O projeto radar Social é um trabalho de parceria e de cooperação, referenciação e de reconhecimento dos problemas existentes no concelho, tais como, a pobreza e exclusão social, em pareceria com as redes locais.
Será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios com o objetivo de ativar as respostas e otimizar os recursos colimando numa maior eficácia a ação das entidades locais, de uma forma integrada e numa perspetiva de desenvolvimento local.
O que é?
O Radar Social identifica pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, em articulação com as entidades da Rede Social do concelho.
Pretende ainda georreferenciar recursos, respostas e soluções, a nível local, promovendo a participação e a sustentabilidade das comunidades.
A equipa é constituída por técnicos da área de Ação Social e de Animação Sociocultural.
A quem se destina?
Os destinatários do Radar Social são todas as pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social,
incluindo aqueles em risco de pobreza, exclusão social ou discriminação.
Quais os objetivos?
1. Referenciação em contexto de vida, da pessoa ou da família em situação de vulnerabilidade social;
2. Realização da avaliação social preliminar e prospetiva da situação sociofamiliar, registando o seu resultado no sistema integrado de georreferenciação;
3. Informação/orientação da pessoa ou família, assegurando o seu encaminhamento para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social ou dos parceiros da Rede Social;
4. Ativação direta da rede de recursos locais da Rede Social local sempre que da referenciação resultar a necessidade de uma intervenção social emergencial.
Quem pode sinalizar?
. O Próprio
. Câmara Municipal de Nisa
. Centros de Saúde
. Entidades Policiais
. Juntas de Freguesia
. Vizinhos e/ou familiares
. Instituições
Onde estamos?
Casa Etnográfica
Rua Dr. Francisco Miguéns nº 27
Telef. 245 410 000
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Documentos: