Logótipo da Câmara Municipal de Nisa
 
Turismo > Artes Tradicionais
Olaria e Bordados

 

Artesanato
tracejado de separação

A fama do concelho de Nisa deve-se sobretudo à diversidade e riqueza das suas artes e ofícios tradicionais.
Nisa é, de facto, um dos centros de excelência não só do artesanato alentejano, como de todo o país.
Quer na vila, quer nos aglomerados dos arredores têm germinado e persistido artes antigas que são o expoente de uma vida e da cultura de um povo.
O artesanato é diversificado e essencialmente decorativo. A Olaria Pedrada é uma tradição ancestral que ocupa apenas três oleiros.
Caracteriza-se essencialmente por peças de barro vermelho incrustadas de pequenas pedrinhas brancas. Os Alinhavados, as Rendas de Bilros, as frioleiras, os trabalhadores de aplicação em Feltro são testemunhos do passado que no presente se encontram a ser executadas por algumas mulheres que ainda se dedicam a esta arte porque já poucas são as que querem aprender.

 

Queijos e Enchidos :
tracejado de separação

Além de riqueza da olaria e dos bordados e Rendas, Nisa conta ainda com dois tipos de produtos tradicionais de elevada qualidade, produzidos segundo métodos artesanais: os queijos e os enchidos.
A existência de dois produtos protegidos - O Queijo de Nisa e o Queijo mestiço de Tolosa – veio reconhecer a excelência de produção da nossa Região e a necessidade, de cada vez mais, apostarmos na qualidade e divulgação do que é característico e que importa preservar.
Os enchidos também eles conhecidos são produzidos com (IGP) Indicação Geográfica Protegida.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
© Câmara Municipal de Nisa. Todos os direitos reservados
 
    Câmara Municipal de Nisa
Praça do Município - 6050-358 Nisa | Telefone: 245 410 000 | Fax: 245 412 799
Contribuinte: 506 612 287 | e-mail: geral@cm-nisa.pt