A Câmara Municipal organizou, no passado sábado 7 de Abril, o terceiro de nove percursos, subordinados ao tema “Caminhos de Nisa ao Encontro do Património”, como forma de promoção e de divulgação do vasto património natural e cultural do concelho.

Ao ser designada por “Rota do Megalítico”, falamos de uma caminhada que ocorreu por uma linha de território, ao longo de 17 km, que reúne um considerável acervo arqueológico. Sendo certo não ter sido possível visitar todos os vestígios arqueológicos desta linha, tentámos, ainda assim, visitar os que se situavam no traçado que foi definido para este percurso. De entre os diversos pontos de interesse deste percurso, destacamos naturalmente, a Necrópole Megalítica dos Saragonheiros e o Menhir do Patalou. Este evento foi enquadrado por técnicos do Município de Nisa, quer no acompanhamento e condução dos caminheiros ao longo do percurso, quer também na explicação e informação sobre os principais pontos de interesse arqueológico desta rota.

De sublinhar ainda uma afluência record de participação, com 150 caminheiros de vários pontos do país, com destaque para os dois maiores grupos presentes, o Grupo Desportivo do Porto de Sines com 30 caminheiros e o Grupo Andariegos de Casalinho (Cedillo – Espanha) com 21 caminheiros.

A jornada culminou com um almoço convívio na sede do Sport Nisa e Benfica, servido por um dos restaurantes locais.