nisa, promovido pela autarquia.
O evento foi conduzido pelo conhecido Chef André Lopes que, ao longo da manhã, confeccionou uma receita inovadora, “Cogumelos Recheados com Espinafres e Queijo de Nisa”, demonstrando ao público presente cada passo da preparação da referida receita. No final, todos puderam degustar o prato preparado.
Esta iniciativa inseriu-se no conjunto de acções de divulgação da Marca “éNisa”, que tem como base a promoção dos produtos endógenos e fortemente identitários da nossa terra.

Facebook Fotos
   
Requalificação de ruas

REQUALIFICAÇÃO DE RUAS NO CONCELHO DE NISA (Valor base da empreitada – 392.650,65€)
Após a realização de intervenção requalificadora ao nível dos pavimentos e rede de águas em vários arruamentos no concelho, continuamos empenhados em prosseguir na execução de tais melhorias ao nível da mobilidade e segurança das pessoas.
Encontram-se já aprovadas para concurso público e posterior execução os seguintes projectos para regularizar e homogeneizar pavimentos e reformar a rede de abastecimento de água que data dos anos 70 e tem como material o fibrocimento que será substituído por tubagens de Pvc.
Monte Claro – Rua da Velada, Rua de São João e Rua Dr. Alves da Costa
Falagueira – Rua da Estrela e Rua da Fonte
Montalvão – Rua das Traseiras e Rua da Cabine Eléctrica
Tolosa – Rua da Escola, Rua Nª Srª da Conceição e Rua da Cooperativa
Nisa – Rua Prof. Mendes dos Remédios, Travessa da Rua dos Combatentes e Rua Visconde Vale da Sobreira
Alpalhão – Rua da Fonte Nova e Rua das Safras

EM FASE DE CONCURSO PARA INÍCIO
DE OBRA

Os seguintes arruamentos e vias com os seguintes Preços-base:
Tolosa – Rua Drº Gonçalves Proença (123.251,50€)
Amieira do Tejo e Arês – Rua do Balcão e Rua Luís de Camões (56.905,00€)
São Matias – Estrada dos Montes Matos/Falagueira
Amieira do Tejo – Estrada Vila Flôr/Amieira (120.608,33€)

   
CMNisa

AGRADECIMENTO
Após o período difícil e doloroso que toda a população do concelho de Nisa atravessou nos últimos dias, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Nisa venho expressar o mais profundo AGRADECIMENTO (...)
símbolo do Acrobat Nota da Presidência

   
Unidade de criação de Perús
já iniciou obras de construção

Decorrem os trabalhos de terraplanagem para a instalação de uma Unidade de Criação e Crescimento de Animais no Ramo Avícola na “Tapada do Barro da Cevela” e “Tapada do Lavage”, freguesia de São Matias junto à Estrada que liga Nisa à Velada.
Este investimento no valor de 10 milhões de euros, representa uma dinâmica para o Desenvolvimento Económico do Concelho de Nisa e da região. Dará emprego a pelo menos 8 pessoas a tempo inteiro e 1 Técnico de Veterinária com funções de acompanhamento e responsabilidade técnica pela exploração e sua orientação produtiva tendo-se já constituído uma Empresa Local “Aviários São Matias- ASM-Unipessoal, Lda.”, com sede em Nisa que operacionaliza esta fase do Investimento com perspectivas de evolução no contexto do alargamento da actividade a uma escala que permitirá no futuro a “instalação de um Centro de Abate, Embalagem e Distribuição da carne avícola”.

símbolo do Acrobat Nota de Imprensa
   
Presidente da República visita concelho de Nisa após incêndios, enaltecendo a organização e a capacidade de resposta imediata
O Presidente da República Prof. Marcelo Rebelo de Sousa visitou o concelho de Nisa no domingo, 30 de Julho, no âmbito de rescaldo dos violentos incêndios que fustigaram o nosso concelho durante a passada semana.
A Senhora Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Drª Idalina Trindade e o Vice-Presidente Francisco Sena Cardoso, o Comandante Operacional Distrital Rui Conchinha e o Tenente-Coronel Noruegas das Forças armadas acompanharam toda a visita de Sua Exª, que teve início pelas 16,45h, no Refeitório do Centro Escolar, local central da logística das refeições aos bombeiros e militares que estiveram envolvidos no teatro de operações (mais de 6.000 refeições servidas nestes 3 dias), saudando desde logo o esforço das centenas de voluntários presentes e de todos os operacionais, enaltecendo a organização e capacidade de resposta imediata.
De seguida esteve no Comando das Operações, situado no Heliporto de Nisa, onde foi realizado um ponto de situação e perspectivas de evolução, bem como a aferição da área ardida.
Deslocou-se à Freguesia de Amieira do Tejo, onde presenciou a devastação provocada pelo incêndio, tendo ainda visitado e confortado os utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia, que haviam sido evacuados daquele espaço no fatídico dia 27 de Julho.
Regressando à vila de Nisa, perto das 19 horas, ainda houve tempo para um carinhoso contacto com a população presente, na Praça da República.

Facebook Fotos
   
Academia de Férias Academia de Férias 2017 - 6ª Semana
A 6ª semana (24 a 28 de julho) da Academia de Férias Escolares 2017, dirigida a crianças e jovens, dos 5 aos 12 anos de idade, a título gratuito, promovida pelo Município de Nisa, tendo-se desenvolvidas diversas actividades de ocupação de tempos livres.
As crianças participaram em jogos tradicionais (Cordas e Elásticos), dinâmicas de grupo, expressão dramática, expressão musical (Danças do Mundo), desporto e ateliers de educação. A tarde de cinema foi preenchida pelo filme “Cantar”.
A “Academia de Férias Escolares - 2017” continua… até 8 de setembro, com muitas e divertidas actividades.

Facebook Fotos
   
6 de agosto | 16h (previsão)
79ª Volta a Portugal em bicicleta
Santader Totta

2ª Etapa - Reguendos de Monsaraz - Castelo Branco com passagem em Nisa
Explorer Informações
   
6 de agosto
Dia de Homenagem ao Emigrante
cartaz Programa
   
5 de agosto | 17h
XXV Festival Nacional
de FOLCLORE

Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa
cartaz Cartaz
   
Nisa Social Nisa Social
Sessões de Esclarecimento
símbolo do Acrobat
Folheto
cartaz Cartaz
   
CMNisa INFORMAÇÃO À POPULAÇÃO
Na sequência do conjunto de incêndios que afectaram o concelho de Nisa, entre os dias 26 e 29 de Julho de 2017, informam-se todos os munícipes que nos próximos dias, a Câmara Municipal, através dos seus técnicos e em parceria com a Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre, irão proceder ao levantamento das necessidades mais prementes e dos prejuízos verificados junto das populações afectadas.
Serão realizadas acções de levantamento dos danos verificados, no próximo dia 1 de Agosto, nas seguintes localidades:
símbolo do Acrobat Informação
   
JULHO  
   
Requalificação da entrada norte de Nisa

Requalificação da entrada norte de Nisa
Diário da República, 2.ª série - N.º 130 - 07 de julho de 2017 - Anúncio de procedimento n.º5772/2017
Acrobat Anúncio

Requalificação do Largo dos Postigos em Nisa
Acrobat Anúncio de procedimento n.º 4987/ 2017 - D.R. n.º 114/2017,
Série II de 2017-06-14

   
Obras Tolosa Tolosa – Obras da “Requalificação de Ruas”
(Ponto da situação)

As obras de “Requalificação de Ruas em Tolosa”, envolvendo a Rua de São Pedro, Rua Mourato da Trindade e Rua do Chabouco, adjudicado à empresa local Crespo & Parreira, Lda., continuam a decorrer bom ritmo.
A intervenção visa promover melhorias nas condições de acessibilidade e segurança a todos os utentes das duas primeiras vias e a instalação de um sistema separativo de esgotos na Rua do Chabouco para resolver o problema crónico de aluviamento dos terrenos e impedir que o efluente galgue através das tampas dos coletores domésticos.

Facebook Fotos
   
Obras de Alpalhão Alpalhão – Obras: “Enquadramento paisagístico da entrada Norte de Alpalhão – EN 18”
Continuam a decorrer a bom ritmo as obras de enquadramento paisagístico da entrada Norte de Alpalhão, na Estrada Nacional nº18, executadas pela Câmara Municipal de Nisa.
Uma intervenção há muito desejada pela população de Alpalhão, que irá enriquecer paisagisticamente a entrada norte da vila e dando aos seus utilizadores melhores condições de mobilidade, acessibilidade e segurança.
Com um Prazo de execução de 120 dias, a obra foi adjudicada à empresa Américo Rodrigues Rolo – Construções, pelo valor de 159.568,94€.

Facebook Fotos
   
Presidente da Câmara Idalina Trindade assina Auto de Consignação da obra: “Percurso PR 9 “TRILHO DA MINA
DE OURO DO CONHAL”
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Drª Idalina Trindade, consignou no dia 19 de Julho, a obra do “Percurso PR 9 “TRILHO DA MINA DE OURO DO CONHAL".
Esta obra visa valorizar a vasta riqueza patrimonial, cultural e paisagística da freguesia de Santana, inserindo-se no Projecto Integrado de Valorização do Tejo e Zonas Ribeirinhas.
Os trabalhos desenvolvem-se na regularização dos caminhos existentes e desmatação da área envolvida e irão potenciar o Centro Interpretativo do Conhal enquanto espaço de visitação e promoção das margens do rio Tejo, num percurso de 8.5km entre a Serrinha, o sitio classificado do “Conhal” e a envolvente do perímetro urbano da Freguesia de Santana.
Serão colocados painéis e placas informativas, mesas de interpretação e executados passadiços (pontes pedonais) e um binóculo fixo para observação de grifos e outras aves.
Adjudicada à empresa Crespo & Parreira- Construtores, Lda pelo valor de 90.686,76€, tem um prazo de execução de 90 dias e iniciar-se-á no principio do mês de Agosto.

Facebook Fotos
   
Construção de Vias Pedonais no Centro Histórico
Tiveram hoje início as obras de Requalificação de todas as Ruas do Centro Histórico de Nisa.
Para além da substituição das calçadas e colocação de lajetas de granito para melhoria das condições de mobilidade e segurança dos habitantes e visitantes, a empreitada, inclui ainda a substituição de toda a rede de águas por tubagem de PVC em respeito pelos parâmetros de saúde pública a que os habitantes do nosso centro Histórico têm direito.
A obra foi consignada à empresa “SENPAPOR – Construções Públicas” pelo valor de 193.451.84€ e um prazo de execução de 365 dias.

Facebook Fotos
   
Inauguração Largo do Cruzeiro A Presidente da Câmara Idalina Trindade Inaugura Obra de “Valorização e Arranjo Paisagístico do Largo do Cruzeiro” e apresenta Novo Projecto do Largo do Calvário em Alpalhão
Na tarde do passado dia 23 de Julho (Domingo), pelas 18,30 horas, em Alpalhão, a Presidente da Câmara Municipal de Nisa Drª Idalina Trindade, inaugurou o renovado espaço do Largo do Cruzeiro - resultado de uma obra há muito tempo desejada pela população desta vila.
A cerimónia foi abrilhantada pela Banda da Sociedade Filarmónica Alpalhoense e pelo Grupo de Contradanças de Alpalhão, tendo usado da palavra a Srª Presidente da Câmara Drª Idalina Trindade, e posteriormente para proceder à apresentação do novo projecto do Largo do Calvário, o Técnico Superior do Município de Nisa responsável pela elaboração do mesmo, o arq. João Batista.
A intervenção que o Município de Nisa efectuou no Largo do Cruzeiro, insere-se numa política urbanística mais vasta, da qual fazem parte as obras da entrada Oeste e entrada Norte de Alpalhão, a pintura e restauro do polidesportivo e a requalificação do Largo do Calvário, que assentam na valorização e arranjo paisagístico dos espaços públicos, de forma a devolve-los ao usufruto dos cidadãos. (...)

Facebook Fotos
   
Academia de Férias 2017 - 5ª Semana
Continua a decorrer a Academia de Férias Escolares 2017, com um vasto leque de actividades de ocupação dos tempos livres, dirigida a crianças e jovens, dos 5 aos 12 anos de idade, a título gratuito, promovida pelo Município de Nisa.
Na quinta semana (17 a 21 de Julho) as crianças participaram em inúmeras actividades, desde atelier’s de expressão dramática, actividades desportivas, expressão musical (canções infantis) e de educação (“insectos portugueses”). “As Cegonhas” foi o filme eleito para uma sessão de cinema. Também tiveram a oportunidade de contactarem com o património local, tendo a semana terminado com uma visita guiada ao Museu do Bordado e do Barro.
A “Academia de Férias Escolares-2017” continua… até 8 de Setembro, com muitas e divertidas actividades.

Facebook Fotos
   
Proteção Civil de Nisa Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Nisa
Presidente da Câmara, responsável Municipal da Politica de Protecção Civil e Presidente da Comissão Municipal Protecção Civil de Nisa, no uso das suas competências e perante a ocorrência do incêndio florestal que deflagrou ontem no concelho de Nisa, 21,30 horas, atingiu, um grau de perigosidade comprometedor da segurança imediata das populações de Falagueira, Albarrol, Vila Flôr e Amieira do Tejo que tiveram de ser evacuadas, convocou hoje a Comissão Municipal de Proteção Civil no sentido da Ativação do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil.
A situação a enfrentar, pela abrangência, e especificidades que envolve, mereceu deliberação unanime por parte dos elementos que constituem a referida Comissão, às 23:40h do dia 26 de Julho de 2017, no sentido da activação do supra identificado Plano.

símbolo do Acrobat Comunicado
   
Até 31 de julho
Exposição "Nisa dos Pequeninos II"
de João de Oliveira Costa
cartaz Cartaz
símbolo do Acrobat Biografia
   
Showcooking Queijo de Nisa
Com o Chef André Lopes 30 de julho | 10h
Showcooking Queijo de Nisa
Com o Chef André Lopes

Mercado Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
Todos os Caminhos vão dar a Nisa - Etapa 5 (Pé da Serra – Nisa) Todos os Caminhos vão dar a Nisa - Etapa 5 (Pé da Serra – Nisa)
O Município de Nisa organizou no passado Sábado, 15 de Julho, a quinta de sete etapas do evento “Todos os Caminhos Vão Dar a Nisa”, que ligou o Pé da Serra a Nisa.
Participaram caminheiros oriundos de várias localidades (Castelo Branco, Marinha Grande, Vila Nova da Barquinha, Monte Fidalgo, Retaxo, Montalvão, Castelo de Vide, Lisboa, Arneiro, Porto de Espada, Vila Velha de Rodão, e Nisa).
O percurso desta vez teve início ao entardecer pelas 19horas, no Largo das Festas – Pé da Serra, com um itinerário de cerca de 11 Km. Os caminheiros tiveram a oportunidade durante mais de 2 horas, desfrutar de mais um maravilhoso percurso pedestre, durante o crepúsculo vespertino com o sol a esconder-se no horizonte entre a luz ainda visível do final do dia num sublime e imenso território, tendo a serra de são Miguel como companheira inseparável, entre veredas, ribeiras, pontões e antigos caminhos, passando pela ribeira do nisorro, Ponte Nª Srª da Graça, via romana, Nossa Srª da Graça, Cruzeiro de São Tiago, Igreja de São Lourenço e Carreira Velha.
As inscrições de participação foram gratuitas, culminando a jornada com um lanche/convívio no hall de entrada do Cine-Teatro de Nisa, a expensas dos participantes.
Facebook Fotos
   
Academia de Férias 2017 - 4ª Semana
Está a decorrer a Academia de Férias Escolares 2017, com uma diversificada programação de actividades de ocupação dos tempos livres, dirigida a crianças e jovens, entre os 5 e os 12 anos de idade, a título gratuito, promovido pelo Município de Nisa.
Na quarta semana (10 a 14 de Julho) as crianças participaram em inúmeras actividades, desde, expressão dramática, actividades desportivas, expressão musical e ateliers de educação, com a leitura do conto “O batoteiro “, de ambiente com o tema “O Mar”, de inglês com o tema “A casa” e Conhecer o teu Concelho através da “Musica Tradicional”. Decorreu ainda um atelier de fotografia e convívio intergeracional, com visita à Santa Casa da Misericórdia de Montalvão.
A “Academia de Férias Escolares-2017” continua… até 8 de Setembro, com muitas e divertidas actividades.

