No passado dia 3 de Outubro foi divulgada a 14ª edição do “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses - 2017” - da autoria dos professores João Carvalho, Maria José Fernandes e Pedro Camões, em parceria com a Ordem dos contabilistas Certificados, Tribunal de Contas e da Universidade do Minho.

O documento analisa a gestão financeira dos 308 municípios portugueses.

No que concerne à Câmara Municipal de Nisa, vem confirmar a forma sustentável da boa gestão autárquica dos recursos municipais alicerçados na Responsabilidade, no Rigor e na Transparência, que caracterizam os últimos 5 anos de mandato, a saber:
- Ranking Global dos Municípios de Pequena Dimensão: subiu 63 posições desde 2014 (89º) apresentando-se na 26º posição a nível nacional.
- Índice da divida: 38,7% face aos 113,26% de 2012 (a dívida da câmara é hoje de 3 milhões e 200 mil euros, muito abaixo dos 9 milhões de 2013, tendo já sido pagos cerca de 6 milhões de divida).
- A Câmara Municipal de Nisa paga a tempo e horas, com prazo médio de pagamento a fornecedores a 6 dias.
- Execução Orçamental, está posicionado no 29º lugar a nível nacional, sendo uma das poucas autarquias com diferença positiva entre o grau de execução da receita liquida e o grau de execução da despesa comprometida.
- Eficiência Financeira, está neste momento, entre as 100 autarquias com melhores indicadores financeiros.

fac Nota