O Município de Nisa promoveu esta sexta-feira, 3 de fevereiro, junto ao Rio Sever, na Freguesia de Montalvão, uma reunião técnica sobre o projeto da Ponte Internacional sobre o Rio Sever.
Além dos representantes da Câmara Municipal de Nisa, participaram no encontro representantes da CCDR Alentejo, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e ainda a consultora de engenharia RIPORTICO.
A reunião decorreu junto à Barragem de Cedillo, a escassos metros do local de implementação da nova travessia do Rio Sever cujo financiamento de 9 milhões de euros está contemplado no Plano de Recuperação e Resiliência.
A proximidade do local possibilitou uma visita técnica ao terreno, contribuindo para o desenvolvimento dos trabalhos que incidiram sobre o projeto de execução e o estudo de impacto ambiental que se prevê concluído até ao final deste mês, garantindo um satisfatório cumprimento dos prazos estabelecidos na ficha de financiamento, o que, a existir uma resposta pronta por parte dos mercados, possibilitará uma conclusão do projeto antes do prazo previsto.
Recorde-se a Ponte Internacional sobre o Rio Sever será uma realidade graças à insistência e luta do Município de Nisa nos últimos anos e permitirá a livre circulação entre Portugal e Espanha que contribuirá para o reforço das relações comerciais, culturais e familiares condicionadas há décadas pela Barragem de Cedillo cuja passagem sobre o coroamento só pode ser efetuada em horários e dias específicos.
Para o efeito, os Governos de Portugal Espanha assinaram na Cimeira Ibérica 2022 um acordo para a construção desta empreitada que inclui ainda cerca de 12 quilómetros de vias rodoviárias que permitirão reduzir cerca de 85 quilómetros no percurso que atualmente é necessário fazer para ligar Montalvão a Cedillo.