Facebook Fotos
   
Inauguração das Obras do Arranjo Paisagístico 23 de julho | 18h30
Inauguração das Obras do Arranjo Paisagístico do largo do cruzeiro em Alpalhão e Apresentação do Novo Projeto do largo do Calvário

Largo do Cruzeiro em Alpalhão
cartaz Cartaz
símbolo do Acrobat Nota de Imprensa
   
Presidente da Câmara Diretor do Turismo de Portugal Visita Nisa Diretor do Turismo de Portugal Visita Nisa
No passado dia 14 de Julho, a convite da Presidente da Câmara de Nisa Drª Idalina Trindade, visitou o concelho de Nisa uma equipa do Turismo de Portugal, liderada pelo director do Turismo de Portugal Professor Doutor Nuno Fazenda, Drª Ana Gouveia e Drº Ceia da Silva (Presidente da Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo), com a finalidade de os sensibilizar para a importância estratégica do sector do Turismo de Natureza do concelho de Nisa, principalmente a valorização do Tejo e zonas ribeirinhas, concretamente através do património cultural, ambiental, paisagístico e recursos endógenos de todo o concelho.
A visita foi acompanhada por técnicos do Município de Nisa, para explicações mais detalhadas dos projectos existentes para os locais percorridos, destacando-se o Centro Interpretativo do Conhal do Arneiro, os novos percursos pedestres- a jusante da Barragem do Fratel, junto ao rio Tejo, através da implementação de ponte suspensa sobre a ribeira do Figueiró, miradouro em vidro e torre de observação de aves (Birdwatching), o Complexo da “Albergaria Penha do Tejo”- tentativa de reabilitação do edifício através de projecto co-financiado na área do turismo, Conhal do Arneiro e Cais do Tejo, nas Portas de Rodão e valorização da Barca da Amieira (com reabilitação da zona do cais, electrificação do local e abastecimento de agua potável).
Facebook Fotos
   
Presidente da Câmara Idalina Trindade assina Auto de Consignação da obra: Presidente da Câmara Idalina Trindade assina Auto de Consignação da obra: “Construção de Vias Pedonais no Centro Histórico de Nisa”
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Drª Idalina Trindade, consignou no dia 14 de Julho, a obra de “Construção de Vias Pedonais no Centro Histórico de Nisa”.
Inicia-se assim uma das obras mais importantes e estruturantes na preservação do património edificado do Centro Histórico de Nisa, em que um dos objectivos é melhorar as condições de mobilidade aos residentes e visitantes da área a reabilitar, regularizando e homogeneizando pavimentos em todas as ruas do local histórico Introduzindo um corredor central limpo, em lajes de granito, com 0.8 m de largura, que liga os três locais mais representativos de Centro Histórico, Porta da Vila, largo de acesso à Praça do Município e Portas de Montalvão. Com este confinam os arruamentos mais estreitos e hierarquicamente de menor importância, onde se coloca um corredor com menor largura (0.6m), pois estes encontram-se em muito mau estado. Importa ainda realçar que com esta intervenção, será construída a rede de drenagem pluvial e substituída a rede de abastecimento de água (rede com mais de 40 anos com material de fibrocimento), melhorando as condições de higiene e habitabilidade existentes.
Adjudicada à empresa Senpapor, Lda, pelo valor de 193.451,84€, com prazo de execução de 365 dias e a iniciar-se dentro de dias.

Facebook Fotos
   
Teleassistência “Nisa Social” com Serviço
de Teleassistência

A Presidente da Câmara Municipal de Nisa Drª Idalina Trindade assinou ontem, dia 13 de Julho, o contrato de aquisição do Serviço de teleassistência domiciliária no concelho de Nisa, com a empresa Portugal Telecom.
Este novo serviço, estará brevemente ao dispor dos munícipes do concelho de Nisa, está integrado no Regulamento do Programa “Nisa Social” (publicado em Diário da República no dia 21 de Junho de 2017) dirigido a beneficiários do cartão do idoso e a pessoas que vivem sós ou em situação de isolamento total ou temporário e ou tenham algum grau de deficiência/incapacidade comprovada mediante relatório médico e cujo rendimento per-capita do agregado familiar seja igual ou inferior à retribuição mínima mensal garantida (RMMG). (...)

Facebook Fotos
   
Capela Arez Abertura do procedimento
de Classificação de Interesse Municipal da Capela da Misericórdia de Arez

Acrobat Aviso nº5252/2017
Acrobat Processo de classificação da capela da Misericórdia de Arez
   
Academia de Férias Escolares -2017 – 3ª Semana
Na terceira semana (3 a 7 de Julho) da “Academia de Férias”, as crianças participaram em actividades de expressão plástica – “decorar copos de vidro”, brincadeiras no parque, expressão musical – “Notas Musicais/Timbres” e visita ao Centro Interpretativo do Conhal do Arneiro.
A Academia de Férias Escolares 2017 é um programa de actividades de ocupação dos tempos livres, dirigido a crianças e jovens, entre os 5 e os 12 anos de idade, a título gratuito, promovido pelo Município de Nisa.
A “Academia de Férias Escolares - 2017” continua…. até 8 de Setembro, com muitas e divertidas actividades.

Facebook
Fotos
   
Artesã de Nisa, Dinis Pereira distinguida em obra internacional dedicada ao Artesanato do Mundo. Artesã de Nisa, Dinis Pereira distinguida em obra internacional dedicada ao Artesanato do Mundo
"Dinis Pereira comes from an area of Portugal famous for its embroideries. Born in 1943 in Nisa, a small village north of Alentejo, she discovered a talent for sewing at a young age. Entirely self-taught, she took up the local speciality of wool felt embroidery at the age of 20. Ten years later, she broke new ground by opening her own studio, employing several young women whom she taught the trade and some of whom still work for her today.
Pereira has represented Nisa's crafts on numerous occasions all over Portugal and Spain and at fairs and events related to Portuguese crafts. In recent years, she was invited to participate in an innovative project by the acclaimed Portuguese artist Joana Vasconcelos, producing embroideries for her art installations and exhibitions. The collaboration has not only given the work of the women of Nisa worldwide exposure but also enabled Pereira to branch out and create new designs and patterns for her work, while remaining true to the traditions of her territory and her people."
   
Proteção Civil Nisa 13 a 15 de julho
Persistência de valores elevados
da temperatura máxima

Portugal Continental
Acrobat Aviso à população
   
OBRA EM ALPALHÃO: “Enquadramento paisagístico da entrada Norte de Alpalhão – EN 18” OBRA EM ALPALHÃO:
“Enquadramento paisagístico da entrada Norte de Alpalhão – EN 18”
Iniciou-se esta semana a obra de enquadramento paisagístico da entrada Norte de Alpalhão, na Estrada Nacional nº18, a cargo da Câmara Municipal de Nisa. Uma obra há muito desejada pela população desta vila e que vem enriquecer paisagisticamente a entrada norte de Alpalhão, dando-lhe a dignidade que merece.
A obra foi adjudicada à empresa Américo Rodrigues Rolo – Construções, pelo valor de 159.568,94€, com prazo de execução de 120 dias.
 Além da valorização paisagística, irá acrescer àquela via, melhores condições de mobilidade, acessibilidade e segurança.
Facebook Fotos
   
Novo Painel Informativo do Município de Nisa Novo Painel Informativo do Município de Nisa
Desde o dia 5 de Julho está a funcionar na Praça da República o novo Painel Electrónico informativo do Município de Nisa.
Esta nova estrutura – composta por painel electrónico “Full color”, com um tamanho de 2,88m (Largura) X 1,92m (Altura) vem substituir o anterior painel (com graves problemas técnicos) e assim reforçar a área da comunicação, promoção e divulgação do Município de Nisa, de forma a estabelecer um contacto mais próximo junto dos munícipes e visitantes da vila de Nisa.
Pretende-se assim com este novo veículo comunicacional, para além de uma maior proximidade, aumentar a dinâmica da actualidade (diária) dos conteúdos informativos e promocionais, dando mais visibilidade à cultura e ao património das nossas gentes.
Facebook Fotos
   
Salvaguarda Visual do Património edificado Salvaguarda Visual do Património edificado
De forma a salvaguardar a componente estética do património edificado, como é caso da Porta da Vila (traseira) - Monumento Nacional e da Igreja Matriz, a Câmara Municipal de Nisa colocou um resguardo em madeira para os contentores de lixo existentes no local, de modo a eliminar a poluição visual dos mesmos naquele espaço nobre da vila.
Facebook Fotos
   
Município de Nisa Reforça Protecção Civil Município de Nisa Reforça Protecção Civil
Está a decorrer a pintura do Heliporto de Nisa, de forma a reforçar a segurança daquele espaço e de todos os que dele usufruem, nomeadamente as equipas técnicas e respectivos veículos auxiliares da Protecção Civil. Esta medida vem no seguimento de outras, que o Município de Nisa tem desenvolvido este ano, no âmbito da Protecção Civil, tal como a aquisição de uma “Manga de Vento” e a substituição de novos meios de comunicação para a equipa de Sapadores Florestais – os rádios que disponham estavam obsoletos e inoperacionais. Foram adquiridos 6 novos rádios de comunicação de curto alcance, Motorola PMR446, modelo TLKR 80 Extreme, com alcance de 10Km e 8 canais de comunicação, usados principalmente em época de incêndios, permitindo assim uma melhor fluição da mensagem entre todos os elementos da equipa em períodos críticos.
Facebook Fotos
   
Extração/venda de cortiça pertencente ao Município de Nisa Extração/venda de cortiça pertencente ao Município de Nisa
Terminou na passada 2ª Feira, dia 3 de Julho, o período de extracção de cortiça dos sobreiros virgens, descortiçados e em bom estado fitossanitário, propriedade do Município de Nisa, que se encontram nas estradas e caminhos municipais por todo o concelho.
O processo, desde a adjudicação/venda à extracção, foi acompanhado pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Nisa.
Facebook Fotos
   
Inauguração da exposição “Nisa dos pequeninos II” Inauguração da exposição “Nisa dos pequeninos II”
Inaugurou-se no passado dia 3 de Julho, pelas 17 horas, na Biblioteca Municipal Dr. Motta e Moura, em Nisa, com a presença da Presidente da Câmara Municipal Drª Idalina Trindade e o Vice-Presidente Engº Sena Cardoso, a segunda exposição temática intitulada “Nisa dos Pequeninos”, do autor João Oliveira Costa, 74 anos, natural de Nisa.
A exposição estará patente ao público, no Hall de entrada da Biblioteca, até ao dia 31 de Julho, onde podem ser apreciadas obras em miniatura referentes a um conjunto de monumentos arquitectónicos da vila de Nisa, tais como:
- o edifício dos Paços do Concelho, a igreja da Nossa Senhora da Graça, a Igreja de Stº António, ou o edifício da Santa Casa da Misericórdia, entre outros.

Facebook Fotos
   
CMNisa Projeto de Regulamento Municipal da Urbanização e da Edificação
Acrobat Aviso n.º 5951/2017 - D.R. n.º 102/2017, Série II de 2017-05-26
Acrobat Projeto de Regulamento Municipal
da Urbanização e da Edificação
   
Academia de Férias Escolares -2017 – 2ª Semana

Academia de Férias Escolares -2017 – 2ª Semana
Está a decorrer a Academia de Férias Escolares 2017, um programa de actividades de ocupação dos tempos livres, dirigido a crianças e jovens, entre os 5 e os 12 anos de idade, a título gratuito, promovido pelo Município de Nisa.
Na segunda semana (26 a 30 de Junho) as crianças participaram em actividades de expressão dramática, actividades desportivas, expressão musical, atelier de educação ambiental e visita ao Complexo Termal da Fadagosa, experienciando banhos e SPA pela primeira vez. A “Academia de Férias Escolares-2017” continua…. até 8 de Setembro, com muitas actividades.
Facebook Fotos

   
Nisa recebeu a Cerimónia de Encerramento dos Jogos do Alto Alentejo-2017 Nisa recebeu a Cerimónia de Encerramento dos Jogos do Alto Alentejo-2017
A vila de Nisa acolheu, no passado sábado dia 1 de Julho, a cerimónia de encerramento da 16ª edição dos Jogos do Alto Alentejo.
O evento desportivo organizado pela CIMAA- Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo em colaboração com o IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude de Portalegre e onze Câmaras Municipais do Distrito, dirigida a toda a população, tendo como principal missão, fomentar a prática desportiva, a preservação da saúde e bem-estar, a inclusão social e a partilha de experiências e fortalecendo assim o espirito de coesão territorial entre os povos dos concelhos participantes.
O Município de Nisa regressou este ano (2017) aos jogos do Alto Alentejo, e em boa-hora o fez, porque é um evento de reconhecido mérito, e a comprovar isso mesmo foi o elevado número de participantes oriundos de Nisa - 2ª maior participação da 16ªedição dos Jogos do Alto Alentejo2017 – envolvendo em todo o concelho de Nisa, cerca de 600 atletas (60% do sexo masculino e 40% do sexo feminino) em 17 modalidades.
Com a cerimónia protocolar deu-se por encerrado a 16º edição dos “Jogos do Alto Alentejo”, com as intervenções das entidades oficiais – a Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Drª Idalina Trindade, o representante da CIMAA Prof. Carlos Nogueiro e o representante do IPDJ de Portalegre Drº Tiago Pereira, a qual foi antecedida da final de Futsal não federado realizado no Pavilhão Ginodesportivo de Nisa, entre as equipas de Avis e Castelo de Vide, com a vitoria de Avis, seguindo-se o desfile das comitivas, abrilhantado pelos “Bombos de Nisa”, e no final, ainda houve tempo para a demonstração de um conjunto de actividades desportivas executadas pelos atletas do Projeto “ActivSénior” da Câmara Municipal de Nisa, do Grupo de Karaté da Escola Silvina Candeias, da Ginástica Localizada - Prof. Duarte Claudino e de Pilates – orientados pela Prof.ª Helena Sousa.
Facebook Fotos
   
15 de julho | 19h15 (Caminhada Noturna)
Todos os Caminhos vão dar a Nisa
Caminhada - Pé da Serra - Nisa
ETAPA 5 - 11 km

Inscrições GRATUITAS
cartaz Cartaz
símbolo do Acrobat Ficha de Inscrição
símbolo do Acrobat Autorização de menores
Video
   
JUNHO  
   
CMNisa

CONCURSO PÚBLICO PARA FORNECIMENTO DE REFEIÇÕES AOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NISA PARA OS ANOS LETIVOS 2017/2018 E 2018/2019
Acrobat Anúncio de procedimento n.º 4966/ 2017 - D.R. n.º 114 de 14-06-2017
Acrobat Aviso de prorrogação de prazo n.º 951/2017 - D.R. nº 122, 27-06-2017

Capela da Misericórdia de Amieira
do Tejo - Monumento de Interesse Municipal

Acrobat Declaração de Retificação n.º 397/ 2017 - D.R. n.º 114/2017, Série II de 2017-06-14

   
Assinatura de Protocolo Presidente da Câmara Municipal
Drª Idalina Trindade

Assina Protocolo de Programa
de Combate ao Desemprego Jovem

A Presidente da Câmara Municipal de Nisa Drª Idalina Trindade esteve presente no passado dia 21 de Junho, em Campo Maior na cerimónia de assinatura do Protocolo do programa “ PRO-MOVE-TE” – Programa de combate a desemprego jovem no Alentejo, contado ainda com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Doutor José António Vieira da Silva, Ministra do Emprego e da Segurança Social de Espanha, Fátima Bañez, e do presidente da Associação Coração Delta, Comendador Rui Nabeiro.
A iniciativa “PRO-MOVE-TE” a iniciar-se em breve, tem como parceiros a Associação Coração Delta, que segue a filosofia do projeto espanhol denominado “LANZADERAS” e a CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, contará com 3 edições anuais e estende-se até 2020, contribuindo para o desenvolvimento de competências dos jovens na inserção laboral. Nesta 1ª fase serão abrangidos os concelhos de Alter do Chão, Campo Maior, Elvas, Fronteira, Marvão, Nisa, Portalegre, Ponte de Sor e Sousel.

