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Câmara Municipal de Nisa
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nisa social

 

NISA SOCIAL
Na sequência da publicação do “Regulamento Nisa Social”, que visa definir as condições de acesso aos apoios sociais a conceder pelo Município de Nisa, a pessoas com mais de 65 anos, portadores de deficiência, indivíduos isolados ou inseridos em agregados familiares em situação socioeconómica precária, encontra-se em funcionamento:

  • Emissões do “Cartão do Idoso” (a solicitar no atendimento da Câmara Municipal de Nisa);
  • “Oficina Móvel Social” com o número gratuito 800 245 245, para pequenas reparações e ajudas domésticas (carpintaria, eletricidade, serralharia, águas, saneamento e construção civil).
  • “Teleassistência” que dá resposta às situações de emergência, bem como apoio na solidão, proporcionando segurança e tranquilidade ao próprio e seus familiares, preservando a sua autonomia, auto-estima e usando a melhoria da qualidade de vida.

 

pdf Folheto Informativo

pdf Regulamento Municipal Nisa Social
Regulamento nº 333/2017 - Diário da República, 2.ª série — N.º 118 — 21 de junho de 2017

 

REQUERIMENTOS:

pdf Cartão do Idoso

Documentos para pedido de adesão ao Cartão do Idoso:

  • Fotografia
  • Declaração de rendimentos anual/mensal, ex:- (pensões, IRS)
  • Declaração de bens patrimoniais do agregado familiar passado pelas finanças
  • Recibos de renda, eletricidade, água e telefone
  • Atestado de residência passado pela Junta de Freguesia na qual devem constar o nº de eleitor, data de emissão, local de residência e composição do agregado familiar.

pdf Oficina Móvel Social

Documentos para Registo de Pedido – OFICINA MÓVEL SOCIAL (Se não tiver Cartão de Idoso)

  • Cópia de declaração de rendimentos anual/mensal, ex:- (pensões, IRS).
  • Cópia de recibo de renda, água, electricidade e gás.
  • Documento comprovativo da incapacidade.
  • Identificação de todos os membros do agregado familiar.

pdf Teleassistência

Documentos para pedido de adesão à Teleassistência:

  • Fotografia
  • Declaração de rendimentos anual/mensal, ex:- (pensões, IRS)
  • Declaração de bens patrimoniais do agregado familiar passado pelas finanças
  • Recibos de renda, eletricidade, água e telefone
  • Atestado de residência passado pela Junta de Freguesia na qual devem constar o nº de eleitor, data de emissão, local de residência e composição do agregado familiar.

pdf Fundo Municipal de Apoio Social

Documentos a entregar para processo FMAS:

  • Fotocópia dos documentos de identificação dos membros do agregado familiar
  • Fotocópia dos recibos de água e luz
  • Fotocópia dos documentos comprovativos de rendimentos mensais (declaração do IRS, recibos de vencimento, recibos de pensões, subsidio de desemprego entre outros).
  • Fotocópia dos documentos comprovativos das despesas mensais (renda de casa, prestação mensal referente a mensalidade de empréstimo bancário para aquisição ou construção de casa)
  • Despesas mensais com água, luz, gás e telefone
  • Atestado de residência passado pela Junta de Freguesia do qual devem contar o número de eleitor, data de emissão e composição do agregado familiar.
  • Dois orçamentos referentes a despesas com saúde (tratamento dentário, óculos)
  • Comprovativo de habitação própria para apoio a reparação de habitação.
  • Outros documentos
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