1874 – Faleceu o Dr. José Dinis da Graça Mota e Moura, que no seu testamento deixa um legado de 2000 réis destinado à construção de um edifício escolar.
1894 – “…e o imponente edifício escolar, naquela época o melhor de todo o distrito, foi inaugurado solenemente a 8 de Janeiro de 1894, entre os clamores ovacionais de todos os nisenses, a alegria das crianças, a honrosa presença das figuras da terra, os acordes jubilosos da filarmónica local e o estrelejar dos foguetes…”
In “Monografia da Notável Vila de Nisa”de José Francisco Figueiredo
1981 – Em Abril é inaugurada a Biblioteca Municipal, no 1º andar do edifício do Clube Nisense, na Travessa Marechal Gomes da Costa.
1982 – È oficialmente aberta ao público a Biblioteca Municipal, utilizando as instalações anteriormente mencionadas.
1987 – A Câmara Municipal de Nisa entrega, na Secretaria de Estado da Cultura, o projecto de transformação do edifício da Escola do Rossio em Biblioteca Municipal.
1990 – Na sequência de concurso público é adjudicada a empreitada de transformação do edifício, dando-se início às obras em Julho do mesmo ano.
1992 – São concluídas as obras e dá-se início ao processo de fornecimento de mobiliário e equipamento para a Biblioteca Municipal.
1993 – É inaugurada (10 de Abril) a Biblioteca Municipal, com a presença, em representação do Governo Português, a Dra. Teresa Calçada, presidente do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. 2002 – Por deliberação (11/2002) da Câmara Municipal é atribuído à Biblioteca a denominação de Biblioteca Municipal Dr. Motta e Moura.
|