Facebook Fotos
   
Academia de Férias

Academia de Férias Escolares -2017 – 1ª Semana
O Município de Nisa promove durante os períodos de férias escolares um programa de actividades de ocupação dos tempos livres, dirigido a crianças e jovens, entre os 5 e os 12 anos de idade, a título gratuito, denominada “Academia de Férias Escolares-2017”.
Durante a primeira semana (19 a 23 de Junho) de actividades, as crianças participaram em jogos de acolhimento, expressão plástica, actividades desportivas, escrita criativa – com inspiração num quadro do artista nisense Augusto Pinheiro, brincadeiras no parque, expressão musical, jogos de balões e atelier de culinária.
A “Academia de Férias Escolares-2017” continua….  até 8 de Setembro, na Biblioteca Municipal de Nisa/sala infantil, com novas e divertidas acções.

Facebook
Fotos

   
Festival de Encerramento
XVI “Jogos do Alto Alentejo”

O Município de Nisa irá acolher no próximo sábado, dia 1 de Julho, o Festival de Encerramento dos “Jogos do Alto Alentejo”.
Os “Jogos do Alto Alentejo” são uma iniciativa organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), em colaboração com onze municípios do distrito de Portalegre, tendo como principal objectivo a promoção do desporto, a preservação da saúde, a inclusão social e a partilha de experiências.(...)

Acrobat Nota de Imprensa
cartaz Cartaz
   
Conhal Crianças Crianças do Agrupamento de Escolas de Nisa visitam o Centro Interpretativo do Conhal – Arneiro
Nos dias 22 e 23 de Junho quatro turmas do ensino básico do Agrupamento das Escolas de Nisa visitaram o Centro Interpretativo do Conhal do Arneiro.
O grupo constituído por cerca de 115 alunos e respectivas professoras e auxiliares, foi orientado pelas funcionárias adstritas ao Museu do Bordado e do Barro e do próprio Centro. Esta actividade foi agendada após a inauguração do Centro e serviu como visita do final do ano lectivo.
Foi feita visita guiada aos espaços do Centro com uma explicação pormenorizada acerca de temas relevantes, como a ocupação humana pré-histórica, os vestígios da mina romana do Conhal, passando por alguns aspectos da geomorfologia daquela área, assim como a fauna a flora local. Foi dado ainda a conhecer o picareto do Tejo – embarcação tradicional e o trabalho da pesca artesanal.
No fim da visita as crianças desenvolveram algumas actividades, na sala lúdica, elaborando um conjunto de trabalhos que irão decorar o espaço, nomeadamente pinturas, trabalhos em eva goma e origami, cujo tema andou á volta da fauna e do rio Tejo.

Facebook
Fotos
   
Encerramento Pré-Alpalhão A Presidente e o Vice-Presidente da Câmara na festa de encerramento
das actividades lectivas em Alpalhão

Teve lugar ontem, dia 22 de Junho, a Festa de encerramento das actividades lectivas do Jardim de Infância de Alpalhão, que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Nisa Drª Idalina Trindade e do Vice-Presidente Engº Sena Cardoso.
Facebook Fotos
   
Campo sintético Jogos do Alto Alentejo – “Criança Ativa” no campo sintético
Decorreu ontem, dia 21 de Junho, no Campo de Jogos D. Maria Gabriela Vieira, em Nisa, o evento “Criança Ativa”- um projecto de actividade física e desportiva, dirigido à população escolar do 1º Ciclo do Ensino básico do Distrito de Portalegre e inserido nos Jogos do Alto Alentejo. Estiveram presentes cerca de 210 crianças dos Municípios de Nisa, Fronteira, Avis, Sousel e Marvão, que encheram de cor e alegria aquele espaço desportivo e tiveram oportunidade de experimentar estações de exercício de introdução a várias modalidades desportivas coletivas e individuais.
Facebook Fotos
   
Até 30 de junho
Exposição "Arte em Ponto de Cruz"
de Maria José Catarino

Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
Até 30 de junho
Exposição "Temas Soltos"
de Rui Rodrigues

Centro Cultural de Alpalhão - Prof. José Mª Moura
cartaz Cartaz
   
XVI Jogos do Alto Alentejo 2017
cartaz Cartaz geral
   
Todos os Caminhos vão dar a Nisa - Etapa 4 (Monte Claro – Nisa)
O Município de Nisa organizou no passado Sábado, 17 de Junho, a quarta de sete etapas do evento “Todos os Caminhos Vão Dar a Nisa”, que ligou Monte Claro a Nisa.
Participaram caminheiros oriundos de várias localidades (Portalegre, Castelo Branco, Porto, Marinha Grande, Sobral Fernando, Vila Velha de Rodão, e Nisa).
O percurso teve início pelas 9 da manhã, no Largo da Escola -Monte Claro, com um itinerário de cerca de 10 Km. Os caminheiros tiveram a oportunidade durante mais de 2 horas, desfrutar de mais um maravilhoso percurso pedestre, inserido no sublime e imenso território deste concelho, entre veredas, ribeiras, pontões e antigos caminhos, passando pelo Monte Branco, açude do Ribeiro de Palhais, Vale Cardoso- local de reabastecimento, Tapada do Pocinho, Horta do Convento e com chegada a Nisa, perto das 11h30 com visita ao Museu do Bordado e do Barro.
As inscrições de participação foram gratuitas, culminando a jornada com um almoço/convívio no recinto das Festas de Stº António a expensas dos participantes.

Facebook Fotos
   
Jogos do Alto Alentejo NISA NOS JOGOS DO ALTO ALENTEJO - (Futsal Feminino)
Decorreu no passado Domingo, dia 18 de Junho, no Pavilhão Desportivo de St. António das Areias, a Fase Final Distrital de Futsal Feminino, inserido nos “Jogos do Alto Alentejo” entre as equipas de Elvas, Ponte de Sor, Fronteira e Nisa.
Dos 4 municípios representados, Nisa obteve uma vitória diante de Fronteira (1-0), seguiram-se duas derrotas com Elvas (1-2) e Ponte de Sor (0-5), conseguindo assim atingir um honroso 3.º Lugar.

Facebook Fotos
   
Piscina Piscinas Municipais com nova Imagem: Inovação e respeito pela tradição
Abrem ao público, no dia 17 de Junho, sábado, as Piscinas Municipais de Nisa, com renovada imagem.
O Município de Nisa procedeu à substituição da antiga vedação em rede e ferro, que estava em redor das mesmas, por uma nova estrutura em inox e vidro laminado, respeitando sempre a componente de segurança, prevista na lei.
Na renovada imagem houve a preocupação de eliminar algumas barreiras visuais, que impediam os visitantes de desfrutar da beleza arquitectónica do espaço, ao qual foi acrescentado uma decoração inspirada nos tradicionais bordados de Montalvão, valorizando e respeitando assim, mais uma vez, as artes da gente do nosso concelho.

Facebook
Fotos
Acrobat Nota de Imprensa nº 20
   

MUNICÍPIO DE NISA DISPONIBILIZA
ATIVIDADES GRATUITAS NAS FÉRIAS ESCOLARES
O Município de Nisa promove durante os períodos de férias escolares um programa de actividades de ocupação dos tempos livres, dirigido a crianças e jovens, entre os 5 e os 12 anos de idade, a título gratuito, denominada “Academia de Férias Escolares-2017”. (...)
Acrobat
Nota de Imprensa nº 19
símbolo do Acrobat Programação - 1ª quinzena
símbolo do Acrobat
Programação - 2ª quinzena

   
Sarau Presidente da Câmara Municipal
Drª Idalina Trindade esteve presente no Sarau Cultural
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa Drª Idalina Trindade esteve presente, no passado dia 14 de Junho, no evento de encerramento do ano lectivo, denominado Sarau Cultural, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Nisa, que decorreu no Pavilhão Desportivo nº2, do Centro escolar de Nisa, com apoio da Câmara Municipal de Nisa e a participação de dezenas de alunos e com um caloroso público que encheu por completo o recinto.
Facebook
Fotos
   
Festa de encerramento
do Programa ActivSenior

Decorreu hoje, dia 14 de Junho, a festa de encerramento do programa “ActivSénior”- iniciativa da Câmara Municipal de Nisa, que juntou mais de 200 pessoas do concelho, num almoço/convívio animado musicalmente pelo Maestro António Maria Charrinho, no novo Espaço Multiusos de Tolosa e durante a manhã houve a visualização do filme português “A Mãe é que Sabe “, no Cine-Teatro de Nisa.
O programa “ActivSenior” está inserido no âmbito das actividades desportivas do Município de Nisa, direccionadas para indivíduos em idade sénior, acontecendo ao longo do ano, em vários locais do concelho, com caminhadas, aulas de ginástica de manutenção e nas piscinas municipais com aulas de hidroginástica.
A Presidente da Câmara anunciou a todos os presentes o  funcionamento da nova iniciativa denominada “Academia Sénior”, com inicio em Outubro, notícia acolhida de forma entusiástica por todos.

Facebook Fotos
   
Tolosa: Inauguração de novo Espaço Multiusos Tolosa: Inauguração de novo Espaço Multiusos
Foi inaugurado hoje, dia 9 de Junho, pela Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Drª Idalina Trindade, o novo Espaço Multiusos de Tolosa, contado com a ilustre presença do deputado eleito pelo circulo de Portalegre Drº Luís Testa, o vice-Presidente da Câmara Engº Francisco Sena Cardoso e o Presidente da Junta de Freguesia de Tolosa Manuel Rodrigues Mourato.
A festa de inauguração teve animação musical dos artistas locais: Grupo “Toc’A Marchar” e momentos de poesia a cargo do poeta popular Srº Manuel Vences.
A autarquia assume esta obra como necessária, porque transformou aquela infra-estrutura, degradada há vários anos, num espaço multifuncional e que irá contemplar a possibilidade da realização de diversas actividades económicas, culturais e de lazer, para além da reactivação deste tradicional espaço de trocas comerciais, correspondendo desta forma às legítimas aspirações dos tolosanos.

Facebook Fotos
   
CMNisa Núcleo de Formação do Município
de Nisa
Desde de Maio de 2016, em parceria com o IEFP-Portalegre, o Município de Nisa mantém em funcionamento, nas antigas instalações do Agrupamento de Escolas de Nisa, um conjunto de cursos de formação dirigidos para a população jovem e desempregados de longa duração.
Após a conclusão da componente teórica do curso de formação da vida ativa/garantia jovem de Técnico de Apoio à Gestão, a autarquia de Nisa, tendo em vista o reforço no incentivo à formação contínua da sua população, acolhe 3 dos formandos deste curso, no Complexo Termal da Fadagosa de Nisa, onde desenvolverão o estágio curricular (120 dias), a iniciar no próximo dia 12 de Junho.
   
Lavagem e desinfecção de contentores do lixo em todo o concelho Lavagem e desinfecção de contentores do lixo em todo o concelho
Decorreu esta semana a lavagem e desinfecção de contentores do lixo em todo o concelho.
Esta operação de limpeza consta do plano anual de três lavagens, com desinfecção (interior e exterior) e desodorização dos contentores, evitando a formação de maus cheiros e mantendo as condições de higiene e salubridade necessárias, tanto dos equipamentos, como das próprias zonas circundantes, efectuadas pela empresa Recolte, envolvendo mais de 350 contentores.
Facebook Fotos
   
Obras de beneficiação da Estrada Municipal 359 Obras de beneficiação da Estrada Municipal 359, entre Montalvão e Nisa (continuam a bom ritmo)
As obras de beneficiação da Estrada Municipal 359, entre Montalvão e Nisa, adjudicado à empresa Construções JJR & Filhos, SA, pelo valor de 149.362,23€ e com prazo de execução de 90 dias, continuam a bom ritmo.
A intervenção visa promover melhorias nas condições de acessibilidade e segurança a todos os utentes desta importante via de comunicação de liga Montalvão à sede do concelho.

Facebook Fotos
   
Município de Nisa, em parceria com a ANMP, cuida do Ambiente e da saúde pública. Município de Nisa, em parceria com a ANMP, cuida do Ambiente e da saúde pública.
Desde do início do ano que o Município de Nisa em parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses tem vindo a desenvolver trabalho de diagnóstico e monitorização dos edifícios e equipamentos municipais, com vista à identificação, substituição, e remoção final em todos os locais onde esta identificada a presença de amianto. Desde logo, se acrescenta que no que respeita à rede de águas, em todas as localidades, onde o município interveio, durante este mandato, na requalificação de ruas, sempre procedeu à substituição das tubagens em Amianto por tubagens em PVC, salvaguardando assim, a saúde pública e o ambiente. Efectuado o levantamento e a caracterização dos edifícios públicos, estão a ser encontradas soluções, em articulação com a ANMP, para o financiamento e célere execução das intervenções, designadamente por via da reprogramação dos financiamentos do Portugal 2020, pela alteração dos programas e dos regulamentos vigentes. Independentemente das soluções que vieram a ser encontradas para todos os municípios, durante o presente ano a Câmara Municipal de Nisa está a desenvolver os procedimentos necessários, desde logo e para a substituição das coberturas de passageiros do concelho que contêm amianto e progressivamente serão intervencionados os outros locais identificados.
   
17 de junho | 9h
Todos os Caminhos vão dar a Nisa
Caminhada - Monte Claro - Nisa
ETAPA 4 - 10 km

Inscrições GRATUITAS
cartaz Cartaz
símbolo do Acrobat Ficha de Inscrição
símbolo do Acrobat Autorização de menores
Vídeo
   
Aviso à população
Persistência de valores elevados da temperatura máxima
Portugal Continental

Entre 16.06.17 e 18.06.2017
Acrobat
Informação
   
19 de junho a 8 de setembro
Academia de Férias Escolares
Inscrições dia 12 de junho, a partir das 9h30, nos Paços do Concelho de Nisa
cartaz Cartaz
   
Nisa: Festival de Jovens Talentos com enorme sucesso Nisa: Festival de Jovens Talentos com enorme sucesso
O palco do Cine-Teatro de Nisa recebeu na noite de 3 de Junho uma “chuva de estrelas”, com a realização da 1ª edição do Festival de Jovens Talentos, integrado na 37ª Feira do Livro de Nisa.
Na iniciativa participaram 37 jovens promessas da nossa terra, que revelaram os seus talentos, perante uma sala repleta.
Participaram:
Grupo de Sevilhanas (Dança), Daniel Feijão (Dança), Rodrigo e Dulce (Dança), Mafalda Matos, (Dança), Helena, Joana e Mafalda (Dança do Ventre), Madalena e Margarida (Dança Acrobática), Grupo de Flautas Mágicas (Musica), Guilherme Ferro (Magia), Salomé Mendes (Cantar), Matilde Marquês (Cantar), Ruben Ramos (Cantar) e Simão Matos (Bateria).

Facebook Fotos
   
Tolosa – “Requalificação de Ruas” Tolosa – “Requalificação de Ruas” (obras continuam a bom ritmo)
As obras de “Requalificação de Ruas em Tolosa”, envolvendo a Rua de São Pedro, Rua Mourato da Trindade e Rua do Chabouco, adjudicado à empresa local Crespo & Parreira, Lda., continuam a bom ritmo.
Facebook Fotos
   
Polidesportivo da Fonte Nova Nisa – Polidesportivo
(Obra em curso: restauro e pintura)

Decorre a obra de beneficiação e pintura da estrutura metálica e piso do Polidesportivo da Fonte Nova em Nisa.
Facebook Fotos
   
Montalvão – Azinhaga da Praça
de Touros (Fase final)

A obra de reposição de calçada na Azinhaga de acesso à Praça de Touros, em Montalvão, encontra-se em fase de conclusão.
Facebook Fotos
   
Alpalhão – Polidesportivo
(restauro e pintura - Conclusão)

Conclusão da obra de obra de beneficiação e pintura da estrutura metálica e piso do Polidesportivo de Alpalhão.
Facebook Fotos
   
Feira do Livro 37º Feira do livro de Nisa
Está a decorrer desde o dia 31 de maio e até 4 de Junho, no renovado Mercado municipal, a 37ª Feira do livro de Nisa.
Num ambiente animado e colorido os visitantes têm a oportunidade de desfrutar do contacto direto com mais de 5.000 livros e meia centena de editoras, para além de um conjunto de iniciativas culturais integradas no âmbito da feira. Como foi o caso da animação musical que teve lugar na noite do 1º dia (31 de Maio), com a actuação do Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa.

Facebook Fotos
   
Dia da Criança Dia Mundial da Criança em Nisa
A Praça da República em Nisa transformou-se, esta quinta-feira dia 1 de Junho (Dia Mundial da Criança), num verdadeiro “parque de diversões”, para receber a Festa da Criança 2017.
Entre um conjunto de barraquinhas, com animação de palhaços, malabaristas, cançonetistas e divertidos animadores, com diversos jogos como: Vira o Boneco, Fura-Balões, Matraquilhos e entre outros, com destaque para as coloridas e deliciosas pipocas que foram distribuídas a todas as crianças do Agrupamento de Escolas de Nisa, que animaram com a sua energia aquele espaço da vila ao longo da manhã.

Facebook Fotos
   
Nisa nos Jogos do Alto Alentejo
Nos dias 27 e 28 do passado mês de maio realizaram-se mais duas provas desportivas, inseridas nos Jogos do Alto Alentejo, envolvendo atletas do concelho de Nisa.
No sábado, dia 27, cerca de 60 duplas encheram o Parque da Piedade, em Elvas, para a fase distrital do Torneio da Malha. Foram três, as duplas nisenses que participaram na referida competição, com especial destaque para a equipa constituída pelos jogadores Joaquim Reisinho e João Reinaldo que alcançaram um honroso 4.° lugar.
Na manhã do dia 28, domingo, esteve em disputa a Milha, corrida rápida na distância de 1609 metros, que teve lugar em Seda, freguesia do concelho de Alter do Chão. O município de Nisa esteve representado por 3 jovens atletas que alcançaram brilhantes resultados, nomeadamente com a vitória categórica de Eduardo Fernandes no escalão Benjamins.

Facebook Fotos
   
“Literacia 3D” - Município de Nisa apoia Agrupamento de Escolas de Nisa
O Município de Nisa associou-se à iniciativa “LITERACIA 3D”, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, no passado dia 26 de Maio, em lisboa.
O evento organizado pela Porto Editora teve a participação, nesta fase, de sessenta concorrentes finalistas, entre os quais o aluno do Agrupamento de Escolas de Nisa, João Pedro Cardoso, em representação do distrito de Portalegre, na final nacional de leitura.
Estas provas consistem num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em três dimensões do saber: leitura, matemática e ciência.

Acrobat Fotos
   
11 de junho | domingo
Feira das Cerejas
Transporte Gratuito entre as Freguesias e Nisa
Largo da Devesa - Nisa
cartaz Horários e Locais
   
CMNisa Condicionamento de trânsito
na EM1176 (Alpalhão / Arês)
no dia 7 de Junho de 2017

Acrobat Informação
   
Espaço Multiusos de Tolosa 9 de junho | 18h15
Inauguração do Espaço Multiusos
de Tolosa

cartaz Cartaz
Acrobat Nota de Imprensa
   
4 de junho | 10h30
Workshop
Ervas Aromáticas: Cosmética Natural
e Terapéutica

Local: Mercado Municipal de Nisa
Integrado na 37ª Feira do Livro de Nisa
cartaz Cartaz
   
3 de junho | 16h
Apresentação do Livro
"Sistema Elétrico
Análise Técnico-Económica"

Presença do autor: Professor Doutor João Santana
Local: Mercado Municipal de Nisa
Integrado na 37ª Feira do Livro de Nisa
cartaz Cartaz
   
3 de junho | 21h30
Festival de Jovens Talentos - Nisa
cartaz Cartaz
   
31 de maio a 4 de junho
37ª Feira do Livro de Nisa
Local: Mercado Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
símbolo do Acrobat Nota de Imprensa
   
MAIO  
   
Todos os Caminhos Vão Dar a Nisa: Etapa 3 (Alpalhão – Nisa)
O Município de Nisa organizou no passado Sábado, 27 de Maio, a terceira de sete etapas do evento “Todos os Caminhos Vão Dar a Nisa”, que ligou Alpalhão a Nisa.
Participaram 67 caminheiros oriundos de vários pontos do país (Portalegre, Castelo Branco, Vila Nova da Barquinha, Lisboa, Loures, Sintra, Vila Velha de Rodão, Mação, Proença a Nova, Castelo de Vide, Gavião e Nisa).
O percurso teve início pelas 9 da manhã, no Largo da Devesa (junto ao Mercado) em Alpalhão, com um itinerário de cerca de 15 Km. Os caminheiros tiveram a oportunidade durante mais de 4 horas, desfrutar de mais um maravilhoso percurso pedestre, inserido no sublime e imenso território deste concelho, de uma beleza impar, entre veredas, ribeiras, pontões e antigos caminhos, passando pelo Poço Janeiro, a Tapada dos Eirinhas, no Pontão da Sardinheira- local do 1º abastecimento, a Vereda da Sardinheira, o Pontão João Viegas, as Fontainhas, na Dona Mariana – local do 2º abastecimento, a Fonte da cal, a Azinhaga da Água e com chegada a Nisa, perto das 13h30.
A jornada culminou com um almoço/convívio num dos restaurantes da vila de Nisa.
Acrobat
Fotos
   
Mercado de Tolosa Requalificação do Mercado de Tolosa,
em fase de acabamentos

Em fase de acabamentos, encontra-se a obra de “Requalificação do Mercado de Tolosa”, uma empreitada que visa transformar esta infra-estrutura, degrada há vários anos, num espaço multifuncional que contemplará a possibilidade da realização de diversas actividades económicas, culturais e de lazer, para além da reactivação deste tradicional espaço de trocas comerciais, correspondendo desta forma às legítimas aspirações dos tolosanos.
Acrobat Fotos
   
Ruas de Tolosa Requalificação de Ruas em Tolosa
Iniciaram-se esta semana (22 de Maio) as obras de “Requalificação de Ruas em Tolosa”, envolvendo a Rua de São Pedro, Rua Mourato da Trindade e Rua do Chabouco, adjudicado à empresa local Crespo & Parreira, Lda., pelo valor de 81.430,89€.
Além da operação nas presentes artérias, acresce a intervenção de regularização do piso e passeios, a executar brevemente, no troço da estrada nacional que atravessa Tolosa, denominada Rua Drº Gonçalves Proença.

Acrobat Fotos
   
Entrada Oeste de Alpalhão
em Fase de Acabamentos

Está a finalizar a obra de execução de passeios em calçada e rede de águas pluviais, integrada na Valorização Patrimonial e Arranjo Paisagístico dos Largos do Cruzeiro e do Calvário – Passeio Oeste, em Alpalhão.
A segurança dos peões, a melhoria do acesso à vila de Alpalhão, às moradias e à Unidade Hoteleira ali instalada constituíram os principais objectivos desta intervenção municipal.

Acrobat Fotos
   
“Caminho de acesso ao cais do Tejo, nas Portas de Rodão”
Iniciaram-se as obras de beneficiação do caminho de acesso ao cais do Tejo, na freguesia de Santana, adjudicado à empresa Urbigav – Construções e Engenharia, S.A., pelo valor de 43.229,52 € e prazo de execução de 60 dias. Esta intervenção enquadra-se no Projecto Integrado de Valorização do Tejo e Zonas Ribeirinhas, para alem de melhorar as condições de acessibilidade e segurança, visa aumentar e dinamizar a componente socioeconómica desta freguesia, na sua vertente turística, seguindo uma linha orientadora que o Município de Nisa tem desenvolvido neste mandato, de valorização do património cultural, ambiental, paisagístico e dos recursos endógenos do concelho.
Acrobat Fotos
   
Biotriturador Município de Nisa investe
na secção de Ambiente/Protecção Civil
Enquadrada na política municipal de ambiente e protecção civil, a Câmara Municipal de Nisa, adquiriu este mês (Maio), um Biotriturador Tipo TV1622P Classic profissional com alimentação hidráulica e descarga em altura, que permite efectuar trabalhos de manutenção rápidos e eficazes, provenientes do corte de sobrantes. Tritura qualquer tipo de madeira com diâmetro máximo de 18 cm, sendo a estilha resultante aproveitada como fertilizante orgânico.
Com esta aquisição se põe fim aos amontoados de sobrantes de podas efectuadas pela CM Nisa, no espaço envolvente à ETA de Stº António. Assim se cuida do ambiente e soluciona mais um problema que tem sido alvo, durante longos anos, de sucessivas reclamações.

Acrobat Fotos
   
Assinatura do Auto de Consignação da obra: “Enquadramento paisagístico da entrada Norte de Alpalhão – EN 18”
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Engº Francisco Sena Cardoso, assinou hoje, dia 23 de Maio, o auto de consignação: “Enquadramento paisagístico da entrada Norte de Alpalhão – EN 18”. Uma obra há muito desejada pela população desta vila e que vem enriquecer paisagisticamente a entrada norte de Alpalhão, dando-lhe a dignidade que merece.
Adjudicada à empresa Américo Rodrigues Rolo – Construções, pelo valor de 159.568,94€, com prazo de execução de 120 dias e a iniciar-se brevemente.
Além da valorização paisagística, irá acrescer àquela via, melhores condições de mobilidade, acessibilidade e segurança.

Acrobat Fotos
   
Município de Nisa apoia iniciativa “Coração Sénior, coração saudável”
Com o intuito de promover e estimular estilos de vida mais saudáveis, decorreu hoje, dia 23 de Maio, no Largo Dr. António Granja, em Nisa, a iniciativa “Coração Sénior, Coração Saudável”, organizada pela Farmácia Ferreira Pinto e contando com o apoio da Câmara Municipal de Nisa e a colaboração de várias IPSS do concelho.
A actividade consistiu numa aula de ginástica ao ar livre, envolvendo crianças e seniores, num ambiente alegre e descontraído.

Acrobat Fotos
   
Até 30 de maio
Exposição Coletiva
"CONTRASTES"

João Capote, Fernanda Ganhão e Regina Faria
Centro Cultural de Alpalhão
cartaz Cartaz
   
Até 31 de maio
Exposição
"Cláudia Bouquets"

de Cláudia Bizarro
Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
Feira do Queijo de Tolosa Município de Nisa apoia a XVIII Feira
do Queijo de Tolosa
No passado sábado, dia 20 de Maio, a Presidente da Câmara Municipal de Nisa Drª Idalina Trindade, o Vice-Presidente Engº Sena Cardoso, e o Presidente da Assembleia Municipal Prof. Drº João Santana estiveram presentes na XVIII Feira do Queijo de Tolosa.
 Um certame apoiado pela Câmara Municipal de Nisa, envolveu um conjunto de agentes socioeconómicos na divulgação e promoção dos produtos endógenos, principalmente o queijo de Tolosa.

Acrobat
Fotos
   
Séniores Caminhada Sénior dos Jogos do Alto Alentejo
Realizou-se no passado domingo dia 21 de Maio, em Nisa, com a presença da Presidente da Câmara de Nisa Drª Idalina Trindade, a Caminhada Sénior, integrada nos Jogos do Alto Alentejo, envolvendo três centenas de participantes dos concelhos de Ponte Sor, Gavião e Nisa.
Esta prova desportiva com concentração na Praça da República, junto à Biblioteca, decorreu num agradável percurso urbano, com visita a vários pontos de interesse cultural da vila de Nisa, como o museu do bordado e do barro, o posto de turismo, a peça "Valquíria Enxoval", os antigos lavadouros, a igreja matriz, o centro histórico e as portas da vila, com paragem no nosso requalificado Mercado Municipal para o tradicional "berenhol".
A prova encerrou com um animado almoço convívio, nas instalações do Parque de Viaturas do Município de Nisa.

Acrobat
Fotos
   
Até 30 de maio
Exposição Coletiva "CONTRASTES"
João Capote, Fernanda Ganhão e Regina Faria
Centro Cultural de Alpalhão
cartaz Cartaz
   
27 de maio | 9h
Todos os Caminhos vão dar a Nisa
Caminhada - Alpalhão - Nisa
ETAPA 3 - 15 km

Inscrições GRATUITAS (até 24 maio)
cartaz Cartaz
símbolo do Acrobat Ficha de Inscrição
símbolo do Acrobat Autorização de menores
Vídeo
   
Rua Montalvão Reposição de Calçada em Montalvão
A Câmara Municipal de Nisa está proceder a uma intervenção de reposição de calçada, na Azinhaga de acesso à Praça de Touros, em Montalvão, visando garantir conforto e segurança na circulação aos seus utilizadores.
Fotos
   
Rampa Mobilidade e segurança no acesso
à Igreja Matriz de Tolosa
A Câmara Municipal de Nisa construiu uma rampa de acesso à Igreja Matriz de Tolosa, com lajes em granito, de forma a aumentar a segurança e a mobilidade dos cidadãos, nomeadamente de pessoas com mobilidade condicionada.
Fotos
   
Presidente da Câmara Drª Idalina Trindade assina auto de consignação
da obra de “Requalificação de ruas em Tolosa”
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa Drª Idalina Trindade assinou, dia 18 de Maio, o auto de consignação para a execução da obra denominada “Requalificação de Ruas em Tolosa”, envolvendo as Ruas de São Pedro, Rua Mourato da Trindade e Rua do Chabouco, adjudicado à empresa local Crespo & Parreira, Lda., pelo valor de 81.430,89€.
A intervenção visa promover melhorias nas condições de acessibilidade e segurança a todos os utentes das duas primeiras vias e a instalação de um sistema separativo de esgotos na Rua do Chabouco para resolver o problema crónico de aluviamento dos terrenos e impedir que o efluente galgue através das tampas dos coletores domésticos.
   
Dia Internacional dos Museus Dia Internacional dos Museus em Nisa
Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio, a Câmara Municipal de Nisa, aliou-se às comemorações, recebendo no Museu do Bordado e do Barro, quatro turmas de alunos do 1º ciclo do agrupamento de Escolas de Nisa, com visita guiada pela Drª Carla Calado. Tiveram a oportunidade de apreciar todas as peças ali patentes e assistir a vídeos didácticos das várias actividades desenvolvidas pelos artesãos na construção de artefactos únicas, pertencentes ao nosso artesanato, e que se perpetuam através da memória coletiva. O grupo de cerca de 70 alunos mostraram-se muito interessados e participativos, animando aquele espaço museológico, com a sua presença.
Acrobat Nota de Imprensa nº 16
Fotos
   
Leituras e Memórias Câmara Municipal leva “Leituras e Memórias” às IPPSS’s do Concelho
A Câmara Municipal de Nisa através da Biblioteca Municipal, realiza mensalmente a iniciativa “Leituras e Memórias” em que envolveu os utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho, levando histórias através da leitura e canções , e reavivando as suas memórias . Esta acção assenta no pressuposto de que o envelhecimento ativo pode dar às pessoas idosas a oportunidade de continuarem a partilhar as suas experiências e viverem as suas vidas de maneira mais saudável, independente e preenchida possível.
Durante o mês de Maio, a história incidiu sobre o tema: “As Flores de Maio,” com a leitura do conto, “A rosa e o rapaz do violino”, de António Mota, com ilustração de Inês Massano e a participação sempre ativa de toda a população senior das instituições.

Acrobat
Fotos
   
TERMAS DE NISA
Abertura 6 de maio
Época Termal 2017
Acrobat Nota de Imprensa nº 14
Informações >>>
   
Jogo da malha NISA NOS JOGOS DE ALTO ALENTEJO - (Trail, Sueca e Malha)
No passado fim-de-semana, dias 13 e 14 de Maio, o Município de Nisa voltou a estar bem representado nas várias actividades desportivas, que decorreram no âmbito dos jogos do Alto Alentejo.
No Sábado 13 de Maio, 15 atletas em representação do concelho, participaram na prova de Trail, que teve lugar nos Mosteiros, concelho de Arronches, numa extensão de 15 km.
No Domingo, 14 de Maio, foi a vez dos amantes da Sueca colocarem em prática as suas habilidades. Em representação do Município de Nisa, estiveram presentes 4 duplas, que obtiveram as seguintes classificações:
- António Piedade/José Dinis Ribeirinho (16º lugar);
- Francisco Mateus/Francisco Mendes (29º lugar);
- José Cebola/Nelson Caeiro (36º lugar);
- Carlos Carita/Luís António (38º lugar).
Ainda na manhã de Domingo, na Av. D. Dinis em Nisa, decorreu a prova de acesso à fase distrital da Malha, com a participação de 7 duplas.

