No passado sábado, dia 21 de Outubro, a Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Drª Idalina Trindade, descolou-se ao Pé da Serra, em visita de cortesia ao recém-nascido Francisco Almeida e seus pais David Almeida e Ana Rita Correia, dando assim as boas vindas ao novo habitante do nosso concelho, com a entrega simbólica de um divertido conjunto de material lúdico, ao qual se irá acrescer um incentivo pecuniário, inserido já no novo regulamento de incentivo à natalidade que será apresentado na 1ª reunião da Câmara Municipal de Nisa e posteriormente a aprovado na 1ª reunião da Assembleia Municipal.

A importância desta data, que veio quebrar um longo período de mais de 30 longos anos sem registo de nascimentos no Pé da Serra, a par de outras localidades do nosso concelho onde se registam baixíssimos níveis de fecundidade, uma maternidade tardia, uma forte emigração de indivíduos em idade fértil e a um envelhecimento acentuado da população, apresentando-se como casos sérios de não renovação geracional.

E agora, mais do que nunca, é importante desenvolver uma estratégia de longo prazo de promoção da natalidade, através de um conjunto de políticas públicas que permitam diminuir os obstáculos e os custos da parentalidade e melhorar as condições de conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional.

Por isso a primeira medida a ser tomada pelo novo executivo (2017/2021), está centrado nas pessoas, com o lançamento do Regulamento de Incentivo à Natalidade, a que se juntam outras medidas, existentes, de apoio social – oferta de livros escolares até ao 2º ciclo, transporte e alimentação conforme os rendimentos dos agregados familiares, academia de férias gratuitas, redução em 50% nas taxas de licenciamento de obras para jovens casais, em que nenhum dos proprietários tenha mais de 35 anos desde que façam prova de que o prédio se destina a habitação própria permanente, entre outras, que visam combater este flagelo do interior, porque só com gente mais nova podemos construir um concelho com futuro.

Fotos - https://www.facebook.com/pg/municipionisa/photos/?tab=album&album_id=1474738702573865