015

O Senhor Vereador da Câmara Municipal de Nisa, Dr. José Leandro Semedo, assinou no dia 17 de janeiro, no edifício dos Paços do Concelho, o auto de consignação para “Valorização e Recuperação da Escola E.B. 1 de Montalvão – Montalvão Vintage”.

Os trabalhos a desenvolver assentam na salvaguarda memorial e histórica da ex-escola primária de Montalvão, a criação de um espaço museológico, relembrando os tempos do ensino dos nossos avós e da atividade agrícola, criando-se assim um local de preservação e de exposição do valioso acervo das artes e ofícios ancestrais.

No espaço exterior que envolve o edifício, será recriada a vivência e ruralidade que caracterizavam as gentes de Montalvão, realizando-se assim uma alegoria às alfaias e instrumentos agrícolas – enxada “maior do mundo”, tarro, arado e bota de trabalho no campo. Será também instalada uma peça metálica orgânica microperfurada relembrando a tradicional “manta” com bordados caraterísticos de Montalvão.

O piso 0 comportará a recriação da sala de aula, com carteiras, quadros geográficos, a ardósia, fotografias da época, relembrando os tempos de ensino dos nossos avós.

No piso 1 será alocada a exposição das artes e ofícios ancestrais, espaço adornado com bordados e cobertores de Montalvão, peças esculpidas em madeira, cortiça e ferro, bem como pela mostra de pequenos utensílios utilizados na agricultura.