Fotos
   
MUNICÍPIO DE NISA OFERECE SERVIÇO GRATUITO DE WI-FI A PARTIR DA BIBLIOTECA MUNICIPAL
O Município Nisa adquiriu à PT-MEO, e após um período de testes, o serviço de Wi-Fi – rede sem fios, na biblioteca Municipal/Praça da República.
O hotspot que agora entra em funcionamento de forma segura, gratuita, ilimitada e sem necessidade de senhas, estará à disposição de todos aqueles que a ela queiram aceder, podendo fazê-lo num raio de cerca de 25 metros.(...)
Acrobat Nota de Imprensa
   
21 de maio | 9h
Jogos do Alto Alentejo
CAMINHADA
Praça da República - Nisa
cartaz Cartaz
   
Até 19 de maio
Leituras e Memórias
"Flores de Maio" - A Rosa e o Rapaz do Violino de António Mota
Biblioteca ao encontro das IPSS
cartaz Cartaz
   
Exposição Bouquets A NISENSE CLÁUDIA BIZARRO
EXPÕE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

No dia 8 de Maio, a Presidente da Câmara Drª Idalina Trindade e o Vice-Presidente Engº Sena Cardoso, inauguram a exposição “Cláudia Bouquets”, da autoria da jovem nisense Cláudia Bizarro, que expõe pela primeira vez ao público a sua arte, com peças únicas e diferentes. Destacamos os bouquets de noiva, as porta alianças, os castiçais, os candeeiros, os espelhos e as flores artificiais, entre outras peças decorativas, todas com acabamentos de excelência, onde predominam a aplicação de brilhantes, purpurinas, alfinetes de dama, perolas de luxo e rendas.
A inauguração da exposição contou ainda com a presença de um animado grupo de amigos da CERCI-Portalegre, representando uma coreografia alusiva ao evento.
A exposição estará patente ao público até final do mês, na Biblioteca Municipal de Nisa.
Fotos
   
Chá com letras - Alpalhão CHÁ COM LETRAS – ALPALHÃO
Na passada 2ª feira, dia 15 de Maio, realizou-se no Centro Cultural de Alpalhão, a iniciativa "Chá com Letras", sob o tema "Fado", contando com uma plateia muito participativa, e com presença da Presidente da Câmara Drª Idalina Trindade.
Fotos
   
Chá com Letras 15 de maio | 15h
Chá com Letras
"O Fado"

Centro Cultural de Alpalhão - Prof. José Mª Moura
cartaz Cartaz
   
Comemorações do Dia Distrital do Bombeiro - Nisa A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DRª IDALINA TRINDADE ENALTECE O VALOR DOS “SOLDADOS DA PAZ”, NO DIA DISTRITAL DO BOMBEIRO EM NISA
Decorreu hoje dia 6 de Maio, em Nisa, o Dia Distrital do Bombeiro. Do programa das comemorações, que se iniciou às 9 horas, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Nisa, com o hastear das bandeiras, às 10 horas recepção às entidades convidadas, na Praça da República; às 10:15h desfile apeado e motorizado e às 11 horas sessão solene no Cine-Teatro de Nisa, com a presença de S.E. o Secretário de Estado e da Administração Interna Drº Jorge Gomes, usando também da palavra a Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Drª Idalina Trindade, que enalteceu o valor sempre meritório dos soldados da paz.
Fotos
   
Nisa nos Jogos do Alto Alentejo NISA NOS JOGOS DO ALTO ALENTEJO
Mais um fim-de-semana de dupla jornada desportiva, inserida nos “Jogos do Alto Alentejo”, com a Hidroginástica Sénior e o Futsal Não Federados, ambas realizadas em St. António das Areias, concelho de Marvão.
Na tarde Sábado, na Piscina Municipal, 46 seniores das freguesias de Alpalhão e Tolosa representaram o Município de Nisa, juntando-se às congéneres de Marvão e Arronches para a realização de duas aulas de hidroginástica, onde além do exercício físico associado, a boa disposição foi a nota dominante.

Na manhã de domingo, dia 7 de Maio, foi a vez da equipa que representava o concelho de Nisa disputar o acesso à final do Futsal Não Federados. Os opositores eram os Municípios de Castelo de Vide e Marvão. Na primeira partida do dia, apesar do equilíbrio presenteado, Castelo de Vide acabou por se superiorizar aos anfitriões, vencendo por 2-1. A equipa de Nisa entrou em campo no segundo jogo defrontando a formação vencedora, Castelo de Vide. Sabendo que uma derrota implicaria o afastamento do 1.º lugar no grupo, os nisenses abordaram o jogo com algum nervosismo, especialmente do seu jovem guarda-redes, e apesar do ascendente pautado em toda a partida, consentiram muitos golos ao adversário, acabando por ser derrotados por 7-6. Assim sendo, o último jogo da manhã iria apenas servir para definir os segundos e terceiros lugares no grupo. E foi com uma equipa de Nisa bem mais descontraída que o seu melhor futsal acabou por vir ao de cima, "esmagando" a equipa de Marvão por 10-2.
Fotos
   
AUTO DE CONSIGNAÇÃO PARA EXECUÇÃO DO CAMINHO DE ACESSO AO CAIS DO TEJO - ARNEIRO PRESIDENTE DA CÂMARA DRª IDALINA TRINDADE ASSINA AUTO DE CONSIGNAÇÃO PARA EXECUÇÃO DO CAMINHO DE ACESSO AO CAIS DO TEJO - ARNEIRO
A Presidente da Câmara Drª Idalina Trindade assinou, dia 8 de Maio, o auto de consignação para a execução da obra denominada “Caminho de acesso ao cais do Tejo, nas Portas de Rodão”, freguesia de Santana, adjudicado à empresa Urbigav – Construções e Engenharia, S.A., pelo valor de 43.229,52 € e prazo de execução de 60 dias.  Esta intervenção enquadra-se no projecto integrado de valorização do Tejo e Zonas Ribeirinhas, para alem de melhorar as condições de acessibilidade e segurança, visa aumentar e dinamizar a componente socioeconómica desta freguesia, na sua vertente turística, seguindo uma linha orientadora que o Município de Nisa tem desenvolvido neste mandato, de valorização do património cultural, ambiental, paisagístico e dos recursos endógenos do concelho.
Fotos
   
Sábados com Histórias SÁBADOS COM HISTÓRIAS - MAIO
Decorreu na Biblioteca Municipal de Nisa e no Centro Cultural de Alpalhão, no passado dia 6 de Maio, mais um “Sábados com Histórias”, dirigido a crianças dos 3 aos 10 anos de idade. Com animação de leitura de Camy Ribeirinho e Dulce Vitorino, que narraram para os mais pequeninos “Histórias à Volta do Mundo”: - Contos Tradicionais do Brasil: A Aranha e o Quibungo e o Monstro Assobiador ”.
Fotos
   
Secretário de Estado da Administração Interna SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA VISITA NISA
O Secretário de Estado da Administração Interna, Dr. Jorge Gomes, estará, no próximo dia 6 de Maio, em visita ao concelho de Nisa, no âmbito das comemorações do Dia Distrital do Bombeiro. (...)
Acrobat Nota de Imprensa nº 13
   
6 de maio | 9h
Comemorações do Dia Distrital
do Bombeiro - Nisa

cartaz Cartaz
   
Sábados com Histórias 6 de maio
Sábados com Histórias
Histórias à volta do Mundo: Brasil
"A aranha e o Quibungo"
e "O Monstro Assobiador"

15h - Centro Cultural de Alpalhão
17h - Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
6 de maio | 17h
Futebol de Veteranos
Veteranos de Nisa vs CD Velha Guarda
S. Mamede

Campo de Jogos D. Mª Gabriela Vieira - Nisa
cartaz Cartaz
   
ABRIL  
   
Assinatura de Protocolo MUNICÍPIO DE NISA ASSINA PROTOCOLO PARA A CRIAÇÃO
DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DO CAMINHO DE SANTIAGO

No passado dia 26 de Abril, em Vila Pouca de Aguiar, o Município de Nisa conjuntamente com outras 35 entidades firmaram um protocolo de colaboração para a criação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.
O protocolo agora assinado, visa estabelecer uma cooperação entre as várias entidades envolvidas, com o propósito de efectuar o reconhecimento do percurso nos respectivos territórios e elencar pontos de interesse, de forma a dinamiza-los.

Fotos
   
ILUMINAÇÃO DA MURALHA DA PORTA DA VILA
O Município de Nisa, na sua estratégia de valorização e conservação do património edificado, concluiu em 27 de abril, a obra de iluminação da Muralha da Porta da Vila (restos da muralha da vila, século XIV) de Nisa, classificado como Monumento Nacional desde 1922. A iluminação deste ex-libris da vila, dará o reconhecimento noturno da muralha/torre, como principal realce o arco/porta e escadas, com projetores no pavimento e no corrimão com recurso a réguas led, criando-se um efeito de túnel iluminado.
Fotos
   
Sarau O MUNICÍPIO DE NISA É REPRESENTADO COM GRANDE ENTUSIASMO NOS JOGOS DO ALTO ALENTEJO
A equipa de Veteranos do G.D.R. Alpalhoense que representou o concelho de Nisa na modalidade de Futebol de 7 Veteranos, cujo torneio se realizou no dia 22 de Abril, no campo de futebol Berta Courinha, em Montargil, conseguiu atingir o pódio, ficando em 3º lugar no evento, fruto da sua abnegação e mentalidade ganhadora.
No dia 29 de Abril, no Pavilhão Gimnodesportivo de Ponte Sor decorreu o sarau Sénior com a participação do Grupo ActivSenior do Município de Nisa que com energia e vivacidade teve uma atuação brilhante. Apresentando coreografias que se pautaram pela forma ativa como se envolveram nesta actividade lúdico-desportiva.
No mesmo dia, no Pavilhão Municipal de Castelo de Vide, o torneio de Gira Vólei, com a presença de mais de 70 participantes, entre os quais 14 atletas do concelho de Nisa, tendo conquistado dois primeiros, um segundo e um terceiro lugar, fruto de muito trabalho e motivação.
Os dois primeiros lugares irão disputar a fase nacional de gira vólei, no dia 17 e 18 Junho.
No dia 30 de Abril, na sede do Sporting Clube de Nisa, decorreu o Torneio de Sueca, envolvendo 13 equipas, num convívio com boa disposição que marcou mais um evento inserido no âmbito dos Jogos do Alto Alentejo.

Fotos
   
Chá com Letras CHÁ COM LETRAS
Na passada 5ª feira, dia 27 de Abril, realizou-se na Biblioteca Municipal de Nisa, a iniciativa "Chá com Letras", sob o tema "Antes e depois do 25 de Abril", contando com uma plateia muito animada e participativa.
Fotos
   
No 43º aniversário do 25 Abril:
População saiu à rua para assistir às Iniciativas do Município de Nisa

O 43º aniversário do 25 de Abril foi assinalado em Nisa com várias iniciativas promovidas pela Câmara Municipal, mobilizando toda a população.
Na noite de 24 de Abril, a Praça da República encheu-se de gente, para assistir a um magnífico espectáculo musical/ pirotécnico alusivo ao momento, preenchendo o coração da vila com luz e cor, ao som das músicas que marcaram a revolução dos cravos. (...)

Fotos - 25 de abril
Fotos - 24 de abril
Vídeo (Fogo de Artifício)
   
Presidente da Câmara Dr.ª Idalina Trindade inaugura obra necessária no Bairro da Cevadeira
Seguindo o lema “trabalhamos para as pessoas”, a Presidente da Câmara Municipal de Nisa Dr.ª Idalina Trindade inaugurou mais uma obra necessária e há muito aguardada, ouvindo mais uma vez a voz do povo. A data marca a liberdade, 25 Abril, mas também a concretização de uma obra tão desejada por todos os habitantes do Bairro da Cevadeira. Foi também atribuída o nome de Rua Nova do Bairro da Cevadeira a uma nova artéria deste bairro, que foi objecto de profunda intervenção com a colocação de pavimento betuminoso.
Fotos
   
   
   
Primeiro-Ministro visita Nisa PRIMEIRO-MINISTRO ANTÓNIO COSTA VISITA NISA
O Primeiro-Ministro Dr. António Costa esteve presente, no passado dia 28 de Abril, em visita oficial ao concelho de Nisa, fazendo-se acompanhar pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, tendo sido recebidos de forma entusiasta pela população. Iniciando o percurso no Centro Escolar de Nisa, com o descerramento de placa alusiva à homenagem ao Professor José Tomás Bruno e seguindo para a Freguesia de Santana, onde inaugurou o Centro Interpretativo do Conhal do Arneiro.
Fotos
Acrobat Nota de Imprensa nº12
Acrobat Nota de Imprensa nº11
   
28 de abril | 15h30
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa tem a honra de CONVIDAR a população a participar na inauguração do Centro Interpretativo do Conhal, com a presença de S. E. o Primeiro-Ministro, Dr. António Costa.
cartaz Cartaz
   
28 de abril | 14h30
Visita ao Centro Escolar de Nisa
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa tem a honra de CONVIDAR a população a participar na Visita ao Centro Escolar de Nisa, com a presença de S. E. o Primeiro-Ministro, Dr. António Costa.
cartaz Cartaz
   
27 de abril | 15h
Chá com Letras
"Antes e depois do 25 de Abril"

cartaz Cartaz
   
PRIMEIRO-MINISTRO ANTÓNIO COSTA VISITA NISA
O Primeiro-Ministro Dr. António Costa estará, no próximo dia 28 de Abril, em visita oficial ao concelho de Nisa.
símbolo do Acrobat Nota de Imprensa
   
28 de abril - 14h - Cine-Teatro de Nisa
Transporte Gratuito
O Município de Nisa disponibiliza transporte gratuito para a visita oficial de S.E. o Primeiro-Ministro, António Costa ao Centro Escolar de Nisa e ao Centro Interpretativo do Conhal no Arneiro.
cartaz Cartaz
   
Assinatura Auto EM359 Presidente da Câmara Idalina Trindade assina Auto de Consignação para execução das Obras na Estrada
de Montalvão/Nisa

A Presidente da Câmara Municipal de Nisa Drª Idalina Trindade assinou hoje, dia 20 de Abril, o auto de consignação para as obras de beneficiação da Estrada Municipal 359, entre Montalvão e Nisa, adjudicado à empresa Construções JJR & Filhos, SA, pelo valor de 149.362,23€ e prazo de execução de 90 dias.
A intervenção visa promover melhorias nas condições de acessibilidade e segurança a todos os utentes desta importante via de comunicação que liga Montalvão à sede do concelho.

Fotos
   
Somos Portugal Município de Nisa promove artes e tradições na TVI – “Somos Portugal”
Pelo 2º ano consecutivo o Município de Nisa alia-se ao programa líder de audiências “Somos Portugal” da TVI, com o objectivo de promover as artes e tradições deste concelho do Alto Alentejo. (...)
Fotos
Vídeo
símbolo do Acrobat Nota de Imprensa
   
ABRIL – Mês (Azul) da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância ABRIL – Mês (Azul) da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
A Câmara Municipal de Nisa, a comissão de Protecção de Crianças e Jovens e as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho associaram-se ao Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, assinalado durante o mês de Abril, através da campanha do “Laço Azul”.
Como forma de sensibilizar a população para esta problemática e reforçar o simbolismo desta campanha, foi lançado o desafio às IPSS do concelho para a realização de laços azuis a fim de ficarem expostos nas diversas instituições e nos edifícios públicos e privados.
Fotos
   
Assinatura Auto EM359 Presidente da Câmara Idalina Trindade assina Auto de Consignação para execução das Obras na Estrada
de Montalvão/Nisa

A Presidente da Câmara Municipal de Nisa Drª Idalina Trindade assinou hoje, dia 20 de Abril, o auto de consignação para as obras de beneficiação da Estrada Municipal 359, entre Montalvão e Nisa, adjudicado à empresa Construções JJR & Filhos, SA, pelo valor de 149.362,23€ e prazo de execução de 90 dias.
A intervenção visa promover melhorias nas condições de acessibilidade e segurança a todos os utentes desta importante via de comunicação que liga Montalvão à sede do concelho.

