12 AGOSTO - SÁBADO

12 AGOSTO - SÁBADO

TIAGO BETTENCOURT & BANDA DA SOCIEDADE MUSICAL NISENSE

O ano de 2023 será de celebração para Tiago Bettencourt – são 20 anos de carreira que tiveram início com “Esquissos”, o primeiro álbum dos Toranja, editado em março de 2003.
Por entre edições especiais, marcos e datas comemorativas, concertos únicos e irrepetíveis, é inegável que 2023 será marcado pelos concertos, pelo país, do Artista com Orquestras e Bandas Filarmónicas. Não será uma, mas as várias que compõem o rico tecido cultural que são estas associações de músicos que, tal como Tiago Bettencourt, nutrem um verdadeiro amor à música.
«A ideia talvez tenha ganho mais forma depois de um bonito concerto onde participei em 2022 com a Banda Filarmónica de Paços de Ferreira. Foi surpreendentemente o primeiro concerto que dei com uma Banda Filarmónica, feita de músicos tanto amadores como profissionais, e onde dei de caras com o papel social e educativo que esta tradição tem. Não só nos meios urbanos, mas também, e talvez principalmente, nos meios rurais, as Bandas Filarmónicas são um tesouro cultural do nosso país e uma ponte preciosa para jovens e adultos iniciarem ou manterem o contacto com a música e toda a riqueza que ela transporta. (…) Quero conhecer estes músicos de todas as idades, amadores e profissionais, estas nossas bandas espalhadas por todo o país, perceber as suas histórias e construir um concerto único de cada vez.» (Tiago Bettecourt)
A Sociedade Musical Nisense outrora denominada Banda de Música de Nisa teve a sua fundação em 1844.
Nos anos 60 fruto da forte emigração, dá-se a sua desintegração, ao qual se seguiu um período de inactividade até 1981.
A Consolidação da S.M.N tem vindo a verificar-se ao longo destes últimos 30 anos, com o surgimento de diversos grupos dentro da coletividade dos quais realçamos: Orquestra Ligeira, grupo de dança, “Cante do Corrupio”, Filarmonisa” e Banda Filarmónica, para alem da Escola de Musica envolvendo á data cerca de 65 pessoas.
A sua atividade tem como aspetos mais visíveis os inúmeros convites para atuar em todo o país, assim como em Espanha, França e Alemanha.

VITOR KLEY

Vitor Kley lançou o primeiro álbum em 2009, e desde aí a sua música tem evoluindo e chegado cada vez mais longe. Ganhou grande notoriedade após o lançamento da canção "O Sol", onde recebeu disco de diamante duplo no Brasil e disco de platina em Portugal, tornou-se uma das canções mais ouvidas do país.
“Adrenalizou”, o seu terceiro álbum de estúdio, foi lançado em 2018 e tornou-se disco de platina no Brasil, pelas 80 mil cópias vendidas.
Em 2019, lançou o álbum “Microfonado” e em 2020, lança seu segundo EP, “Ao Vivo em Portugal” com participação do cantor e compositor Gabriel Demoliner.
A nova fase de Vitor Kley é marcada pelo álbum “A Bolha” em 2020, ano em que o cantor foi nomeado para um Grammy Latino, na categoria “Melhor Canção em Língua Portuguesa”, com a música “A Tal Canção pra Lua”, interpretada com Samuel Rosa.

PROFJAM

ProfJam, um dos nomes maiores e mais galardoados do hip hop e da música nacional atual, tem vindo a desenhar um percurso artístico personalizado, afirmando uma postura e uma sonoridade absolutamente singulares.
Com uma escrita intrincada, flows complexos e produções que traduzem o presente e o futuro, ProfJam cultivou um estilo próprio com o qual se foi evidenciado, tanto nos seus sucessivos lançamentos, como nos palcos que foi pisando de norte a sul do país.
ProfJam começou a escrever as suas rimas em 2008. A sua primeira exposição ao público do Hip Hop ocorreu quando participou na competição portuguesa "Liga Knockout", onde rappers tinham que criar as suas rimas para poderem derrotar os seus adversários numa batalha 1vs1.
Em 2016, criou a sua própria editora, Think Music Records. A editora cresceu durante os anos e tornou-se numa das editoras mais populares em Portugal.
Depois de lançar o seu álbum “#FFFFFF” em 2019, quase todas as músicas do álbum chegaram ao top 100 da Associação Fonográfica Portuguesa. A música "Tou bem" junto com Lhast, chegou ao nº 1 nas tabelas portuguesas, em março do mesmo ano, e nos principais serviços de streaming das redes sociais, como Youtube ou Spotify.
Os discos, "Água de Côco" e "Tou bem" receberam foram disco de platina com mais de 20 mil vendas registadas pela AFP.

REGARD

Foi por acaso que Regard encontrou seu nome artístico. O palavra, “regardé”, veio ao DJ durante a aula de francês na escola. "To see" tornou-se o núcleo por trás da música de Regard.
O DJ e produtor Kosovo Regard atraiu atenção global com o single de estreia “Ride It” que se tornou um sucesso internacional, levando a internet e o TikTok de assalto e rapidamente seguiu com seu segundo single de sucesso “Secrets” apresentando o cantor do sul de Londres - Raye.
No Reino Unido, “Ride It” vendeu mais de 1 milhão de discos até hoje (2x Platinum), enquanto “Secrets” conquistou recentemente a platina.
Mais recente, o single “You” alcançou 245 milhões de streams, o som nº1 do TikTok no Reino Unido e é o nº1 mais antigo no Hot Dance/ Gráfico de músicas eletrónicas.
Regard teve três sucessos nº 1 no Dance Airplay dos EUA, acumulou 3,2 BILHÕES de streams combinados e 11 milhões vendas mundiais.
Foi nomeado para os American Music Awards 2021 - Dança / Artista Eletrônico Favorito, nos Brit Awards 2021 – Melhor Canção Britânica (Secrets), nos Los40 Music Awards 2020 - Melhor Artista de Dança / Produtor, e nos NRJ Music Awards 2020 - DJ do ano

11 AGOSTO

Emanuel, The Waterboys,
Insert Coin e Mundo Segundo
& Sam The Kid

12 AGOSTO

Tiago Bettencourt com a Banda
S. M. Nisense, Vitor Kley,
ProfJam e Regard

13 AGOSTO

Resistência,
Clean Bandit
e Shouse

14 AGOSTO

Táxi, Dillaz
e We Are
The 90's Kids