meganisa

O projecto Meganisa surge da vontade do Município de Nisa em avançar com o estudo e valorização de parte do património megalítico do concelho.

Para atingir este objectivo, o município envolveu a Universidade de Évora como parceira do projecto, ficando esta com a responsabilidade científica do mesmo.

Para isso foi celebrado um Acordo de Colaboração em 2015 entre as duas entidades, onde ficaram definidos quais os trabalhos a desenvolver pela Universidade de Évora e os timings dos mesmos e o município responsabilizou-se pelo pagamento de todos os custos associados aos trabalhos a desenvolver.

O objectivo final do projecto visa criar condições de acesso, sinalética e divulgação de 4 monumentos megalíticos.

O primeiro monumento a ser intervencionado pela equipa da Universidade de Évora sob a orientação científica do Professor Doutor Jorge de Oliveira, foi o Menir do Patalou em 2015, que visou o seu estudo de valorização estrutural.

Milhares de anos depois o Menir foi reerguido, sendo este um dos monumentos mais volumosos e explicitamente fálico da Península Ibérica. Tem cerca de 4 metros de altura e pesa perto de 7 toneladas.

O segundo monumento foi a Anta I dos Saragonheiros em 2017, um belíssimo exemplar da arte funerária que testemunha a passagem destas comunidades pré-históricas no nosso território, associada a uma necrópole megalítica, formada por outros três dólmens. Os trabalhos visaram remontar as peças líticas que se encontravam fora do sítio original, nomeadamente o chapéu que foi colocado sobre os três esteios.

Está planeada a limpeza na Anta II dos Saragonheiros e prospecções nas áreas envolventes.

Para as Antas I de S. Gens (monumento nacional) e a Anta de Nossa. Sra. da Redonda, está previsto a melhoria do acesso, limpeza, sinalética e implementação de mesas de interpretação.

A grande aposta do Município de Nisa foi sem dúvida na melhoria dos acessos, ou mesmo na implementação de um novos acessos, caso da Anta I dos Sarangonheiros, que se revelaram num grande investimento.

Com o projeto Meganisa foi criado um novo produto turístico de caracter cultural que vem complementar a oferta turística do concelho de Nisa.

MEGANISA - Megalitismo de Nisa
Um concelho com Tesouros a descobrir

Percurso de visita
internet Percurso