Fotos
   
Academia de Férias – Páscoa 2017
Decorreu entre 5 e 18 de Abril mais uma edição da Academia de Férias, envolvendo um conjunto de crianças em idade escolar, na ocupação dos seus tempos livres, no período das férias da páscoa.
O programa da academia foi organizado pela Biblioteca Municipal, destacando-se a actividade de Parceria com a CPCJ (Laço Azul/Prevenção dos maus tratos na infância), as brincadeiras no parque, a visita à Coudelaria Ribeirinho Paralta, à piscina, ao cinema ou o atelier da dança, entre outras.
Fotos
   
No 43º aniversário do 25 Abril:
População saiu à rua para assistir às Iniciativas do Município de Nisa

O 43º aniversário do 25 de Abril foi assinalado em Nisa com várias iniciativas promovidas pela Câmara Municipal, mobilizando toda a população.
Na noite de 24 de Abril, a Praça da República encheu-se de gente, para assistir a um magnífico espectáculo musical/ pirotécnico alusivo ao momento, preenchendo o coração da vila com luz e cor, ao som das músicas que marcaram a revolução dos cravos. (...)

Fotos - 25 de abril
Fotos - 24 de abril
Vídeo (Fogo de Artifício)
   
Presidente da Câmara Dr.ª Idalina Trindade inaugura obra necessária no Bairro da Cevadeira
Seguindo o lema “trabalhamos para as pessoas”, a Presidente da Câmara Municipal de Nisa Dr.ª Idalina Trindade inaugurou mais uma obra necessária e há muito aguardada, ouvindo mais uma vez a voz do povo. A data marca a liberdade, 25 Abril, mas também a concretização de uma obra tão desejada por todos os habitantes do Bairro da Cevadeira. Foi também atribuída o nome de Rua Nova do Bairro da Cevadeira a uma nova artéria deste bairro, que foi objecto de profunda intervenção com a colocação de pavimento betuminoso.
Fotos
   
25 de abril | 15h30
Inauguração
Arranjo Paisagístico e Patrimonial
do Bairro da Cevadeira

cartaz Cartaz
   
Futebol Veteranos 22 de abril | 15h30
Torneio de Futebol de Veteranos
"Vila de Nisa"
- Veteranos do Sport Nisa e Benfica
- Veteranos SC Campomaiorense
- Veteranos ADS São Paulo (Madeira)

Campo de Jogos D. Mª Gabriela Vieira - Nisa
cartaz Cartaz
   
Comemorações do 43º aniversário
do 25 de Abril em Nisa

cartaz Cartaz
símbolo do Acrobat
Nota de Imprensa
   
Lojas no Mercado Municipal de Nisa Concurso Público para atribuição de Lojas no
Mercado Municipal de Nisa
Acrobat
Edital nº 41
Acrobat Lojas a concurso
   
CMNisa

Tolerância de Ponto
Nossa Senhora dos Prazeres

Acrobat Despacho

Recolha de Lixo
nos fins de semana
dos Feriados da Páscoa e 1º de Maio

Acrobat Informação

   
Cicloturismo Cicloturismo faz sucesso nos Jogos do Alto Alentejo
No passado domingo, 9 de Abril, o município de Nisa recebeu e organizou, conjuntamente com o Grupo Ciclo Alpalhoense a prova de Cicloturismo integrada nos XVI Jogos do Alto Alentejo 2017, promovidos pela CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. A iniciativa desportiva teve início e termo em Alpalhão, com um percurso de 50 km, numa paisagem deslumbrante de cor e património, que levou os cerca de 120 cicloturistas a passar junto à anta de S.Gens, entrando em Arez com direcção a Nisa, onde teve lugar o reabastecimento de forças para o resto da viagem, cujo destino levou os atletas até Tolosa e o regresso ao ponto de origem.
O convívio que teve lugar em Alpalhão juntou todos os participantes e respectivas comitivas enchendo por completo o espaço que serviu para retemperar de forças e confraternização salutar entre organizações e intervenientes neste grande evento.
Fotos
   
5 a 18 de abril
Academia de Férias da Páscoa
Inscrições a partir do dia 27 de março
Limitado a 30 crianças
cartaz Cartaz
símbolo do Acrobat Programação
   
Limpeza dos terrenos florestais Até 15 de abril
Limpe os terrenos florestais a 50 metros de edifícios
Acrobat Informação
   
17 de abril | 9h
Romaria de Nª Srª da Graça
Padroeira da Vila de Nisa

cartaz Cartaz
   
17 de abril | 15h às 16h e das 17h às 20h
Romaria da Srª da Graça - Nisa
Animação com o Grupo Musical
Óasis Trio

cartaz Cartaz
   
17 de abril - Feriado Municipal
Romarias no Concelho de Nisa
cartaz Cartaz
   
16 de abril (Domingo de Páscoa)
14h às 20h

SOMOS PORTUGAL em direto de NISA
Participe no Programa
Venha conhecer o melhor de Nisa

cartaz Transporte Gratuito cedido pelo Município - Horários
   
CMNisa

INFORMAÇÃO
Informa-se a população que o Mercado Municipal estará encerrado no Domingo de Páscoa, dia 16 de abril de 2017

TRANSPORTE PARA A ROMARIA
DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA

Considerando a tradição popular de deslocação à capela de Nossa Senhora da Graça para participação na romaria e celebrações religiosas, no próximo dia 17 de abril, a Câmara Municipal disponibiliza, gratuitamente, transporte a partir de Nisa e vice-versa.
Acrobat Horários

   
Licores da Néné A Presidente da Câmara Municipal felicita “Licores da Nené”
A Presidente da Câmara Municipal felicita Manuela Semedo Louro – Licores da Nené, pela conquista do Prémio – “Menção Honrosa” atribuída ao licor de framboesa, no âmbito do concurso “O Melhor Licor Tradicional”, que decorreu entre os dias 31 de Março a 5 de Abril, na XVII Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre.
   
Caminhada Todos os Caminhos Vão Dar a Nisa:
Etapa 2 (Montalvão – Nisa)

O Município de Nisa organizou no passado domingo, 2 de Abril, a segunda de sete etapas do evento “Todos os Caminhos Vão Dar a Nisa”, que ligou Montalvão à sede de concelho!
Participaram 60 caminheiros de Nisa, Cedillo (Espanha), Vila Nova da Barquinha, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Gavião, Portalegre, Maia, Coimbra, Castelo de Vide e Fundão.
O percurso teve início no castelo de Montalvão, antigo reduto templário, passou pelos Montes da Fonte da Feia, do Pai Lázaro e da Lameira Larga. O percurso cruzou ainda o Cabeço da Atalaia, o dique da Albufeira do Racheiro, o Couto do Cabeço da Ordem, a Carreira Velha, o pontão antigo do Ribeiro de S. André (vulgo do “Vale da Boga”), entrou em Nisa pelo antigo caminho para Montalvão, “Alto de Santa Luzia” e Porta de Montalvão.
Esta caminhada teve ainda a particularidade de ter atravessado cinco linhas de água: os ribeiros do Ficalho, do Feverlo, do Nisorro (ou da Matadeira), de S. André e a Ribeira de Nisa!
Foram 18,5 km plenos de história e de natureza em estado puro, percurso que teve 3 reabastecimentos, ao km 5 no Monte do Pai Lázaro, ao km 9 no Monte da Lameira Larga e ao km 14 na Albufeira do Racheiro.
A jornada de convívio culminou com um almoço num dos restaurantes de Nisa.
Fotos
   
Feira dos Enchidos XX Feira dos Enchidos de Alpalhão
No passado sábado, dia 1 do Abril, a Presidente da Câmara Municipal de Nisa Drª Idalina Trindade e o Vice-Presidente Engº Sena Cardoso, estiveram presentes na XX Feira dos Enchidos de Alpalhão.
Um certame apoiado pela Câmara Municipal de Nisa e que envolve um conjunto de agentes socioeconómicos na divulgação e promoção do saber-fazer das nossas gentes, cuja paixão pela arte salsicheira permanece bem viva em Alpalhão.
Fotos
   
NOVO INVESTIMENTO DE TURISMO EM NISA NOVO INVESTIMENTO DE TURISMO EM NISA
Encontra-se em fase de apreciação para licenciamento, o projecto “Empreendimento de Turismo no Espaço Rural/Casa da Fazenda”, com 6 unidades de alojamento, requerido por José António de Sousa Miranda, director de uma unidade fabril de papel, instalada em Vila Velha de Rodão.
O novo empreendimento fica situado na margem esquerda do rio Tejo, junto à ponte entre Vila Velha de Rodão e Nisa e contempla a recuperação de antigos armazéns de actividade industrial. Após parecer inicial negativo da APA – Agência Portuguesa de Ambiente e da CCDR-Alentejo no âmbito da audiência prévia foram entregues no passado dia 7 de Março de 2017, na Câmara Municipal de Nisa, as alterações de acordo com o determinado por aquelas duas entidades, às quais foram prontamente remetidas, aguardando-se a respectiva pronuncia para aprovação do projecto e licenciamento da obra.
Este investimento no concelho de Nisa corresponde à estratégia delineada por esta gestão autárquica, de valorização do Rio Tejo e Zonas Ribeirinhas, estando a mesma a ser acompanhada com muito entusiasmo, numa profícua parceria entre territórios, instituições e pessoas, unidas pela grandeza do Monumento Natural das Portas de Ródão!
   
Leituras e Memórias Câmara Municipal leva “Leituras e Memórias” às IPPSS’s do Concelho
Sob o pressuposto de que o envelhecimento ativo pode dar às pessoas idosas a oportunidade de continuarem a partilhar as suas experiências e viverem as suas vidas de maneira mais saudável, independente e preenchida possível, a Câmara Municipal de Nisa através de um planeamento de carácter regular, realiza a iniciativa “Leituras e Memórias” em que envolve todas as IPSS’s do concelho, levando histórias através da leitura e canções e reavivando memórias.
Durante o mês de Março, a história incidiu sobre o tema: “Árvores nossas amigas,” com a leitura do conto, “A árvore encantada”, de Carla Morais e a participação sempre ativa dos utentes que torna a iniciativa muito aprazível, sendo os próprios participantes que solicitam temas a recordar.
Fotos
   
Sábados com Histórias Sábados com Histórias
Decorreu na Biblioteca Municipal de Nisa, no passado dia 1 do Abril, mais um “Sábados com Histórias”, dirigido a crianças dos 3 aos 10 anos de idade. Com animação de leitura de Camy Ribeirinho e Dulce Vitorino, que narraram a história “O Patinho Feio” de Hans Christian Andersen.
Fotos
   
Contratos Município apoia Artes e Tradições
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Drª Idalina Trindade, assinou no dia 29 de março, dois contractos de comodato, estando também presente no acto, o vice-presidente Engº Sena Cardoso. Foi celebrado um contrato com a Comissão de Festas de Salavessa, para cedência a título gratuito, das instalações da antiga escola primária, e outro contrato com a Srª Maria Denis Pereira Carmo, para cedência de espaço no Mercado Municipal, para exercício da sua actividade como artesã.
Fotos
   
Até 8 de abril
Exposição de Desenhos e Pintura
de Tânia Reis

Centro Cultural de Alpalhão
cartaz Cartaz
   
9 de abril | 9h
Cicloturismo
XVI Jogos do Alto Alentejo 2017
Alpalhão

cartaz Cartaz
   
Até 7 de abril
Sénior. net
Tecnologias de Informação
para Seniores

cartaz Cartaz - Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz - Centro Cultural de Alpalhão
   
2 de abril | 8h30
Todos os Caminhos vão dar a Nisa
Caminhada - Montalvão - Nisa
ETAPA 2 - 19 km

Inscrições GRATUITAS
cartaz Cartaz
símbolo do Acrobat Ficha de Inscrição
símbolo do Acrobat Autorização de menores
   
MARÇO  
   
Terminal rodoviário Concurso Público
para Concessão da Exploração
do Terminal Rodoviário

Acrobat
Edital nº 34
Acrobat
Caderno de Encargos
Acrobat
Programa de Procedimento
   
Vacinação contra a Gripe Proteja-se da Gripe!
Este inverno não deixe que a gripe o apanhe desprevenido.
Tem 65 anos ou mais?
Vacine-se gratuitamente no Centro de Saúde.
De outubro até ao final do Inverno.
cartaz Cartaz
   
Nisa com excelente prestação nas Provas de Natação na XVI edição dos Jogos do Alto Alentejo
Realizou-se no dia 26 de março, em Castelo de Vide, o torneio de natação para atletas não federados, inserido na XVI Edição dos Jogos do Alto Alentejo.
O Município de Nisa esteve presente com 18 alunos, da Escola Municipal de Natação, os quais obtiveram classificações muito honrosas, fruto de um longo e profícuo trabalho desenvolvido pelo sector do desporto da Câmara Municipal de Nisa.
A Presidente da Câmara, Drª Idalina Trindade, felicita todos os atletas, pelos excelentes resultados obtidos, nestas provas, demostrando claramente que para além do grande momento formativo que foi proporcionado às crianças e aos jovens atletas, a aposta no desporto tem futuro, no nosso concelho.(...)

Fotos
   
Nisa regressa aos jogos do Alto Alentejo com participação reforçada
Após um interregno, o Município de Nisa, volta a participar nos Jogos do Alto Alentejo, o evento organizado pela CIMAA - Comunidade Intermunicipal do alto Alentejo, entre os dias 5 de Março e 1 de Julho de 2017.
Da extensa programação, que inclui mais de 20 modalidades desportivas e a participação de cerca de 600 atletas com idades compreendidas entre os 6 e os 90 anos, decorrerá em vários locais do distrito de Portalegre.(...)
Fotos
   
Município de Nisa participa no projecto “Floresta Comum"
No dia 24 de Março, com presença da Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Drª Idalina Trindade e do Vice-Presidente Engº Sena Cardoso, decorreu uma plantação de árvores inserida no projecto ”Floresta Comum” – uma parceria da Quercus, do Instituto Conservação da Natureza e Floresta, do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e da Associação dos Municípios Portugueses, que tem como objectivo fomentar a reflorestação com espécies autóctones e com altos índices de biodiversidade.
Foram plantados 320 Carvalhos (Quercus pyrenaica), provenientes dos Viveiros Florestais do Estado, na Zona envolvente ao complexo Termal de Nisa, tendo participado na iniciativa uma turma de alunos do 1º Ciclo de Agrupamento de Escolas de Nisa e duas turmas do “ActivSénior”.
Fotos
   
Dia Internacional das Florestas Nisa comemora o Dia Internacional das Florestas
A Câmara Municipal de Nisa assinalou o Dia Internacional das Florestas com várias actividades, que decorreram durante a manhã do dia 21 de Março, na Praça da República. Envolvendo os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do agrupamento de escolas de Nisa e as crianças da Santa Casa da Misericórdia de Nisa, no sentido de as sensibilizar para a importância da floresta e sua preservação. A Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Drª Idalina Trindade, acompanhou o evento junto às crianças, enquanto houve a plantação de árvores junto à Biblioteca, a demonstração equina e o baptismo a cavalo pela Coudelaria Ribeirinho Paralta, fazendo no final uma distribuição de árvores autóctones e vários brindes.
O acontecimento contou com a colaboração dos Sapadores Florestais do Município, Bombeiros Voluntários de Nisa, GNR (SEPNA e Escola Segura), Quinta do Figueiró, Canil da Carreira Velha (Rafeiro Alentejano), APILEGRE e VALNOR.

Fotos
símbolo do Acrobat Nota de Imprensa
   
31 de março e 1 de abril
XX Feira dos Enchidos de Alpalhão
Mercado de Alpalhão
cartaz Cartaz
   
março
Hora do Conto
Os mais belos contos
"Mil e Uma Noites - O Bobo do Sultão"

Mediante marcação prévia
cartaz Cartaz
Fotos
   
Até 31 de março
Exposição
"Nisa na Voz dos Poetas Populares"

Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
1 de abril | 17h
Sábados com Histórias
Histórias à volta do Mundo: Dinamarca: "O Patinho Feio"
de Hans Christian Andersen
Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
CÂMARA MUNICIPAL DE NISA APOIA A  “XVIII ROTA DO CONTRABANDO / RUTA DEL CONTRABANDO”
Decorreu no passado Sábado, dia 25 de março, ao longo de 16 km, entre Cedilho (Espanha) e Montalvão (Portugal), a “XVIII ROTA DO CONTRABANDO”, uma organização da INIJOVEM – Associação para Iniciativas para a Juventude de Nisa, que conta, desde sempre, com o apoio da Câmara Municipal de Nisa, fazendo-se representar pelo Vice-Presidente Engº Sena Cardoso.
Envolvendo este evento um dispositivo de grande envergadura, e como sabemos, a Câmara Municipal de Nisa, alocou mais uma vez, um conjunto de material e apoio logístico, num valor superior a 3 mil euros (3.261,70€) a esta iniciativa (...)
Fotos
   
Município colabora nas atividades sacras Município colabora nas atividades sacras
Decorreu no passado domingo (19/03), em Nisa, a tradicional procissão do Senhor dos Passos. A Câmara Municipal de Nisa colaborou com o evento, providenciando o embelezamento de uma das principais artérias da vila (Rua Júlio Basso), com flores de cor alusiva ao momento. Tendo igualmente providenciado o desvio do trânsito local durante o período de celebração.
Fotos
   
Nisa na BTL: Nisa na BTL - 19 de março
Momentos Finais, Toca a Marchar de Tolosa, os nossos produtos, os nossos produtores e… sorrisos com a nossa arte!
Fotos
Acrobat Nota de Imprensa
   
Nisa na BTL: Nisa na BTL - 18 de março
Contradanças de Alpalhão e Bombos de Nisa – Gestos, Trajes, Ritmos e Sonoridades atraem visitantes!
Fotos
   
A alma do nosso povo na BTL! A alma do nosso povo na BTL!
Vídeo
   
BTL'2017: Stand do Município de Nisa na Televisão BTL'2017: Stand do Município de Nisa na Televisão
Vídeo
   
Chá com Letras Alpalhão: Chá com Letras
no Centro Cultural

Na passada 6ª feira, dia 17 de março, realizou-se no Centro Cultural de Alpalhão, a iniciativa "Chá com Letras", sob o tema "Flores do Meu Jardim", contando com uma plateia animada e muito participativa.
Fotos
   
Auto Passeios de Alpalhão Assinatura do Auto de Consignação para execução de passeios em calçada, rede de águas pluviais e execução de base para assentamento de esculturas, em Alpalhão
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa assinou hoje, dia 17 de março, o auto de consignação para Valorização Patrimonial e Arranjo Paisagístico dos Largos do Cruzeiro e do Calvário – Passeio Oeste, à empresa Américo Rodrigues Rolo – Construções, que iniciará as obras de execução de passeios em calçada, rede de águas pluviais e execução de base para assentamento de esculturas, em Alpalhão.
A intervenção visa promover melhorias nas condições de mobilidade, acessibilidade e segurança da população da freguesia de Alpalhão.

Fotos
   
Entrevista Nisa: harmonia entre paisagem e cultura
Acrobat Entrevista da Presidente da Câmara
à Revista Portugal Inovador
   
NISA PRESENTE NA BTL
PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO

A edição de 2017 da maior feira do Turismo Nacional já está a mexer, a 29ª Bolsa de Turismo de Lisboa decorre entre os dias 15 a 19 de março de 2017, na FIL e a Câmara Municipal de Nisa, pelo terceiro ano consecutivo, está presente apresentando o que de melhor se faz o nosso concelho.
Acrobat Nota de Imprensa
Fotos - Dias 15, 16 e 17
   
Até 27 de março
Leituras e Memórias
Biblioteca ao encontro das IPSS

Leitura da História: "A Árvore Encantada"
cartaz Cartaz
   
25 de março
XVIII Rota do Contrabando
Percurso Pedestre Transfronteiriço em Travessia
CEDILLO - MONTALVÃO

Informações
   
Dia das Florestas 21 de março | 9h30-12h
Comemoração do Dia Internacional
das Florestas

Praça da República
cartaz Cartaz
   
19 de março
Feira dos Passos
Largo da Devesa
cartaz Transporte gratuito - entre Freguesias e Nisa - Horários e Locais
   
17 de março | 15h
Chá com Letras
"Flores do meu Jardim"

Centro Cultural de Alpalhão
cartaz Cartaz
   
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
A 8 de Março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, para marcar esta data, a Srª Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Dr.ª Idalina Trindade, distribuiu, durante o dia, flores a todas as mulheres do concelho de Nisa, com enfoco especial às funcionárias da autarquia, das IPSS’s, do comércio local e de outras instituições. Não esquecendo os restantes 364 dias do ano, em que se verificam, muitas vezes, atentados à dignidade das mulheres, como:
- As desigualdades salariais e no acesso à educação; a desvalorização das tarefas extralaborais; a violência e os maus tratos constantes; os desequilíbrios parentais; os preconceitos sexistas; ou a mutilação genital feminina, entre outras, de que são alvo diariamente.
Construir uma sociedade mais justa e igualitária é celebrar este dia, com todas as mulheres!
Fotos
   
Dia da Mulher na Biblioteca Dia da Mulher na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal de Nisa comemorou o Dia Internacional da Mulher com uma exposição bibliográfica alusiva ao tema e com um mural onde as mulheres puderam deixar algumas citações sobre esse dia, no final “Sorrisos para a Foto”…todas tiraram uma fotografia para mais tarde recordar!
Fotos
   
Tejo – Um Rio vivo, um lugar vivido Tejo – Um Rio vivo, um lugar vivido
A melhoria da qualidade do rio, a valorização paisagística das suas margens, a requalificação dos núcleos ribeirinhos e o desenvolvimento económico e social das respetivas comunidades, numa ótica de sustentabilidade, constituem objectivos a desenvolver num plano de cooperação institucional e empresarial em que o Município de Nisa reconstitui como um parceiro interveniente e proativo.
Acrobat Nota da Presidência
   
Tejo e Turismo na agenda do Município - Projeto de WELLNESS Turismo em Montalvão e valorização do Rio Tejo e Zonas Ribeirinhas
Presidente e Vice-Presidente da Câmara reuniram com Presidente da ERTA Dr. Ceia da Silva. Na agenda a apresentação do Projeto WELLNESS Turismo, de excelente qualidade e já aprovado pela Câmara que irá ser instalado na Tapada da Queijeira em Montalvão promovido pela empresária Drª Margarida Camões.
Integrado na estratégia municipal de promoção do Tejo e suas zonas ribeirinhas enquanto elementos de património natural e cultural com elevado potencial turístico, foi apresentado o Projecto da Autarquia “Valorização do Tejo e Zonas Ribeirinhas” que comporta 5 acções: Trilho da Mina de Ouro do Conhal, Extensão do Pr1 – Trilho das Jans (Passadiço e Miradouro do Figueiró), Caminho do Cais do Tejo às Portas de Rodão, Valorização da envolvente à Barca da Amieira, Divulgação e Merchandising para o Centro Interpretativo do Conhal.

Fotos
   
Entrevista "Grande Entrevista a Idalina Trindade
para o Jornal Alto Alentejo"

Acrobat Entrevista
   
Palmeira Palmeira do Jardim de Nisa
Por questões sanitárias e de segurança, a Câmara Municipal de Nisa mandou proceder ao abate de uma palmeira das Canárias situada no Jardim público de Nisa. O exemplar, com dezenas de anos e cerca de 15 metros de altura, constituiu um ex-libris naquela zona do Jardim, no entanto não resistiu à praga de escaravelho vermelho que tem afectado esta espécie e dizimados milhares de palmeiras em todo o país. A operação, de alguma complexidade, esteve a cargo dos sapadores florestais.
Fotos
   
Todos os Caminhos Vão Dar a Nisa:
Etapa 1 (Amieira do Tejo – Nisa)

Realizou-se no passado sábado, 4 de março, a primeira de sete etapas do evento “Todos os Caminhos Vão Dar a Nisa”! Participaram mais de 50 caminheiros oriundos não apenas do concelho de Nisa, mas também de outros concelhos do país. O percurso teve início em Amieira do Tejo, na Praça do Castelo, passou pelas Capelas do Mártir Santo e do S. João da Charneca, pelo Monte da Urra, atravessou o ribeiro de S. António em direcção a Arez, onde decorreu uma pausa para retemperar forças!
A caminhada foi retomada pelo “Caminho Velho”, rumo a Nisa, mas não sem antes passar pela Tapada e pelas passadeiras do Caneiro (ribeira de Figueiró). O evento culminou com a realização de um almoço convívio num dos restaurantes de Nisa.

Fotos
   
TARIFAS A PRATICAR PELA VALNOR – TOMADA DE POSIÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO SISTEMA
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa participou numa reunião, em Ponte de Sor, que reuniu 25 autarcas dos Município dos distritos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém a fim de analisar as tarifas que a VALNOR pretende praticar relativamente à gestão de resíduos sólidos.
O valor das tarifas pela recolha de lixo apresentadas pela VALNOR, e validadas pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos), comporta um aumento de 84% relativamente ao ano anterior (2016), devendo ainda ser acrescido de um acerto, relativo àquele ano, que se cifra na ordem dos 96%.
Estes valores são considerados incomportáveis uma vez que estão em causa contextos sociais e orçamentais, para os quais não existe capacidade financeira que permita pagar tarifas daquela dimensão que se traduzirão para um enorme aumento de encargos para as famílias e para as empresas.
Trata-se de uma medida injusta que não cumpre o espírito de solidariedade social e o princípio de criação de escala na recolha do lixo.
Perante a gravidade do problema entendeu-se que é necessário encontrar uma solução que sirva a todos e considere o superior interesse dos cidadãos e empresas, assumindo desde logo a devolução à VALNOR da fatura que foi apresentada, relativa ao mês de janeiro, e remeter ao Senhor Primeiro Ministro, ao Senhor Ministro do Ambiente, ao Presidente da EGF e ao Presidente da ERSAR o texto da tomada de posição, em 13 de fevereiro, em Ponte de Sor, contra o aumento exorbitante das tarifas.
   
Jovem arquiteta Tânia Reis expõe no Centro Cultural de Alpalhão Jovem arquiteta Tânia Reis expõe no Centro Cultural de Alpalhão
Tânia Reis, nasceu em Portalegre, em 1989. Tirou o mestrado em Arquitectura na Universidade Lusíada de Lisboa, estando actualmente a realizar um estágio profissional num atelier de arquitectura em Portalegre.
Fotos
   
Sábados com Histórias - março
O Município de Nisa dinamizou, no dia 4 de março, mais uma iniciativa dos “Sábados com Histórias”, em Alpalhão (Centro Cultural) e em Nisa (Biblioteca Municipal), através da animação de leitura com a dramatização do conto tradicional “Histórias à Volta do Mundo: Índia: Aladino e a Lâmpada Mágica”.
Fotos
   
Auto de Consignação Consignação da obra de Iluminação da Muralha
da Porta da Vila

Executada a obra de reparação, manutenção e pintura da Torre do Relógio de Nisa adjudicada a uma empresa de Tolosa, a Presidente da Câmara consignou, no dia 22 do corrente mês de Fevereiro à empresa “Electro Cristinor, Lda.”, com sede em Alpalhão, a obra de iluminação da Muralha da Porta da Vila.
Continuamos a zelar pelo nosso património histórico afirmando a identidade do concelho e a apoiar as empresas locais.
Fotos
   
4 de março
Sábados com Histórias
15h - Centro Cultural de Alpalhão
17h - Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
4 de março | 8h30
Todos os Caminhos vão dar a Nisa
Caminhada - Amieira do Tejo - Nisa
ETAPA 1 - 20 km

Inscrições GRATUITAS
cartaz Cartaz
símbolo do Acrobat Ficha de Inscrição
símbolo do Acrobat Autorização de menores
play
Vídeo
   
Todos os caminhos vão dar a Nisa Caminhadas 2017
"Todos os caminhos vão dar a Nisa"

Incrições Gratuitas
cartaz Cartaz anual
   
FEVEREIRO  
   
Carnaval NISA SAI À RUA PARA FESTEJAR O CARNAVAL
A Câmara Municipal, organizou no dia 26 de Fevereiro, na Praça da República, a partir das 15h, o evento “Nisa Carnaval”, que contou com a animação musical do Grupo “Oásis Trio”.
O baile atraiu a comunidade nisense e também muitos foliões que quiseram marcar presença, fazendo jus à Quadra Festiva do Carnaval.

Fotos
   
ITM - Índice de Transparência Municipal TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL
NISA NO 2º LUGAR DO DISTRITO E 55º NO PAÍS

A Câmara Municipal de Nisa, subiu 41 posições relativamente ao ano anterior situando-se, atualmente, na 55ª posição a nível nacional, com um valor de ITM de 71,29, portanto muito acima da média nacional que se cifra nos 52.
No distrito de Portalegre o Município de Nisa, é o segundo melhor, sendo igualmente a segunda autarquia do distrito que mais subiu no ranking nacional.

Acrobat Nota de Imprensa
   
Exposição Poemas de Amor Até 28 de fevereiro
Exposição "Poemas de Amor"
Centro Cultural de Alpalhão
cartaz Cartaz
   
Exposição de Artes Decorativas Até 28 de fevereiro
Exposição de Artes Decorativas
de Carla Pereira

Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
Chá com Letras Chá com Letras
"Carnaval - Ninguém leva a mal"

Na passada 2ª feira, dia 20 de fevereiro, realizou-se na Biblioteca Municipal de Nisa, a iniciativa "Chá com Letras", sob o tema "Carnaval - Ninguém leva a mal", contando com uma plateia muito animada e participativa.
Fotos
   
Logótipo da CMNisa CARNAVAL
Tolerância de Ponto

Acrobat Despacho nº 3/2017
   
fevereiro 2017
Hora do Conto
"O Dragão"

Mediante marcação das Escolas
cartaz Cartaz
   
Carnaval em Nisa 26 de fevereiro | 15h
CARNAVAL em NISA
Animação com o Grupo Musical
"Oásis Trio"

Praça da República
cartaz Cartaz
   
Dias 11, 18 e 25 | 16h30
Sábados com Cinema
Centro Cultural de Alpalhão
cartaz Cartaz
   
Assinatura Auto Assinatura do Auto de Consignação para Pavimentação
de Ruas em Montalvão

O Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Nisa assinou hoje, dia 13 de fevereiro, o auto de consignação para pavimentação da Rua Contígua à Rua da Corredoura em Montalvão, à empresa de Tolosa “Crespo & Parreira, Construções, Lda.” sedeada no concelho de Nisa.
A requalificação do pavimento visa promover melhorias nas condições de mobilidade, acessibilidade e segurança da população da freguesia de Montalvão, uma vez que a calçada se encontra irregular, tornando-se de difícil circulação dos seus utilizadores.
   
Conhal do Arneiro TOMADA DE POSIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NISA SOBRE A CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ
No dia 1 de fevereiro 2017, o Executivo Municipal de Nisa deliberou, por unanimidade, associar-se aos esforços desenvolvidos pelo Governo Português e demais entidades envolvidas no sentido do encerramento da Central Nuclear de Almaraz, em 2020, e de impedir a construção de um aterro de resíduos nucleares, em Almaraz.
Acrobat Nota de Imprensa
   
Enquadramento paisagístico da entrada Norte de Alpalhão - EN 18
Aviso de prorrogação de prazo n.º 128/2017 - Diário da República n.º 23/2017, Série II de 2017-02-01
Acrobat Aviso
   
Chá com Letras 20 de fevereiro | 15h
Chá com letras
"Carnaval ninguém leva a mal"

Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
Visita da Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Justiça SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA JUSTIÇA EM NISA
NA REABERTURA DO TRIBUNAL

A Notável Vila de Nisa recebeu com alegria a visita da Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Dra. Helena Mesquita Machado, na reabertura do Tribunal de Competência Genérica de Nisa, no passado dia 7 de fevereiro.
Após a receção oficial da Senhora Presidente da Câmara, foram as entidades comtempladas com a interpretação musical de melodias tradicionais pelo Grupo Sénior de Nisa que precedeu a vista às instalações do Tribunal.
Na sessão solene a Presidente da Câmara Municipal agradeceu o empenho do Governo na reversão da situação do Tribunal de Nisa, no âmbito dos ajustamentos ao Mapa Judiciário, decorrente da Lei da Organização do Sistema Judiciário, realçando os benefícios que a população do concelho de Nisa recuperou com esta posição, disponibilizando-se para colaborar com todas as entidades para que o acesso à justiça por parte da população do concelho seja efetuado sem constrangimentos.
A Secretária de Estado enalteceu a postura da Presidente da Câmara na defesa dos interesses dos cidadãos do concelho de Nisa e afirmou que as regiões do interior jamais serão esquecidas para que subsistam equilíbrios, a todos os níveis, para toda a população do país.

Acrobat Nota de Imprensa
Fotos
   
Sábados com Histórias Sábados com Histórias
O Município de Nisa, através da Biblioteca Municipal, dinamizou, no dia 4 de Fevereiro, mais uma edição do evento “Sábados com Histórias”, em Alpalhão (Centro Cultural) e em Nisa (Biblioteca Municipal), através da animação de leitura com a encenação do conto tradicional chinês “Histórias à Volta do Mundo: O Chinês: TinPouan”.
Esta iniciativa visa promover e dinamizar a leitura pública e é dirigida a crianças dos 3 aos 10 anos de idade.

Fotos
   
Exposição de Artes Decorativas de Carla Pereira Nisa: Exposição de Artes Decorativas
de Carla Pereira

A Presidente da Câmara Municipal esteve presente na inauguração da Exposição de Artes Decorativas, da autoria de Carla Pereira, que decorreu no dia 4 de Fevereiro, às 16h30, na Biblioteca Municipal de Nisa.
A Exposição vai estar patente ao público até 28 de Fevereiro.

Fotos
   
Proteção Civil Municipal
testa Plataforma Elevatória

No dia 05 de fevereiro, decorreu uma instrução conjunta envolvendo o Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Nisa e os Bombeiros Voluntários de Nisa, tendo como objetivos testar a aplicabilidade da plataforma elevatória adquirida recentemente por esta edilidade, em cenário de socorro às populações, nomeadamente o corte ou remoção em altura de estruturas em risco de queda, o apoio a combate a incêndio urbanos e industriais e, a remoção de vitimas em altura e numa fase posterior treinar a adaptação mútua das equipas dos bombeiros e funcionários do município aos vários equipamentos destas duas entidades.
Considerando os resultados finais da referida instrução é plausível afirmar que a qualidade do socorro à população do concelho de Nisa melhorou substancialmente.
Fotos
   
Benjamins Nisa: Benjamins do Sport Nisa e Benfica Campeões da Série A
A Presidente da Câmara Municipal felicita a Direcção do Sport Nisa e Benfica pela brilhante vitória obtida na primeira fase (Série A) do Campeonato Distrital de Futebol, na categoria de Benjamins Sub11 e saúda todos os jovens campões, assim como os pais dos atletas, pelo forte empenho e motivação com que participaram nesta prova desportiva.
   
Leituras e Memórias Até 7 de fevereiro
Leituras e Memórias
Tema: "Árvore dos Sonhos - Qual o meu sonho?"
Biblioteca ao encontro das IPSS
cartaz Cartaz
   
Secretária de Estado e da Justiça visita Nisa
A Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Dra. Helena Mesquita Machado, estará, no próximo dia 7 de fevereiro, em visita ao Tribunal de Competência Genérica de Nisa, que no início de janeiro 2017 passou tribunal de instância local, no âmbito dos ajustamentos ao Mapa Judiciário, decorrente da Lei da Organização do Sistema Judiciário, depois de em 2014 ser convertido em secção de proximidade motivado pela reforma judiciária.
Do programa, que se inicia às 15h30, consta uma visita ao Tribunal de Nisa, seguido de uma sessão solene na Sala de Audiências e uma receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Recorde-se que a Presidente da Câmara Municipal de Nisa desde o início do processo desenvolveu todos os esforços encetando contatos com as entidades oficiais no sentido de manutenção das valências do Tribunal de Nisa de forma a evitar constrangimentos decorrentes do encerramento daquele serviço público e do acesso à justiça por parte da população do concelho.
Acrobat Nota de Imprensa
cartaz Convite à população
   
Sábados com Histórias 4 de fevereiro 2017
Sábados com Histórias
Histórias à volta do Mundo: O Chinês: TIN POUAN

15h - Centro Cultural de Alpalhão
17h - Biblioteca Municipal de Nisa

cartaz Cartaz
   
   
JANEIRO  
   
Presidente da E. R. T., Dr. Ceia da Silva no Concelho de Nisa
Presidente da Entidade Regional de Turismo, Dr. Ceia da Silva reune em Nisa com a Presidente e o Vice-Presidente da Câmara, inteirando-se sobre projectos de investimento privado na área do Turismo, bem como do ponto de situação de algumas infraestruturas de apoio ao desenvolvimento neste vetor económico promovidas pelo Município, tendo visitado a já requalificada ex-Escola Primária do Duque na Freguesia de Santana, que brevemente abrirá ao público como Centro Interpretativo do Conhal associado ao novo Trilho da Mina de Ouro do Conhal.
Fotos Fotos
   
Columbófila Nisa: Entrega de prémios das campanhas 2015 e 2016 da Sociedade Columbófila
Realizou-se no dia 28 de Janeiro, em Nisa, a cerimónia de entrega dos prémios das campanhas 2015 e 2016 da Sociedade Columbófila Nisense, onde foram ainda distinguidos alguns sócios pelos anos de dedicação à colectividade e à columbofilia. A Presidente da Câmara esteve presente, enaltecendo o empenho de todos os columbófilos na prática deste fantástico desporto.
Fotos Fotos
   
Livro Gentes da Gente Nisa: Apresentação do 2º volume do livro “Gentes da Gente”
O Vice-presidente da Câmara esteve presente na apresentação do 2º volume do livro “Gentes da Gente”, da autoria de César Azeitona, que se realizou no dia 28 de Janeiro, pelas 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Nisa, onde o autor encetou uma viagem pelo livro, que versa sobre alguns aspectos da etnografia nisense, desde as bordadeiras, à olaria, passando pela música e poesia populares.
Fotos Fotos
   
Assinatura do Protocolo Presidente da Câmara assina Protocolos para uma estratégia
de combate à violência doméstica e de género

A Presidente da Câmara esteve presente em Portalegre, no dia 24 de Janeiro, na assinatura de dois protocolos, no âmbito da implementação da Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género.
A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, sendo que estes protocolos abrangem o território dos quinze Municípios do Alto Alentejo.
Esta estratégia visa alcançar uma cobertura nacional progressiva dos serviços de apoio e protecção às vítimas de violência doméstica e de género, através de respostas locais que envolvam, de forma articulada, as autarquias, as forças de segurança, entidades médicas, bombeiros, escolas, entidades não-governamentais e entidades com competência em protecção social.
   
3 a 31 de janeiro 2017
Exposição Bibliográfica
"O Alentejo de Miguel Torga"
Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
janeiro 2017
Hora do Conto
"Natula"

História de Celso Sisto
Mediante Marcação Prévia
cartaz Cartaz
Fotos Fotos
   
Limpeza de Árvores no Bairro da Cevadeira Nisa: Limpeza de árvores no Bairro da Cevadeira
O Município de Nisa está a levar a cabo a limpeza das árvores do Bairro da Cevadeira, com vista a zelar quer pela sua preservação e conservação, quer também com o intuito de complementar o arranjo paisagístico e patrimonial que se encontra a decorrer nessa zona habitacional.
Fotos Fotos
   
HortiCasa relança investimento privado na ZAE de Nisa
Instalada na Zona de Atividades Económicas, a empresa HortiCasa abriu, no dia 15 de janeiro, as suas portas à população do concelho de Nisa, como uma grande superfície comercial de venda de produtos agrícolas, pecuária, casa e jardim.
A Presidente da Câmara Municipal, felicitou os empresários Jorge Silva e José Silva pelo espírito empreendedor e pela aposta económica no concelho de Nisa, relembrando que passados 10 anos sobre a última instalação de uma unidade económica na ZAE, um novo impulso na captação de novos investidores privados foi agora iniciado uma vez que foram desbloqueados mecanismos administrativos como o registo de lotes, a elaboração de um regulamento para a ZAE que agiliza a atribuição de lotes e a fixação do IRC em 0,01% e a execução de melhoramentos nos acessos e requalificação das entradas daquele espaço.
A inauguração do espaço comercial contou com a presença de empresários, entidades públicas e civis e a participação do Presidente da Câmara Municipal de Mação, de onde são oriundos os empresários.

Fotos Fotos
   
Tribunal de Nisa Nisa volta a ter Tribunal de Comarca de Competência Genérica
Com as alterações introduzidas na Lei da Organização do Sistema Judiciário, que visam assegurar a proximidade reciproca da justiça e dos cidadãos e com o objectivo de facilitar o acesso das populações ao essencial da oferta judiciária e combater a desertificação do interior, volta a reabrir o Tribunal de Nisa, como Juízo de Competência Genérica.
Acrobat Informações
Vídeo
   
Tolerância de Ponto - Época Natalícia ZIF (Zona de Intervenção Florestal)
RIBEIRA DE NISA

Consulta Pública
Acrobat Edital nº 3/2017
   
Sábados com Cinema 28 de janeiro | 16h30
Sábados com Cinema "Gru - O maldisposto"
Centro Cultural de Alpalhão
cartaz Cartaz
   
Apresentação do Livro "Gentes da Gente" 28 de janeiro | 15h
Apresentação do livro " Gentes da Gente - Volume 2"
"Histórias de Vida"

de César Azeitona
Biblioteca Municipal de Nisa
cartaz Cartaz
   
Alpalhão: Chá com Letras no Centro Cultural
Na passada 6ª feira, dia 13 de janeiro, realizou-se no Centro Cultural de Alpalhão, a iniciativa "Chá com Letras", sob o tema "Lendas, Crendices e Superstições", contando com uma plateia animada e muito participativa.
Fotos Fotos
   
Arez: Requalificação da Entrada Oeste Concluída Arez: Requalificação da Entrada Oeste Concluída
Estão concluídas as obras de requalificação da entrada oeste de Arez, intervenção que visou melhorar as acessibilidades ao edifício da escola, praça de touros, recinto das festas e habitações, assim como dotar a via de condições de segurança para os peões criando, por conseguinte, acessos pedonais mais cómodos. Esta requalificação contemplou ainda a execução da rede de esgotos pluviais.
Fotos Fotos
   
Montalvão: Conclusão da pintura exterior da Igreja Matriz Montalvão: Conclusão da pintura exterior da Igreja Matriz
Encontra-se concluída, desde 13 de Janeiro, a pintura da Igreja Matriz de Montalvão, classificada como Património de Interesse Municipal, trabalhos que contaram com o apoio em mão-de-obra especializada por parte do Município de Nisa, por se tratar de um dos ícones da arquitectura religiosa do concelho.
Fotos Fotos
   
Limpeza de Ciprestes Limpeza de ciprestes no Cemitério Municipal
O Município de Nisa levou a cabo, através da Equipa de Sapadores Florestais, a limpeza de ciprestes no Cemitério Municipal, com vista à remoção de ramos secos, no intuito de zelar, quer pela preservação e conservação desta espécie conífera, quer pela prevenção e segurança dos munícipes que se deslocam ao cemitério.
Fotos Fotos
   
Sábados com Histórias Sábados com Histórias
A iniciativa “Sábados com Histórias” aconteceu no dia 7, no Centro Cultural de Alpalhão e seguidamente na Biblioteca Municipal de Nisa, tendo como tema Histórias à volta do Mundo, sendo África o continente escolhido para o mês de Janeiro, precisamente a história: O Sapo e a Cobra. Esta iniciativa é dirigida a todas as crianças dos 3 aos 10 anos que participam activamente neste momento cultural e criativo.
Fotos Fotos
   
Pintura da Torre do Relógio Reparação, manutenção e pintura da Torre do Relógio de Nisa
Iniciaram-se no dia 5 de janeiro as obras respeitantes à empreitada de “Reparação, manutenção e pintura da Torre do Relógio de Nisa” a cargo da empresa “Crespo & Parreira” sedeada no concelho de Nisa.
Com esta iniciativa a Câmara Municipal está a zelar pelo seu património local, considerado um dos ex-libris da vila de Nisa e também apoia os empresários concelhios com a consignação deste serviço.
Fotos Fotos
   
Tolosa: Iniciaram as obras 
de requalificação do Mercado Tolosa: Iniciaram as obras
de requalificação do Mercado

Iniciaram, no dia 9 de Janeiro, as obras de requalificação do Mercado de Tolosa, empreitada que visa transformar esta infra-estrutura, degrada há vários anos, num espaço multifuncional que contemplará a possibilidade da realização de diversas actividades económicas, culturais e de lazer, para além da reactivação deste tradicional espaço de trocas comerciais, correspondendo desta forma às legítimas aspirações dos tolosanos.
Fotos Fotos
   
Janeiras - Coro Sénior Nisa: Coro Sénior canta as Janeiras
nos Paços do Concelho

A Presidente da Câmara recebeu, nos Paços do Concelho, o Coro Sénior de Nisa, que cantou as Janeiras, proporcionando momentos de harmonia e de boa disposição.
Fotos Fotos
Vídeo
   
Misericórdia de Nisa e de Montalvão cantaram as Janeiras Misericórdia de Nisa e de Montalvão cantaram as Janeiras
No dia de Reis, 6 de Janeiro, O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Eng.º Sena Cardoso, recebeu os utentes da Stª Casa da Misericórdia de Nisa e de Montalvão, que cantaram as janeiras e proporcionaram um momento de harmonia e partilha no edifício do Município.
Fotos Fotos
   
Chá com Letras 13 de janeiro | 6ªfeira | 15h
Chá com Letras
"Lendas, Crendices e Superstições"

Centro Cultural de Alpalhão - Prof. José Mª Moura
símbolo do Acrobat Cartaz
   
“AZINHAGA DO STº MENINO”
Uma obra esperada há mais de 10 anos…

A beneficiação da Azinhaga do Santo Menino, que faz a ligação entre a estrada da Circunvalação e a Fonte Aluada, foi recentemente pavimentada com colocação de uma camada betuminosa, drenagem e sinalização da via, considerando-se a intervenção necessária e esperada há mais de 10 anos, melhorando as condições de acessibilidade e as necessidades dos seus utilizadores.
Fotos Fotos
   
Mercado de Tolosa vai ser requalificado
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Dra. Idalina Trindade adjudicou no dia 28 de Dezembro, à Empresa “Damião & Belo, Lda.”, a obra de requalificação do Mercado
de Tolosa, após Concurso Público, pelo valor de
144.709,55€ a ser executada em 150 dias.
Acrobat Nota de Imprensa
Fotos Fotos
   
Feira de Janeiro 2017 8 de janeiro | domingo
Feira de Janeiro
Transporte Gratuito
entre as Freguesias e Nisa

Largo da Devesa
cartaz Horários e Locais
   
7 de janeiro 2017
Sábados com Histórias
Histórias à volta do Mundo:
África: O Sapo e a cobra

15h - Centro Cultural de Alpalhão
17h - Biblioteca Municipal de Nisa

cartaz Cartaz
   
<<< 2016  
   
<<< 2015  
   
<<< 2014  
   
<<< 2013    
© Câmara Municipal de Nisa. Todos os direitos reservadosspacer
  Câmara Municipal de Nisa
Praça do Município - 6050-358 Nisa | Telefone: 245 410 000 | Fax: 245 412 799
Contribuinte: 506 612 287 | e-mail: geral@cm-nisa.pt